25 Banquetas para cozinha americana

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Sabia que a tendência da banqueta para cozinha americana tem tudo a ver com a popularização dos ambientes integrados nos lares?

Nos anos 1950, as donas de casa se queixavam da falta de interação com o restante da casa e assim foi surgindo o que conhecemos como as cozinhas americanas. Justamente para que as matriarcas pudessem estar em contato com o restante da família enquanto cozinhavam.

Com o surgimento dos lofts, ambientes industriais foram transformados em residências e o uso das cozinhas americanas se popularizaram nessa época”, comenta a arquiteta Victoria Lang, do escritório Viz&Co.

E como na moda e na decoração as tendências são cíclicas, os espaços integrados estão em alta novamente, em um contexto de aliar a otimização do espaço ao clima de aconchego e acolhimento.

E um item que ganhou muito espaço neste tipo de ambiente, com sala e cozinha integradas, foram as banquetas para cozinha americana, que são charmosas e tem a altura perfeita para a bancada desse tipo de cozinha.

Confira nossas dicas para escolher o modelo perfeito para sua cozinha e algumas ideias para te ajudar na hora da compra!

Dicas para escolher a banqueta para cozinha americana

Acompanhe as dicas da designer de interiores do escritório UHMA, Adriana Degobbi, e acerte na escolha da banqueta para sua cozinha americana.

• Antes de definir a altura ideal da banqueta, confira a altura da bancada ou mesa onde estará inserida.

• Para bancadas altas que meçam de 105 a 110 cm, a medida do assento em relação ao piso deve ser de 75 a 80 cm de altura.

• Para bancadas baixas que meçam por volta de 75 cm, a medida do assento em relação ao piso deve ser de 45 cm de altura.

• Para que haja uma acomodação confortável, a diferença entre a altura do assento da banqueta em relação ao tampo da bancada deve ser de aproximadamente 30 cm.

• No caso de uso infantil, recomendam-se alternativas como banqueta com regulagem de altura para facilitar o sentar e pufes para o assento.

• Deixe um espaço de 10 cm entre uma banqueta e outra, considerando uma bancada de refeição de 60 cm de largura.

• Para ambientes de área externa ou varandas, eleja um estilo de banqueta mais casual e jovem e que resistam bem às intempéries do tempo.

• Para uma decoração contemporânea, o acabamento em metal é bastante adequado.

• Já a madeira é atemporal, se encaixa em quase todos os estilos e pode ser combinada com outros materiais como palha, couro, algodão, linho, veludo etc.

• Para um ambiente pequeno, escolha modelos com dimensões enxutas, desenhos e acabamentos leves, sem encosto ou com encosto baixo, facilitando a harmonia com o restante do mobiliário.

• Para grandes espaços, são liberados modelos com braços, encosto e com medidas maiores, lembrando que é importante preservar o espaço de circulação.

25 Banquetas para cozinha americana

1. Banqueta de aço

A banqueta Aço Alta Tolix é ideal para pequenos espaços por ser empilhável, facilitando a economia de espaço. “As banquetas de metal estão em alta. O material pode estar tanto nos pés como na estrutura. Dão personalidade ao espaço sem pesar”, revela a arquiteta Fernanda Lopes, do escritório Base Arquitetura.

2. Banqueta estilo industrial

A Banqueta Bistro Industrial Premium Madeira Natural tem assento em madeira natural e é indicada para quem quer um ambiente retrô e minimalista. A banqueta para cozinha americana com encosto confere um toque de personalidade ao espaço.

3. Banqueta com design moderno

A banqueta Bery Lazuli atende cozinhas com balcões altos. Pode ser uma opção tanto para o espaço da cozinha ou área gourmet. O design descolado da banqueta faz dela um item decorativo. Pode ser usada até como assento extra quando precisar.

4. Banquetas Charles Eames

O modelo do casal de designers norte-americanos Charles Eames e Ray Eames virou um ícone do design de interiores. Se você preza pelo bom gosto, elegância e contemporaneidade, a banqueta no estilo que reinou na metade do século 20 pode ser o grande destaque da sua cozinha americana. “Se o espaço for pequeno, é importante se atentar ao formato dos pés. Os modelos Eames, por exemplo, têm pés que passam bastante da largura do assento”, indica a arquiteta Marcela Wandenkolk, do Marcela Wandenkolk Arquitetura.

5. Banqueta retrô

A Banqueta Madeira Alta Retrô da Massol pode ser o elemento chave para um ambiente clean com toque retrô, remetendo levemente as cozinhas americanas antigas. “Tanto a ilha de cozinha quanto a integração dos espaços da casa surgiram nos Estados Unidos nos anos 1950, com a explosão dos móveis feitos sob medida e de novos eletrodomésticos. Frank Lloyd Wright, um dos mais expressivos arquitetos americanos, ajudou a disseminar a ideia da cozinha como o coração da casa”, explica a arquiteta Marcela Wandenkolk, do Marcela Wandenkolk Arquitetura.

6. Banqueta giratória

A Banqueta Bombo Branca tem ajuste de altura e garante mobilidade para o usuário. “O importante é deixar o espaço de trabalho e de circulação da cozinha livre. Na maior parte dos casos, funciona melhor prever que todos sentarão olhando para a cozinha. Uma boa solução para quem estiver sentado acompanhar o preparo e interagir com o cozinheiro”, aconselha a arquiteta do Wandenkolk Arquitetura.

7. Banqueta encosto baixo

“Para um ambiente pequeno, sugerimos modelos com dimensões enxutas, desenhos e acabamentos leves, sem encosto ou com encosto baixo, facilitando assim a harmonia com o restante do mobiliário”, comenta a designer de interiores do UHMA, Adriana Degobbi.

Escritório de Arquitetura, Design e Visual Merchandising, UHMA

8. Banqueta espaço gourmet

“As varandas pedem uma opção de banqueta com acabamento mais casual. A madeira é atemporal, se encaixa em quase todos os estilos e pode ser combinada com outros materiais como palha”, explica Adriana Degobbi.

Escritório de Arquitetura, Design e Visual Merchandising, UHMA

9. Banqueta estilo banco

O assento de estofado de tecido é confortável. Feito de algodão, dá o toque natural para a banqueta para cozinha americana. O formato é indicado para espaços pequenos.

Escritório de Arquitetura, Design e Visual Merchandising, UHMA

10. Banqueta futurista

“No século XX, à medida que a arquitetura e o design iam se transformando através do Movimento Moderno, surgiam as primeiras cozinhas americanas, e as banquetas entraram no espaço doméstico. Experimentos em estrutura metálica fizeram surgir a Banqueta Tolix (1930), de Xavier Parchaud, e a Banqueta Birillo (1969), de Joe Colombo; duas criações que são referências em modelos e inspiração de banquetas até os dias atuais”, conceitua a designer de interiores do UHMA, Adriana Degobbi.

Escritório de Arquitetura, Design e Visual Merchandising, UHMA

11. Banqueta estilo cadeirão

Mais pesada, a banqueta para cozinha americana no estilo cadeirão é feita de madeira, tem assento alto e é uma boa opção para espaços médios e grandes.

Foto: Carol Coelho UHMA

12. Banqueta orgânica

Madeira, metal e toques de natureza. Esse mix entre estilo industrial, urban jungle e natural é atual e a escolha da banqueta de assento redondo de madeira e pé em formato orgânico de metal dá o toque charmoso para o ambiente.

Fonte: Box14 Arquitetura Foto: Gisele Rampazzo

13. Banqueta de couro

Estilo industrial e escandinavo são bastante atuais e a banqueta com pegada vintage com assento de couro dá o ar rústico e moderno ao ambiente.

Projeto: Bianchi & Lima Foto: Mariana Orsi

14. Banqueta neutra

“O principal ponto para escolher uma banqueta é o conforto. Por não estarmos sentados com os pés no chão, a ergonomia do encosto e do assento fazem toda a diferença. Mesmo que seja um espaço para refeições rápidas, o conforto é essencial!”, complementa a arquiteta do Wandenkolk Arquitetura.

Fonte: Marcela Wandenkolk Foto: Renato Navarro

15. Banqueta colorida

“A primeira coisa a se pensar ao escolher a banqueta para a cozinha é o espaço disponível e a altura da bancada. Cuidado para não correr o risco de escolher banquetas grandes demais e atravancar o espaço, ou escolher banquetas altas ou baixas demais e ficar desconfortável”, diz Victoria Lang, do Viz&Co.

Projeto: Viz&Co Arquitetura e Interiores Foto: Cris Farhat

16. Banqueta tom pastel

As cores leves e açucaradas dão outra pegada para as banquetas de metal com conceito industrial. A Banqueta Alta Aço Carbono Iron da Rivatti tem estrutura, acabamento e revestimento em aço carbono com pintura epóxi. Essa banqueta pode ser usada em ambientes que misturam o clássico e o moderno.

17. Banqueta espaço compartilhado

A cozinha e o espaço do café estão lado a lado? Que tal optar por banquetas neutras de metal com assento de almofada? Uma dica é investir em almofadas coloridas para animar o ambiente.

18. Banqueta básica

É um modelo básico e com bom custo-benefício que você procura? O Kit 3 Banquetas Alta Prata Com Assento Branco da Fortmix pode ser uma boa opção.

19. Banqueta cadeira

As bancadas de cozinha americana podem ser, além de pequenas, de baixa altura. A Cadeira Tolix Iron Metal Aço Industrial pode fazer a função das banquetas. Resistente, a cadeira é uma referência da estética industrial.

20. Banqueta metal natural

A Banqueta Alta Iron Tolix Com Assento De Madeira Industrial Metal Natural é indicada para bancadas com altura entre 100 e 105 cm. A largura do assento é de 30 cm e a distância entre os pés é de 45 cm, suportando um peso de 130 kg.

21. Banqueta amarela (a cor do ano)

Que tal dar um toque de tendência na casa? Que tal investir em uma banqueta para cozinha americana no amarelo Illuminating. Eleita uma das cores do ano pela Pantone, ela é capaz de iluminar o espaço.

• Leia mais: Conheça as cores do ano 2021 Pantone: Illuminating e Ultimate Gray

22. Banqueta de madeira

Material versátil e que combina com todos os estilos de decoração, a banqueta para cozinha americana de madeira é uma das melhores pedidas. O Kit 3 Banquetas Alta De Madeira Com Encosto é ideal para acomodar com conforto as pessoas por mais tempo, já que é possível manter a coluna encostada.

O padrão jequitibá é um clássico, combinando inclusive com áreas externas e espaços rústicos. “A banqueta é um artifício moderno para facilitar o uso do espaço. O uso da banqueta pode ser apenas para uma refeição rápida na cozinha ou para tomar drinks, aperitivos e fazer companhia para quem está cozinhando”, indica Victoria Lang, do Viz&Co.

23. Banqueta de plástico

Com assento de plástico, a Banqueta Bombo Vermelho Cereja, da Waw Design, tem ares futuristas, inspirados na estética dos anos 1960. A base em aço cromado tem 40 cm de profundidade, 43 cm de largura, 43 cm de altura total e suporta um peso máximo de 120 kg.

24. Banqueta borboleta

A Banqueta Costela Butterfly, da Daf Mobiliário, tem design criativo, assento em encosto em MDF revestido com lâmina e estrutura em aço carbono pintado.

25. Banqueta madeira maciça

A Banqueta Opzione Em Madeira Maciça tem a estrutura na cor imbuia com acabamento em verniz e o leque decorativo do encosto. Clássica, é uma ótima opção para quem deseja compor ambientes com cadeiras elegantes e confortáveis.

Leia mais:

Ambientes integrados: vantagens, dicas e 10 inspirações

As 10 melhores marcas de eletrodomésticos

Quais as melhores torneiras gourmet para cozinha?

Como montar uma casa inteligente

7 Melhores marcas de geladeira

Conheça as cores do ano 2021 Pantone: Illuminating e Ultimate Gray

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo