Cortina para pergolado: saiba como decorar o seu

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Aprenda a escolher a cortina para pergolado e deixe esse ambiente mais sofisticado e aconchegante!

A cortina para pergolado é uma excelente forma de deixar seu espaço externo mais aconchegante e convidativo.

Os pergolados já fazem parte da decoração de vários quintais e jardins, criando um espaço confortável para apreciar a natureza, descansar, aproveitar a área da piscina ou até para fazer um churrasco.

A cortina, nesse caso, entra ajudando a decorar e a barrar o sol e o vento, oferecendo ainda mais conforto para a sua família e convidados. Ficou interessado? Confira as dicas e ideias que separamos!

O que é pergolado?

O pergolado é uma estrutura de colunas e vigas que pode ser semi-aberto ou totalmente coberto, usado geralmente nas áreas externas das residências, com jardins, espaços de piscina, quintais, áreas gourmet, etc.

Embora o pergolado de madeira seja o mais usual, hoje, é possível encontrar modelos variados, como de metal, de concreto, entre outros.

cortina para pergolado: Pergolado de Alumínio Preto

Alguns contam com cobertura de vidro, outros são semi-abertos, apenas com as estruturas horizontais que podem ser cobertas com vegetação, sombrite ou com a própria cortina.

São muitas as vantagens de investir em um pergolado, como:

  • Oferecer um local com sombra nos dias ensolarados, permitindo que você, sua família e amigos consigam aproveitar melhor o espaço de lazer;
  • Criar uma área confortável para reuniões ao ar livre, receber os amigos ou simplesmente descansar;
  • Decorar de forma diferenciada, criando um verdadeiro oásis no meio da sua área externa, favorecendo o conforto e o relaxamento;
  • Proteger seus móveis para exterior, como espreguiçadeiras de piscina ou conjuntos para jardim.

Onde usar pergolados?

Os pergolados são itens versáteis que podem aparecer em praticamente qualquer área externa, oferecendo conforto e proteção. Isso porque existem modelos de tamanhos e materiais variados, sendo fácil encontrar um que se encaixa perfeitamente ao seu ambiente.

Veja algumas opções:

  • Jardins;
  • Quintais;
  • Espaços próximos à piscina;
  • Pátios;
  • Áreas comuns de condomínios;
  • Varandas;
  • Entre outros ambientes ao ar livre.

Como escolher a cortina para pergolado ideal?

A cortina para pergolado deve oferecer facilidade de instalação e limpeza, boa proteção e ser adequada às características do seu espaço. Além, claro, de trazer um “up” para a sua decoração.

Muito complicado? Veja as dicas que separamos e acerte na escolha da sua cortina para pergolado de área externa!

Tipos de tecido

Um dos pontos mais importantes na cortina para pergolado é o tecido. Ele deve ser durável e resistente às alterações climáticas, como sol, chuva e ventos.

Boas opções são: lona, acquablock, poliéster ou o voil, que é o mais leve de todos e traz aquele toque esvoaçante, além de não deixar o espaço quente.

cortina para pergolado: área de piscina com Pergolado de Madeira Maciça Eucalipto Natural

Estilo e design

Escolha uma cortina que esteja de acordo com o estilo do seu pergolado e a decoração da sua área externa.

Por exemplo, se o espaço tem predominância do estilo rústico, opte por uma cortina que siga essa tendência, com tecidos como linho ou juta. Já se você tem um ambiente sofisticado e requintado, tecidos leves, como o voil, podem funcionar melhor.

Por outro lado, se você tem móveis externos industriais, busque uma cortina que traga essa sensação de contemporaneidade, com cortes retos e tecidos mais sofisticados. Para móveis externos estilo natural, é possível brincar com cortinas que tragam sensação de natureza, como aquelas que lembram fibras de bambu ou cores como bege e marrom-claro.

cortina para pergolado: Pergolado de Madeira Maciça Eucalipto Natural

Cores

A cortina branca, off-white ou bege são as mais comuns. Isso porque as cores claras ajudam a tornar o ambiente mais agradável em termos de temperatura, sem esquentar muito no sol.

Por isso, também, os tecidos mais leves são importantes, ajudando a manter a sensação térmica agradável debaixo do seu pergolado. Se for optar por uma cor escura, prefira tecidos leves.

Acessórios de cortina para pergolado

Além da cortina, você pode incluir outros itens na decoração do seu pergolado. Sempre tentando seguir o mesmo estilo decorativo adotado no restante do ambiente.

Por exemplo, um conjunto de móveis externos tradicionais, como sofá, poltronas e mesa de centro. Ou se o pergolado está próximo à piscina, você pode usar espreguiçadeiras e outros móveis externos atemporais mais confortáveis.

Complemente com almofadas confortáveis, luminárias de chão e até outros detalhes, como tapetes ou pufes. Tudo dependerá do estilo do ambiente.

cortina para pergolado: Pergolado de Aço e Bambu Bege

Para um pergolado mais rústico, você pode substituir alguns móveis por uma rede, uma cadeira de balanço ou um balanço, por exemplo.

Não se esqueça de adicionar à natureza ao espaço, com vasos de plantas ou até algumas trepadeiras, que, além de tudo, ajudam a deixar o ambiente mais confortável e fresquinho.

A ideia é criar um pergolado boho chique? Brinque com cores mais fortes, estampas étnicas e materiais rústicos.

Já se você quer um pergolado contemporâneo, prefira tonalidades claras e neutras, tecidos sofisticados e mistura de elementos, como móveis em madeira e em vidro.

cortina para pergolado:  Pergolado de Alumínio Cinza

Para ambientes industriais, foque em cores como cinza, preto e branco e use elementos em metal, madeira, cimento queimado, fios aparentes, etc.

Sempre considere o estilo predominante do espaço e, então, escolha os elementos nas cores e padrões que combine melhor com a mensagem que você deseja transmitir.

Manutenção e cuidados com as cortinas para pergolado

Para que a sua cortina para pergolado fique bonita por mais tempo, é importante seguir alguns cuidados básicos de manutenção, como:

  • Escolher uma cortina de um material que seja, de fato, resistente às intempéries que o pergolado está exposto;
  • Verificar se o tecido tem proteção anti-UV;
  • Retirar a cortina para lavar periodicamente;
  • Seguir as orientações do fabricante para a lavagem e secagem da cortina (alguns tipos de tecido, por exemplo, só podem ser lavadas a mão ou secadas à sombra);
  • Garantir que a cortina escolhida é resistente à água, para que você não tenha de tirá-las do local quando chover;
  • Substituir as cortinas que, por ventura, estejam manchadas, desbotadas ou rasgadas.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher a sua cortina para pergolado? Na Leroy Merlin, você encontra diferentes modelos, cores e estilos, com preços e condições imperdíveis.


Leia mais:

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo