Quadros de aviso: veja modelos criativos e dicas de como usar para organizar a rotina
Na correria do dia-a-dia, é fácil esquecer tarefas e compromissos. Muitas vezes consultas médicas, aniversários de gente querida e até mesmo atividades de lazer se tornam um papel perdido na bolsa ou uma anotação pequena na agenda. É aí que um quadro de avisos pode te ajudar – ao colocar todos os seus afazeres no seu campo de visão, os esquecimentos se tornam menos prováveis. E isso tudo com uma vantagem: eles também podem ser excelentes itens de decoração. Confira as nossas dicas e organize a sua casa, rotina e vida com um quadro de avisos:
Cortiça e lousa: tradicionais e atemporais
Cortiça e lousa são os materiais mais utilizados para quadros de avisos: fáceis de achar, eles são boas opções para quem não quer gastar muito. No caso da cortiça, o truque é utilizar papéis de cores diferentes para tarefas, dias da semana ou áreas da vida distintas. Já na lousa, tente usar vários tons de giz ou dividir a superfície do quadro em seções. Nesse aspecto, você também tem como opção o quadro branco que, embora mais caro, é mais fácil de limpar.Obviamente, não podemos esquecer da tinta e do adesivo de lousa, as tendências que trouxeram as salas de aula para dentro de casa. Cada um tem sua vantagem: o adesivo te permite ter um quadro de avisos sem, necessariamente, ter que furar a parede. Além disso, ele te dá um maior controle do tamanho e formato: você pode fazer um quadro de avisos redondo ou o subdividir em várias seções. Já a “parede de lousa” (que você pode aprender a fazer aqui) permite quadros de avisos bem maiores e é excelente em escritórios ou para aqueles que têm muito a organizar. Esse é, aliás, um truque ótimo para montar o seu home office!
Reaproveite porta-retratos e pranchetas para um quadro de avisos incomum
O quadro de avisos feito com pranchetas é uma opção pouco óbvia, mas super descolada. Você vai precisar de, mais ou menos, seis pranchetas para um modelo doméstico, que serão fixadas na parede que você quiser com uma furadeira. Para escrever seus afazeres, utilize papéis ou bloco auto-adesivo e decore com fitas especiais e desenhos.Os porta-retratos funcionam de forma parecida. Compre alguns do tamanho que julgar necessário, colocando uma foto ou papel neutro como pano de fundo. Depois de colocar na parede, escreva suas tarefas com canetinhas ou com blocos auto-adesivos.
Faça cronogramas de tarefas, atividades domésticas e calendários
As utilidades dos quadros de avisos são inúmeras, seja no trabalho ou em casa. Para a organização do lar, eles são aliados preciosos – é possível, por exemplo, fazer um cronograma de limpeza da casa, delegando afazeres a cada um dos moradores. Dessa forma, você garante a periodicidade das tarefas cotidianas como aspirar ou lavar os pratos, assim como das menos frequentes como a limpeza do ar condicionado. Essa é também uma ótima forma de introduzir pequenas responsabilidades nas vidas das crianças, ensinando hábitos de organização desde cedo.Falando nos pequenos, para pais e mães os quadros de avisos podem ser muito úteis: datas de consultas médicas, reuniões com a escola e vacinas não se perderão com um calendário visível. Essa estratégia pode ser aplicada a todos os moradores da casa, mas lembre-se: cada um deve ter uma cor de canetinha, giz ou bloco auto-adesivo diferente para facilitar a organização.