Dicas

Faça você mesmo: como instalar o rodapé Santa Luzia? Descubra aqui!

Instalar o rodapé Santa Luzia não é apenas mais uma etapa de uma obra, sabia? Envolve qualidade, agrega propósito e, claro, sustentabilidade e beleza ao seu projeto.

Mas, como um acabamento pode trazer tantos benefícios? Simples, 75 anos de experiência e evolução em que a Santa Luzia conseguiu desenvolver uma linha de produtos sustentáveis, de estilo, qualidade e durabilidade.

Neste “Faça você mesmo”, mostramos como instalar o rodapé Santa Luzia e também damos algumas pinceladas dos benefícios que esse acabamento traz para sua decoração. Confira!

Saiba quais os materiais necessários para instalar o rodapé Santa Luzia

É importante planejar todos os passos de uma obra ou reforma antes de iniciá-la, pois, assim, você terá um checklist de tudo que será preciso adquirir e executar dentro de uma cronologia da instalação.

Assim, uma das primeiras etapas será a definição dos materiais necessários. Dentre eles, temos:

  • serra meia esquadria manual ou serra elétrica meia esquadria de 10 ou 12 polegadas “telescópica” de 96 dentes para fazer os cortes nas barras que são comercializadas com 2,40 metros;
  • super adesivo Santa Luzia;
  • aplicador de cola;
  • fita dupla face Santa Luzia;
  • estilete;
  • flanela;
  • massa premium Santa Luzia para retoques.
  • Os rodapés Santa Luzia são feitos de poliestireno reciclado (EPS, ou também chamado de isopor), portanto, sua aplicação se adapta a diferentes superfícies, como as de alvenaria, paredes de gesso acartonado, drywall e laminados ou vidro. É recomendado o uso de fita dupla face Santa Luzia e Super Adesiva Santa Luzia para a instalação.

    Faça a limpeza e ajustes do local da aplicação

    O próximo passo é a limpeza da parede que vai receber o rodapé Santa Luzia. Pode ser necessário, por exemplo, retirar outro rodapé que já existia no local.

    Para isso, o uso de uma espátula e martelo para uma retirada com cuidado será o ideal. Insira a espátula entre a divisão e o rodapé e, com o martelo, force no sentido contrário de forma leve, preservando a parede, pintura e o piso.

    Depois desse procedimento, limpe toda a área, deixando ela seca, livre de poeiras e resíduos para fazer a nova aplicação.

    Corte as peças para emendas e cantos

    Agora é hora de preparar a barra do rodapé para encaixar nas quinas do ambiente. Faça um corte de 45 graus na lateral da barra que ficará na quina da parede.

    Para isso, é necessário usar a serra elétrica meia esquadria de 10 ou 12 polegadas “telescópica” de 96 dentes. Ela é a mais recomendada e compatível com todos os rodapés Santa Luzia.

    Nesse processo, é importante que a serra esteja afiada e que o corte não seja feito muito lento, ou o aquecimento da lâmina em contato com o poliestireno do rodapé pode fazer com que ele derreta a região cortada.

    Realize a fixação do rodapé Santa Luzia

    Com as peças prontas para a fixação, é o momento de aplicar o super adesivo e fita dupla face Santa Luzia. Com pedaços de 3 centímetros e espaçamento de 40 centímetros entre elas, distribua as fitas por toda a extensão da barra, assim como o super adesivo, só então, depois, tire as proteções da fita dupla face.

    É importante fazer uma linha de cola em toda a extensão superior e inferior da barra de rodapé. Com a face interna pronta para ser fixada, alinhe corretamente com o canto e cole o rodapé Santa Luzia. Esse processo será repetido em toda a extensão da área.

    Corrija emendas para um bom acabamento

    Depois de aplicar o rodapé Santa Luzia, em todo o cômodo, é hora de fazer o acabamento das emendas usando a massa Flex Santa Luzia entre a barra e a parede.

    É possível fazer a aplicação com as mãos, usando luvas ou até mesmo a espátula, tomando cuidado para não mexer o rodapé na parede.

    Depois da aplicação, passar a flanela vai tirar o excesso de massa e padronizar o produto na superfície do rodapé. Caso fique algum excesso após a aplicação e esse resseque, use uma lixa d’agua para retirar e fazer as correções necessárias.

    Pronto! Viu como instalar o rodapé Santa Luzia é simples e rápido? Aliás, assim como sua aplicação, a limpeza e manutenção do acabamento também é muito simples, bastando o uso de pano úmido e detergente, quando necessário.

    Dica: saiba quando um rodapé pode ser pintado

    Mas dá para personalizar ainda mais a decoração do ambiente com o rodapé Santa Luzia? Sim, pintando da cor da sua preferência ou, usando as variações de cores e texturas que já fazem parte das coleções da marca.

    As linhas Black, Aluminium, Reserva, Natural, Oxi, Colors e Inova Uber não devem ser pintadas, pois, já saem de fábrica personalizadas com cores e acabamentos especiais. Basta apenas escolher aquele que mais combina com o estilo de decoração definido para o ambiente.

    Já as linhas Inova, Reforma, Clássica e Moderna são produtos que podem ser pintados, embora também venham com acabamento de fábrica. Ou seja, com todas essas opções, a pintura só deve ser uma solução caso o projeto tenha um alto nível de personalização.

    Tinta ideal para a personalização do rodapé Santa Luzia

    Para pintar o rodapé Santa Luzia, é preciso escolher a tinta ideal para cada tipo de acabamento. Tintas à base de solventes, por exemplo, não precisam que a barra seja lixada, mas aquelas à base de água sim. Para isso, use uma lixa 800 para fosquear o brilho do produto.

    O ideal, porém, é usar as tintas à base de solventes, como a PU, acrílica, automotiva, primer e esmalte.

    Personalização com sócalos e rosetas

    Além da pintura, sócalos e rosetas também podem ser usados. Saiba que eles são utilizados quando o rodapé é maior que a guarnição, ou, no caso dos perfis utilizados terem espessuras diferentes, mas, é claro, não existe uma regra rígida quanto a isso.

    Dica: entenda como um produto sustentável agrega valor a sua obra

    Um produto sustentável como o rodapé Santa Luzia agrega valor a obra não somente pela contribuição ao meio ambiente e economias locais que seu processo de produção gera, mas também, por suas características.

    Facilidade na instalação

    A começar por sua inquestionável facilidade de aplicação. O consumidor final poderia fazer sua instalação seguindo as orientações desse post, ou, contratar um profissional. De qualquer maneira, a facilidade do processo reduziria o custo da mão-de-obra pela agilidade.

    Durabilidade

    Outro ponto é a durabilidade do rodapé Santa Luzia, que podem durar até 100 anos. Percebe a relação de custo e benefício?

    Como são feitos em poliestireno, que é um tipo de plástico, o rodapé não mofa, atrai pragas ou absorve umidade. Isso faz dele um acabamento muito mais resistente para diferentes ambientes.

    Compatibilidade com diferentes estilos de decoração

    Também podemos destacar sua diversidade de opções. A Santa Luzia tem uma linha de rodapés com uma variedade muito interessante para compor diferentes estilos de decoração. Rodapés brancos clássicos, de cores sólidas como preto, pistache, eucalipto e tijolo, e, também, metalizados como ouro, cobre e prata.

    Vale lembrar que a instalação de um rodapé muda completamente as características do ambiente, porém, com um produto bonito e funcional, essa escolha de decoração é muito mais valiosa, certo?

    Então, agora que você sabe como instalar o rodapé Santa Luzia, que tal escolher o ideal para seu estilo? Conheça agora mesmo as linhas e produtos da marca.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo