Saiba tudo sobre os tipos de rodapé e escolha o ideal
Você vai se surpreender com a quantidade de tipos de rodapé que existem e como eles podem dar o acabamento perfeito para o seu lar. Eles protegem sua parede contra danos e aumentam a durabilidade de pinturas e revestimentos.
Os rodapés previnem arranhões, batidas, manchas e outros impactos que a sua parede pode sofrer com a rotina doméstica.
Eles garantem uma estética harmônica para o seu ambiente, criando uma transição suave entre a parede e o piso, e combinam com a sua decoração.
Eles podem também ocultar imperfeições e passagem de fiação, além de facilitarem a limpeza da sua casa, evitando o acúmulo de poeira e outros detritos.
Tipos de rodapé
Conheça agora os tipos de rodapé e todas as suas especificações e escolha o que melhor combina com a sua casa.
Rodapé autocolante
O rodapé autocolante é um tipo de acabamento para quem quer facilidade na hora da instalação, já que dispensa pregos, parafusos ou adesivos adicionais e não precisa ser colocado por um profissional.
Ele é geralmente feito em PVC, vinil ou outros materiais sintéticos duráveis e é muito fácil de limpar, além de imitar materiais como madeira com perfeição. Ele é super aderente, o que garante que não vai se descolar com facilidade e garante que, quando retirado, não danificará a sua parede.
Rodapé de sobrepor
O rodapé de sobrepor agrega mais textura à sua decoração, já que ele é um tipo de acabamento instalado em cima do piso e não rente à parede, criando um efeito visual diferenciado.
Ele é muito fácil de instalar e pode ser colocado sobre um rodapé existente e, devido a sua característica, oferece uma camada de proteção extra para a sua parede.
Rodapé poliestireno
O rodapé de poliestireno é um modelo de acabamento feito em termoplástico consistente e leve. Ele tem baixo custo e estética versátil, já que consegue imitar diversos materiais.
Ele é leve e flexível, o que torna sua instalação super fácil e necessita de baixa manutenção, já que é resistente a impactos e umidade, e não mofa, é anti cupins e não apodrece.
Rodapé de EVA
O rodapé de EVA é macio e flexível, sendo muito resistente a impactos e muito fácil de instalar, já que não necessita de um profissional para isso.
Ele agrega isolamento acústico para o cômodo e permite uma variedade de cores e estilos que com certeza vai combinar com a sua decoração.
Rodapé de madeira
O rodapé de madeira é um clássico, já que é um dos acabamentos mais utilizados. Ele pode ser feito em diversos tipos de madeira diferentes, das naturais às compensadas, e agrega muita beleza para o seu cômodo.
Ele é conhecido pela sua durabilidade e resistência, podendo ser personalizado conforme a sua decoração.
Rodapé de cerâmica
O rodapé de cerâmica é feito do mesmo material utilizado em azulejos e revestimentos cerâmicos. Ele oferece muita coerência estética, além de garantir durabilidade e resistência aos impactos.
Uma característica fundamental desse material é que ele é anti-incêndio, já que é resistente ao fogo, evitando a sua propagação. Ele é muito fácil de limpar e seu custo-benefício é considerável em relação a outros materiais.
Rodapé de porcelanato
O rodapé de porcelanato é uma alternativa para quem quer um produto de ótimo custo-benefício que pode imitar diversos outros materiais. Ele traz muita coesão estética para a sua casa e é de fácil manutenção.
Ele também é resistente ao fogo, aos impactos e ao desgaste diário, sendo uma opção ideal para dar acabamento a áreas externas.
Rodateto
O rodateto tem a mesma função que o rodapé, porém em outro local do cômodo, já que ele dá o acabamento para a divisão entre o teto e a parede.
Ele tem diferentes formas e pode ser feito em diversos materiais, podendo também ocultar possíveis irregularidades nas bordas do teto, esconder fiações ou tubulações, ou simplesmente adicionar um detalhe decorativo ao espaço.
Rodameio
O rodameio pode ser utilizado tanto para dar acabamento a revestimentos diferentes, feitos na mesma parede, quanto para criar molduras e desenhos nas paredes.
Ele também pode ser feito em diversos materiais e formatos, ocultando possíveis irregularidades e escondendo fiações ou tubulações.
Como escolher rodapé
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de rodapé, chegou a hora de escolher o seu.
Para isso, existem alguns critérios que devem ser seguidos para a escolha do rodapé ideal, confira abaixo.
Tipo de instalação do rodapé
Para escolher o rodapé ideal, é preciso considerar o tipo de instalação que melhor se adequa ao seu projeto e as características do ambiente.
O rodapé autocolante é uma opção prática, barata e fácil de instalar, já que tem uma camada adesiva na parte de trás, dispensando pregos, parafusos ou adesivos adicionais.
Já o rodapé de sobrepor é instalado por cima do piso e pode ser uma boa opção para quem quer cobrir imperfeições, fiações e tubulações.
O rodapé invertido cria um efeito estético diferenciado, conferindo um toque de elegância e sofisticação ao ambiente, já que ele é esculpido na parede de forma que fique recuado em relação a ela.
Por fim, o rodapé embutido é instalado na parede, fazendo com que ele esteja alinhado a ela, resultando em um acabamento discreto.
Material do rodapé
Ao escolher o material do rodapé e dos acessórios para rodapés, é importante considerar diversos critérios, como estilo decorativo desejado, durabilidade, facilidade de manutenção e limpeza, custo-benefício e tipo de cômodo em que será instalado.
O rodapé de plástico, ou rodapé de poliestireno, é para quem quer uma opção barata e fácil de instalar, sendo que ele deve ser considerado para ambientes internos.
Já o rodapé de EVA é para quem procura uma opção resistente aos impactos, de instalação rápida e muito mais barata. Para quem tem crianças ele pode servir como um ótimo amortecedor.
O rodapé de madeira é para quem quer apostar em um estilo clássico e elegante, já que ele proporciona um visual natural e sofisticado ao ambiente.
Já o rodapé cerâmico é durável, resistente a riscos e fácil de limpar, sendo uma excelente opção para áreas externas e de alto tráfego de pessoas.
Por fim, o rodapé de porcelanato é muito versátil e pode imitar diversos materiais, combinando com todos os tipos de decoração.
Cor do rodapé
A cor do rodapé deve combinar com o estilo de decoração do ambiente, com a cor das paredes e do piso, com o efeito visual desejado e com a sensação que você quer para o espaço.
O rodapé branco é clássico e neutro e combina com qualquer design, contrastando com cores escuras ou passando a sensação de continuidade em cômodos claros. Ele agrega amplitude e limpeza ao local.
Já o rodapé preto é luxuoso e moderno, contrastando com cores claras e dando mais imponência a ambientes escuros. Ele é mais eficiente na hora de disfarçar a sujeira e muito fácil de limpar.
Por fim, o rodapé cinza é uma opção neutra e versátil, que destaca cores e estilos no cômodo.
Marca do rodapé
O rodapé Santa Luzia é muito reconhecido no mercado de revestimentos e acabamentos. A empresa utiliza materiais sustentáveis, oferece uma ampla variedade de estilos e garante qualidade e durabilidade.
Já o rodapé Durafloor é garantia de qualidade, sendo que a marca é especializada em modelos laminados e vinílicos, projetados para combinar perfeitamente com os seus pisos.
O rodapé Eucafloor é muito renomado e a marca é especialista em produtos em MDF revestido, trazendo uma diversidade de cores e acabamentos. A Eucafloor é conhecida por sua preocupação com a sustentabilidade, utilizando madeira de reflorestamento em seus produtos.
Por fim, o rodapé Artens é da marca própria da Leroy Merlin e tem uma variedade de materiais, cores e estilos para você, garantindo qualidade, durabilidade e beleza para o seu ambiente.
Agora que você sabe tudo sobre os tipos de rodapé compre já os seus na Leroy Merlin e aproveite as melhores marcas e ofertas!
Leia mais