Confira os melhores cooktops de 2022 e as principais marcas!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

À primeira vista, escolher a melhor marca de cooktop pode parecer uma tarefa simples. Porém, com várias opções de empresas há anos no mercado, essa decisão pode se tornar difícil, entre tantas outras que você precisa decidir em uma reforma.

Para ajudar você nessa missão, separamos as melhores marcas de cooktop para diferentes necessidades. Se busca um modelo mais econômico, compacto ou com design sofisticado para sua cozinha, iremos apresentar algumas marcas que não irão te decepcionar!

Mas antes de prosseguir com a leitura, confira este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil no qual nosso colaborador retira as principais dúvidas na hora de escolher um novo cooktop:

Leia também:

Melhor cooktop 5 bocas: descubra o ideal para a sua cozinha

Descubra as 10 melhores torneiras gourmet para cozinha

Selecionamos as 8 melhores coifas de parede

Conheça as 7 melhores marcas de geladeira do mercado

As 10 melhores marcas de eletrodoméstico do mercado

O que é cooktop?

O cooktop é um tipo de fogão que, diferentemente dos convencionais, não conta com a parte do forno e a sua estrutura convencional, em alumínio.

Dessa forma, o cooktop é um excelente produto, que pode ser adaptado em sua cozinha, transformando-a em um ambiente mais moderno, mais funcional e, certamente, muito mais prático.

Como a maior parte dos cooktops presentes no mercado tem a sua parte superior em vidro, é também muito mais fácil de limpar do que os fogões tradicionais.

“Mas, e o forno?”, pode ser uma das suas perguntas agora. A instalação de um cooktop torna a sua cozinha mais dinâmica, sendo possível instalar um forno elétrico ou mesmo a gás em outro móvel, devidamente planejado para ele.

Essa possibilidade de ter forno e fogão separados é uma aposta muito moderna para a sua cozinha.

Atualmente, encontramos no mercado dois tipos de cooktops, sendo um a gás, convencional, com chama, e o outro por indução, que não necessita de gás para funcionar, utilizando apenas a rede elétrica.

Por que ter um cooktop?

“Por que ter um cooktop, se podemos optar por um fogão tradicional, que já acompanha o forno?” Se essa é uma pergunta que lhe ocorreu ao longo da sua leitura, vamos lá!

O cooktop é um fogão moderno, com um design que valoriza o projeto da sua cozinha. Por ter uma estrutura em vidro, comumente, acaba por tornar o seu projeto muito mais elegante, fluido e sem quebras estruturais.

Podemos adaptá-lo facilmente ao seu balcão ou à bancada, seja ela feita em pedras, porcelanato ou madeira, o que faz com que o projeto da sua cozinha se torne também mais bem aproveitado.

Outro fato que pode fazer com que você venha a querer um cooktop para chamar de seu é que podemos aproveitar os espaços com mais armários, tornando a cozinha também muito mais funcional e espaçosa.

O cooktop complementa o visual moderno e elegante nesta cozinha planejada Estilo Glamour

5 Melhores marcas de cooktop

Agora que você já sabe como avaliar uma boa marca de cooktop, separamos as melhores opções, para tornar sua decisão ainda mais fácil.

A partir dos fatores que já apresentamos acima, nossas dez recomendações são:

Brastemp Tradição no mercado
Electrolux Opções compactas
Consul Ótimo custo-benefício
Tramontina Alta durabilidade
Fischer Variedade de modelos

1. Brastemp: tradição no mercado

Com mais de 60 anos no mercado, a Brastemp é uma das marcas de eletrodomésticos e acessórios para cozinha mais reconhecidas no país. Não à toa, existe o ditado de que se algo não é muito bom, não é lá uma Brastemp, não é mesmo?

A marca é uma das preferidas dos consumidores, e os cooktops possuem ótimas avaliações online. Por exemplo, se você der uma olhada em alguns modelos no site da Leroy Merlin, como o Cooktop 5 Bocas Brastemp – Bdd75ae Bivolt, perceberá que possui cinco estrelas.

Além disso, tem vários comentários positivos, como: “Lindo, tamanho excelente, muito fácil a instalação e chegou muito rápido”. Nada melhor do que a opinião de alguém que já teve a experiência com o eletrodoméstico, certo?

Cooktop 5 Bocas Brastemp – Bdd75ae Bivolt

Por que escolher um cooktop da Brastemp?

A marca é reconhecida pelos produtos de alta qualidade, então os cooktops não poderiam ficar de fora. Portanto, é um investimento que tornará sua cozinha mais prática e prazerosa.

Além disso, os modelos possuem design sofisticado e opções para vários estilos de decoração. Você pode encontrar uma variedade maior, tanto para cozinhas tradicionais (como um cooktop de inox) ou para as modernas (como um cooktop de vidro).

À esquerda, Cooktop Gourmand Inox Brastemp, à direita, Cooktop De Indução Com Timer Touch Brastemp

2. Electrolux: opções compactas

Outra queridinha dos brasileiros, a marca centenária sueca Electrolux é a segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Além do tempo no mercado, ela possui em seu catálogo modelos de cooktop compactos e de alta qualidade.

Caso você more sozinho(a) ou tenha uma cozinha bem pequena, pode até optar pelo lançamento recente do cooktop de indução portátil. Aliás, essa é uma excelente opção para quem também gosta de viajar ou da flexibilidade de cozinhar em qualquer local.

Outras vantagens dos cooktops da marca são: no geral, possuem garantia de 12 meses, timer para controlar o processo de cocção e travas de segurança (ideal para crianças).

Por que escolher um cooktop da Electrolux?

Além da garantia de uma marca confiável e renomada, os cooktops da Electrolux são modernos, com design sofisticado e alta durabilidade.

Outro ponto a favor dela é o fato de que possui o maior índice de resolução de problemas no Reclame Aqui. Até a conclusão desse texto, 91% das vezes a marca solucionou as reclamações em relação aos cooktops.

Cooktop De Indução 1 Queimador Electrolux

3. Consul: ótimo custo-benefício

Com mais de 60 anos no mercado, a Consul é uma das marcas da Whirlpool Corporation, que é a líder mundial no setor de eletrodomésticos. Os aparelhos estão em 50% das casas brasileiras e, em comparação com outras empresas, seus cooktops possuem um ótimo custo-benefício.

Por exemplo, o Cooktop Consul com 5 bocas possui um valor pouco acima de RS 750 e, além de prático e com design moderno, é econômico e não gasta muito gás. Portanto, é excelente para quem quer um produto de confiança, sem investir tanto.

Por que escolher um cooktop da Consul?

Além da garantia de um ano, os cooktops da Consul possuem melhor custo-benefício, em relação aos benefícios que oferecem e os preços das concorrentes. Existe um modelo de quatro bocas, que é ótimo para famílias pequenas, e outro de cinco, que pode atender até seis pessoas.

Cooktop 5 Bocas Com Quadrichama E Acendimento Automático Consul

4. Tramontina: alta durabilidade

Há mais de um século no mercado, a marca Tramontina está em mais de 120 países, além do Brasil. Portanto, se você quer a garantia de um produto com qualidade e durabilidade, pode apostar sem medo em um cooktop da marca.

Além do design moderno e da qualidade, a marca tem práticas para contribuir com a sustentabilidade, como um comitê ambiental, uso de tecnologias limpas e redução de resíduos e emissões.

Outra vantagem da Tramontina é a gama de opções de cooktop disponíveis: só no catálogo da Leroy Merlin você encontra aproximadamente vinte modelos diferentes. Claro, todos com os selos de qualidade da marca.

Por que escolher um cooktop da Tramontina?

Se quiser um cooktop com alta durabilidade, vale a pena escolher a marca Tramontina. Embora alguns modelos tenham um preço mais elevado, é um investimento para a vida toda, que deixará sua cozinha mais completa e elegante.

Cooktop a Gás Bivolt 5 Bocas Metal e Vidro Preto Tramontina

5. Fischer: variedade de modelos

De âmbito nacional, a marca Fischer também não deixa a desejar, tanto em termos de qualidade, quanto de tempo no mercado. Com mais de 50 anos de atuação, ela possui um moderno complexo industrial, com instalações inovadoras e tecnológicas.

Os cooktops da marca ultrapassam 20 modelos, e os valores são para diferentes bolsos: de R$ 300 até acima de R$ 2 mil. Portanto, se você não pode investir tanto, mas deseja garantir que o produto seja de qualidade, vale a pena conferir os modelos da Fischer.

Cooktop a Gás Bivolt 4 Bocas Metal e Vidro Preto Fischer

Por que escolher um cooktop da Fischer?

Além de ter modelos com preços mais acessíveis, a Fischer oferece uma gama enorme de opções, com design para variados gostos. Tem de diferentes cores (como esse cooktop vermelho), número de bocas e tipo de alimentação do produto (por indução, a gás ou elétrico).

Cooktop a Gás Bivolt 5 Bocas Vidro Vermelho Fischer

5 melhores cooktops de 4 bocas

Quer fazer a melhor escolha para a sua casa?

Antes de escolher o seu fogão cooktop, é fundamental que você analise algumas questões, como o espaço disponível e a necessidade em relação ao número de bocas.

Por meio dessa análise, será possível determinar qual é o fogão que mais combina com o que você espera para o seu lar, tornando sua casa mais funcional e ainda mais bonita.

Também é necessário escolher qual o fogão cooktop que mais atende às suas necessidades antes de planejar os móveis da sua cozinha, uma vez que será necessário projetá-los para que o recorte do móvel possa receber o produto de forma adequada, conferindo a segurança que você precisa para utilizá-lo.

1. Cooktop 4 Bocas a Gás Com Timer BDT62AE – Brastemp

O cooktop Brastemp de quatro bocas Bdt62ae conta com vidro temperado e uma função de touch timer, em que é possível ajustar o tempo necessário para a cocção dos alimentos, sem que seja necessário utilizar outro recurso para o controle do tempo.

Uma das bocas conta com o sistema de mega chama, que aumenta a disponibilidade de fornecimento de calor e garante um preparo ainda mais rápido.

2. Cooktop 4 Bocas a Gás KE4GP – Electrolux

O cooktop Electrolux KE4TP conta com 4 queimadores e estrutura totalmente feita em vidro. Esse é um fogão perfeito para que você possa combinar a melhor forma de preparo das suas refeições com uma cozinha cheia de estilo.

Com uma das bocas contendo três queimadores, você consegue elevar a eficiência no momento do preparo das suas receitas.

Seu sistema de acendimento automático ainda permite que você possa cozinhar despreocupado, sem necessitar de qualquer instrumento para acender a chama.

3. Cooktop 4 Bocas de Indução 4Q – Fischer

Tendo como princípio a busca incessante por inovação, a Fischer lança ao mercado o cooktop por indução 4Q, que conta, em seu projeto, com aquilo que é de mais recente quando se trata de tecnologia para o beneficiamento da sua casa e da sua vida.

Quanto ao princípio de funcionamento, o fogão gera um campo eletromagnético nos espaços que são delimitados como o que seriam os queimadores em um fogão tradicional, que são aquecidos de forma instantânea e chegam a altas temperaturas em poucos segundos.

Isso permite que tenhamos maior agilidade e segurança quando estamos cozinhando, bem como maior eficiência.

Além dos quatro espaços para aquecimento por indução, o cooktop ainda conta com um sistema de controle touchscreen, fácil de operar, e que vai de 1 a 9 na escala de potência.

4. Cooktop Fit Line Gás Tripla Chama – Fischer

A linha de cooktops fit line desenvolvida pela Fischer conta com quatro queimadores, sendo um deles mais eficiente, por ter em sua estrutura três queimadores, diminuindo o tempo de cocção dos alimentos.

O cooktop Fischer tem trempes esmaltados, que receberam uma atenção ainda mais especial no momento do seu desenvolvimento. O novo design faz com que as panelas fiquem melhor assentadas, aumentando a sua segurança no momento de cozinhar.

Além disso, sua estrutura feita em vidro temperado faz com que o cooktop seja mais elegante e ainda mais fácil de manter sempre limpo.

5. Cooktop 4 bocas a Gás Gourmand – Brastemp

Com um design inovador, o cooktop Gourmand da Brastemp conta com uma estrutura em inox, o que o torna um fogão absolutamente durável, feito na medida certa para que a sua cozinha se torne um espaço realmente único.

Contando com sistemas de chama dupla em todas as suas bocas, o cooktop aumenta a eficiência enquanto diminui o tempo de preparo dos seus pratos favoritos, tornando seus momentos na cozinha ainda mais incríveis, divertidos e, sobretudo, práticos.

5 melhores cooktops de 5 bocas

Os cooktops de cinco bocas são excelentes opções intermediárias entre aqueles de quatro e seis bocas, oferecendo a quem os escolhe mais espaço para os seus momentos de preparo dos seus pratos favoritos.

Conheça as melhores opções para esse tipo de produto, que você encontra aqui na Leroy Merlin!

1. Cooktop 5 Bocas Ative Touch Timer – Brastemp

O cooktop Brastemp Ative Touch Timer conta com vidro temperado em toda a sua estrutura e uma função adicional super especial: o touchtime. Por meio dele, conseguimos ter maior precisão no momento do preparo dos nossos alimentos, bastando alguns toques para selecionar o tempo correto de cocção.

Além disso, conta com um sistema de quadrichama em todas as suas bocas, mantendo um aquecimento constante e homogêneo durante todo o tempo de preparo das suas refeições.

2. Cooktop 5 Bocas Ative Bdd75 – Brastemp

O cooktop Brastemp Ative conta com cinco bocas, todas equipadas com um sistema de acendimento automático, seguro e confiável, dispensando o uso de outros equipamentos para o acendimento do fogão.

Sua superfície utiliza vidro temperado e seus botões são removíveis, o que garante maior eficiência no momento da sua limpeza.

O encaixe das suas grades em cada uma das bocas é perfeito, garantindo a estabilidade necessária para que as panelas sempre se mantenham seguras.

3. Cooktop 5 Bocas KE5GP – Electrolux

Garantindo que a sua cozinha tenha mais eficiência e, sobretudo, segurança, o cooktop KE5GP Electrolux conta com cinco queimadores, sendo dois deles rápidos e três deles semi-rápidos.

Com acendimento automático, ele dispensa qualquer tipo de equipamento adicional. Conta com estrutura em vidro temperado e com grades esmaltadas, o que torna o contato com a panela muito mais estável e, sobretudo, seguro.

4. Cooktop 5 Bocas Facilite CD075AE – Consul

O cooktop Facilite Consul conta com cinco bocas e estrutura de vidro temperado. A marca inseriu um conjunto de ícones em cada boca do fogão, indicando o tamanho de panela apropriado para cada uma, se P, M ou G, o que confere maior segurança para você e sua família no momento de ir à cozinha.

Com um sistema de acendimento automático, basta girar o botão para a chama aparecer. Suas grades individuais e esmaltadas também são projetadas para que as panelas de todos os tamanhos sempre tenham a estabilidade necessária para manter sua segurança.

5. Cooktop 5 Bocas GF90X – Electrolux

O cooktop Home Pro da Electrolux conta com estrutura em inox e foi desenvolvido para ser a estrela da sua cozinha. É perfeito para economizar espaço e, ao mesmo tempo, para otimizar a decoração do seu espaço.

Cada uma das bocas do fogão conta com um sistema dual control, que permite escolher a intensidade da chama de forma diferenciada, seja ela em seu formato simples, de baixa potência, seja ela em seu formato multichama, em alta potência.

Dessa forma, você consegue decidir quando precisa de mais potência para cozinhar seus alimentos e quando pode deixá-los mais tempo em cozimento.

Dicas para escolher as melhores marcas de cooktop

Os cooktops já ganharam o coração de muitos brasileiros, por causa do seu design moderno e por serem mais compactos e ideais para cozinhas pequenas. Afinal, o fogão convencional é mais robusto e nem sempre funciona bem em um local mais estreito.

Seja o modelo elétrico, de indução ou a gás, após escolher o tipo de fogão cooktop para sua cozinha, é hora de decidir qual a marca ideal para você. Por isso, separamos cinco dicas que irão te ajudar nessa tarefa!

Verifique seu orçamento e suas necessidades

A primeira decisão a fazer é em relação a quanto você gostaria de investir no Como escolher fogão cooktop, já que os valores podem variar por marcas. Por exemplo, enquanto a Tramontina possui modelos a partir de R$ 600, a Fischer tem opções por até metade desse valor.

Portanto, definir o seu limite, antes de seguir para as próximas etapas, pode te salvar mais tempo de pesquisa. O ideal é avaliar a relação entre qualidade e preço entre as diferentes marcas.

Não se esqueça de que no nosso site você pode colocar o filtro de “menor preço”, durante sua pesquisa. Também é possível pesquisar por marcas, o que facilita bastante o processo.

Entenda a dimensão do equipamento

Tão fundamental quanto ter um fogão cooktop que se adapte às suas necessidades é saber se ele cabe no seu projeto de cozinha. Por conta disso, é fundamental que você esteja atento às medidas do equipamento e, ainda, às medidas que o local em que ele será instalado comporta.

Dessa forma, é possível fazer a instalação do cooktop sem maiores complicações, deixando o seu projeto do jeitinho que ele foi pensado para ser.

Observe o gasto com energia

A etiqueta energética é um tipo de classificação que deve estar presente em todos os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, de acordo com a regulamentação do Inmetro, que afere e confere parâmetros de eficiência e gasto energético de cada um desses aparelhos.

Essa etiqueta tem sete classificações, indo de A a G. Quanto mais perto de A, maior a eficiência energética do aparelho e menor o seu gasto. Da mesma forma, quanto mais perto de G, menor a eficiência e maior o gasto de energia que o aparelho tem.

Dessa maneira, ao adquirir um cooktop, sempre fique de olho nessa etiqueta de eficiência energética, que deve estar disposta na embalagem do produto e em suas especificações.

Confira a quantidade de bocas

O mercado de cooktops apresenta diferentes padrões de aparelhos, dentre os quais destacamos aqueles de uma, quatro ou cinco bocas. Cada um tem um perfil de uso específico, direcionado para uma necessidade específica do seu público consumidor.

Para saber aquele que mais se adequa às suas necessidades, analise o espaço disponível para a instalação desse tipo de fogão em sua cozinha e, ainda, quais são os seus hábitos em relação ao preparo de refeições.

Você gosta de fazer vários pratos ao mesmo tempo? Prefere fazer um único prato, de forma mais prática?

Essas perguntas vão ajudá-lo a definir qual o tipo de fogão é mais indicado para a sua necessidade.

Fique de olho na performance

Observar a performance de um fogão tem tudo a ver com o tempo de preparo de um alimento, bem como com o valor que você está disposto a dedicar à compra.

Dessa forma, antes de adquirir um fogão cooktop, analise os seus tipos:

Indução

O cooktop por indução é capaz de aquecer uma panela em poucos segundos e tem um dos controles de temperatura mais eficientes do mercado.

Alguns possuem também um timer, que monitora o tempo de cozimento de um prato. Por conta dessas funções, tem um valor ainda elevado em relação aos outros modelos.

Elétrico

Embora seja muito parecido com o fogão por indução, o fogão cooktop elétrico utiliza um mecanismo de corrente elétrica que é direcionada para um espaço específico do equipamento, lugar em que se coloca a panela.

É um modelo de fogão bastante utilizado fora do Brasil, mas ainda uma novidade por aqui.

Sua variação de temperatura é mais lenta. Dessa forma, requer mais atenção no momento de preparar um alimento.

A gás

O fogão cooktop a gás tem a alimentação mais utilizada no Brasil e utiliza como fonte de calor a própria chama, que é controlada por meio dos botões que indicam a forma como o gás deve ser liberado pelo fogão e, aí sim, queimado, gerando o calor.

Esse tipo de fogão tem mecanismos de controle de temperatura bastante simples, mas mais difíceis de controlar do que o modelo por indução e o elétrico.

Funcionalidade adicionais

O mercado de fogões busca incessantemente adicionar novas funcionalidades a esses equipamentos, fazendo com que eles saiam da mesmice.

No momento de escolher o seu, leve em consideração algumas funções adicionais, como:

Trava de segurança

A trava de segurança é um acessório adicional aos fogões, que permite que não sejam acendidas ou aquecidas as suas superfícies, evitando, com isso, acidentes domésticos.

Manter as travas de segurança sempre ativadas também permite ter uma utilização do fogão com maior tranquilidade, uma vez que a superfície não ficará aquecida e nem a chama se acenderá enquanto se utiliza uma outra boca do fogão.

Nível de chamas

Alguns fogões contam com sistemas de cozimento mais rápido, pois suas bocas apresentam um design mais arrojado, tornando possível que mais de uma chama se acenda simultaneamente.

Você pode encontrar fogões com diferentes configurações em relação à quantidade de chamas em uma única boca e, até mesmo, com a opção de acender apenas uma, outra ou ambas as chamas.

Acionamento automático

Fogões com acionamento automático são muito interessantes, pois dispensam o uso de acendedores externos, aumentando também o nível de segurança na operacionalização do equipamento.

Para utilizar esse sistema, no entanto, é necessário que o fogão, mesmo que seja a gás, tenha uma fonte de energia próxima a ele.

Timer

O timer é um dos acessórios mais interessantes dos novos e inovadores fogões cooktop.

Integrados à bancada do equipamento, eles são capazes de interromper a cocção automaticamente, tão logo o tempo programado seja encerrado.

Isso aumenta a praticidade do uso do equipamento, além de torná-lo muito mais eficiente.

Cores

Atualmente é possível encontrar fogões cooktop coloridos, que se apresentam ao mercado em variações bastante charmosas.

Com isso, podemos tornar o projeto da nossa cozinha muito mais harmônico e, sobretudo, único, combinando de forma descomplicada as cores dos revestimentos escolhidos, da bancada e até mesmo dos armários.

Análise os queimadores

Os queimadores de um fogão cooktop a gás são individuais, o que requer atenção no momento de escolher um desses equipamentos para a sua casa.

É fundamental que os queimadores tenham um design que seja compatível com a segurança, de forma que estabilizem completamente as panelas.

Portanto, analise de forma cuidadosa o desenho desses suportes e aposte naqueles mais confiáveis para a sua operação.

Verifique o material

O material do cooktop é tão fundamental quanto o próprio cooktop. É necessário que o equipamento seja feito com materiais tão resistentes quanto duradouros, bem como fáceis de limpar.

Entre o vidro temperado, tradicional nos cooktops e a versão mais atual, em inox, você deve considerar também o que deseja para a sua cozinha, se um visual mais neutro ou um visual mais moderno.

Confira se a marca possui padrão de qualidade

Em relação aos padrões de qualidade, vale a pena observar se a marca possui selo PROCEL “A”, que garante maior eficiência energética. Isso significa que o aparelho é mais eficiente e consome menos energia.

Outra forma de verificar a excelência de uma marca é por meio do ISO 9001, que é a norma que determina diretrizes de qualidade para qualquer empresa. Porém, não precisa se preocupar, porque todas as marcas de cooktops na Leroy Merlin possuem essa certificação.

Verifique se a marca oferece garantia

A garantia é uma das formas mais seguras de saber se uma marca de cooktop é confiável. Os melhores fornecedores respaldam sua confiabilidade tanto no tempo de garantia, quanto nos termos permitidos para a troca.

Assim sendo, observe se a marca que você escolheu arca com defeitos de fabricação, ou até mesmo cobre possíveis acidentes. Não se esqueça de guardar todos os recibos, caso precise trocar no futuro.

Confira se a marca possui assistência técnica

O ideal é que a marca do seu cooktop tenha assistência técnica no Brasil, além de um bom serviço de atendimento ao cliente. Afinal, esse tipo de produto possui especificidades diferentes de um fogão a gás tradicional.

Caso o aparelho apresente algum defeito, essa facilidade de comunicação te trará mais tranquilidade e garantia de que o problema será solucionado. No site do Reclame Aqui, as marcas de cooktop com maior índice de resolução de problemas são a Electrolux (91%) e a Brastemp (87%).

Preste atenção se a marca possui práticas de sustentabilidade

Outro critério de avaliação que pode colocar uma marca na frente de outra é possuir práticas de sustentabilidade. Além de saber que a empresa tem responsabilidade com o meio ambiente, esse ponto também indica maior credibilidade e confiabilidade.

Leia os reviews do cooktop que escolher

Uma dica fundamental é ler os reviews das marcas, para te ajudar a avaliar a durabilidade e eficiência do cooktop. Afinal, as análises de consumidores tendem a ser mais verossímeis do que as descrições do próprio fabricante.

Mesmo que você já tenha eletrodomésticos de alguma marca, não quer dizer que o seu cooktop é o mais indicado para o seu caso. Portanto, ler outras experiências pode trazer mais luz à sua decisão.

Não se esqueça do design

O cooktop ocupará grande parte do balcão da sua cozinha, então, que seja agradável de ver. Cada marca possui um estilo de design, por isso, confira qual combina melhor com seu gosto pessoal, antes de escolher.

Além disso, vale a pena considerar os eletrodomésticos de cozinha que você já possui. Embora possa variar na escolha das marcas, manter um estilo de design semelhante pode trazer mais coerência para sua decoração.

Pesquise sobre a história da marca

Em último caso, vale a pena conferir quantos anos de história e credibilidade a marca carrega. Afinal, quanto mais tempo no mercado, maiores as chances de experiência no setor.

Além disso, outros pontos que você pode observar são: onde os produtos são fabricados, com quais tecnologias e processos industriais, ou até mesmo quais são as condições de quem trabalha na empresa.

Certifique-se da segurança do equipamento

Tão importante quanto a marca, o modelo, a função ou o material, o melhor cooktop sempre irá oferecer segurança para você e para a sua família.

Portanto, sempre verifique quão estável o aparelho é, se ele apresenta queimadores que vão suportar todas as dimensões de panelas que você pretende utilizar, se ele conta com certificações do Inmetro e, ainda, se os seus botões têm travas, se são fáceis de acender e se, por fim, ele é adequado para a sua necessidade e para a da sua família.

Verifique a facilidade de limpeza

Quer saber qual o melhor cooktop para limpar?

Quando se trata da limpeza do equipamento, as opções em vidro são bastante simples de manterem limpas, pois apenas um pano úmido com desengordurante já fará com que até mesmo as sujeirinhas mais resistentes se desprendam com facilidade.

Já as opções em inox toleram maior abrasividade, sendo, portanto, também muito simples de limpar.

Perguntas frequentes

Se você ainda está com dúvidas em relação a como escolher o melhor cooktop para a sua casa, ou, ainda, sobre qual o melhor cooktop para a sua primeira compra, preparamos uma lista de perguntas e respostas que podem ajudá-lo a fazer uma compra certeira para o seu lar.

Qual o melhor cooktop do mercado?

Para respondermos à pergunta, é necessário, antes, refletirmos sobre o que você busca para a sua casa e quais são, sobretudo, as suas reais necessidades em relação a esse tipo de fogão.

Quando se trata de escolher entre um cooktop por indução, elétrico ou a gás, a resposta sempre irá depender de quanto você está disposto a investir para adquirir o produto e, ainda, se prefere gastar em gás ou em energia elétrica.

Ainda que, atualmente, os equipamentos sejam cada vez mais eficientes, é importante sempre destacar que eles sempre terão algum tipo de consumo, seja de uma fonte, seja de outra.

Agora, se a dúvida está relacionada entre “qual melhor cooktop 5 bocas?”, ou, ainda, “qual melhor cooktop 4 bocas?”, é importante analisar como você cozinha em casa, se prefere cozinhar vários pratos de uma só vez, o que exige mais espaço, ou se um único prato já é suficiente para atender à sua família.

Por fim, em relação às marcas, temos opções incríveis no mercado, que podem atender sua casa em todas as suas necessidades, bastando escolher aquela de sua preferência.

Qual melhor cooktop: Brastemp ou Electrolux?

As duas marcas fornecem ao mercado consumidor brasileiro excelentes opções de cooktops, bem como de outros eletrodomésticos.

Dessa forma, ao invés de buscar por uma marca específica, que tal fazer uma lista com tudo aquilo que você deseja em um produto?

A partir das especificações do fogão, você poderá encontrar, seja na Brastemp, seja na Electrolux, um equipamento que seja perfeitamente adequado para as suas necessidades.

Por que usar um cooktop para cozinhar?

Projetar a sua cozinha para comportar um cooktop é uma das formas mais incríveis para aproveitar o espaço que um fogão convencional tomaria, além de dar a você a liberdade para escolher por um fogão a gás, por indução ou, ainda, elétrico.

Em relação à praticidade, esse tipo de fogão conta com travas de segurança, controle de chama e até mesmo timer integrado, sendo excelente para tornar o momento de cozinhar ainda mais agradável.

Além disso, podemos encontrar diferentes modelos no mercado e, certamente, aquele que melhor se encaixa em nossas necessidades.

Quais os benefícios de usar o cooktop?

Dentre os benefícios relacionados ao uso de um cooktop, temos de levar em conta a sua segurança, versatilidade e, ainda, a possibilidade de ter em um só equipamento sistemas de controle mais avançados do que aqueles que um fogão convencional oferece, como travas, timer e maior eficiência em relação ao consumo de gás ou energia elétrica.

Além disso, também conseguimos, por meio de um cooktop, tornar a nossa cozinha muito mais agradável, muito mais dinâmica e, sobretudo, funcional, uma vez que o equipamento necessita apenas de um recorte na bancada para ser instalado, podendo ter armários instalados logo abaixo da sua estrutura, aumentando o aproveitamento de espaço.

Qual a melhor marca de cooktop 4 bocas?

O mercado brasileiro conta com diversas marcas de cooktop e cada uma delas se dedica a formas de inovar, trazendo aos equipamentos mais funções para torná-los equipamentos cada vez mais seguros e práticos para o nosso dia a dia.

Dessa forma, recomendamos que, ao invés de focar em uma única marca para decidir qual o melhor cooktop, faça uma lista com o que você deseja encontrar nesse equipamento e, aí sim, verifique quais são aqueles modelos que melhor atendem às suas necessidades.

Não deixe também de verificar se há uma assistência técnica da marca em sua cidade e o tempo de garantia que o fabricante fornece ao aparelho.

Como escolher um cooktop a gás?

No momento de escolher um cooktop a gás, leve em consideração a potência dedicada às bocas do aparelho, bem como de que forma os acendedores são projetados.

Algumas marcas contam com modelos que têm mais de uma “fila” de acendedores, fazendo com que a chama nessa boca, em particular, seja muito mais intensa.

Outros modelos, além de uma boca com uma chama mais potente, também oferecem a possibilidade de selecionar quantas chamas você deseja acender, tornando essa boca mais ou menos potente.

Além disso, em relação à boca em si, é fundamental analisar o comportamento da grade do equipamento, verificando quão estável ela é.

Conclusão

Um fogão cooktop é uma excelente aquisição para quem ama cozinhar, para quem adora cozinhas mais elegantes e eficientes e, sobretudo, para quem se preocupa com a segurança, tanto de quem cozinha quanto da família como um todo.

Esse tipo de fogão se tornou bastante popular por oferecer à cozinha mais refinamento, bem como a possibilidade de ter um melhor aproveitamento de espaço, uma vez que o projeto libera toda a estrutura abaixo do fogão, que fica livre para ser utilizada.

O mercado brasileiro conta com grandes e tradicionais marcas de eletrodomésticos que têm apostado nos cooktops para receber diferentes tipos de adicionais, como timer e sistemas de segurança mais avançados. E na Leroy Merlin você acha os melhores entre eles!

Leia mais:

70 ideias para sua cozinha americana com balcão

Cozinha americana com sala: 75 dicas para decorar

Tipos de torneiras para cozinha: como escolher

Qual a diferença entre COIFA, DEPURADOR e EXAUSTOR?

25 Banquetas para cozinha americana (todos os estilos)

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo