Cromoterapia: cores para decoração de quarto influenciam no sono

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Quarto com cama de casal e roupas de cama em tons de azul claro, branco e cinza. A parede atrás da cabeceira tem textura em azul e, do teto, sai um pendente branco na direção do criado mudo

A decoração do quarto é diferente do resto da casa, porque esse é um espaço em que a individualidade pode ser mais explorada. Mas a organização, os elementos incluídos ou deixados de lado e as cores para decoração de quarto têm uma influência maior do que se imagina no nosso dia a dia e também na nossa noite de sono.

A cromoterapia estuda, justamente, o papel das cores em diferentes âmbitos da nossa vida e existem aquelas que, quando predominam no ambiente em que dormimos, nos fazem relaxar com mais facilidade, aliviando a insônia e diminuindo a quantidade de noites mal dormidas. Que tal descobrir quais são as melhores cores para ajudar no seu descanso?

Cromoterapia: cores para decoração de quarto

Cores para uma noite de sono tranquila

Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa do ramo de hotelaria em Londres, as três cores para decoração de quarto que mais ajudam a ter uma noite de sono tranquila e longa são: azul, amarelo e verde.

O azul, como já era de se esperar, dá a sensação de serenidade e calma necessária para a hora de dormir. O amarelo pede um cuidado maior no momento de escolha do tom, já que, para atingir o resultado desejado, é importante que ele seja claro e suave, em vez de enérgico. Os quartos com tons de verde predominantes na decoração funcionam como uma mistura das duas cores anteriores: eles também são calmantes, porém precisam aparecer em tonalidades mais claras, em vez de tons vibrantes.

Há ainda uma cor bônus: o laranja estimula a criatividade, mas, em tons aceitáveis para uma boa noite de sono, talvez, com essa cor, você tenha mais sonhos do que com as outras!

Jogo de cama da marca Artex numa cama com edredom dupla face e três porta travesseiros diferentes em azul e branco

Cores que contribuem para quadros de insônia

Já que existem as cores para decoração de quarto propícias para uma noite de sono tranquila, também é necessário apontar os tons que não devem ser utilizados de forma predominante no cômodo — mas que podem, sim, aparecer em detalhes.

O vermelho é o primeiro deles: se sentir relaxado e em paz em um cômodo desta cor é muito difícil, já que ela estimula um estado alerta e atenção que pode ocasionar uma demora maior para pegar no sono. O marrom e o cinza são cores curinga e muito utilizadas na decoração de escritórios, por isso, podem fazer com que seja mais difícil se desligar do trabalho.

Como aplicar cores relaxantes na decoração do quarto

Se a sua intenção é transformar o seu quarto num lugar tranquilo e ideal para noites de sono bem aproveitadas, não precisa investir nos tons relaxantes apenas nas paredes com tintas ou papéis de parede. É possível conseguir o mesmo efeito com detalhes menores, como as peças da sua roupa de cama que, inclusive, ficam ainda mais próximas de você na hora de dormir.

Imagem lado a lado de dois jogos de cama da marca Artex diferentes. O da esquerda é branco com detalhes em amarelo e o da direita é todo em verde claro com estampas suaves

Os lençóis, fronhas e colchas podem ser em diferentes tons da mesma cor (azul, por exemplo). Nas paredes do quarto, apostar no contraste entre a tinta e a cortina é uma ótima opção para um ambiente harmônico, o que traz ainda mais paz para você no momento de descanso.

Almofadas, tapetes e outros elementos da decoração também podem entrar no jogo. O importante é que, no fim das contas, seu tempo de descanso vai ser muito melhor com essas pequenas mudanças de cores para decoração de quarto.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo