Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?
Os aparelhos de ar-condicionado são pensados para oferecer maior conforto térmico nesse calorão que faz na maioria das cidades brasileiras.
São fáceis de comprar, mas depois de instalados, muitas vezes é difícil acertar a temperatura ideal.
Inclusive, se você está lendo essa matéria, é porque deve estar no meio de um verão brabo, com impasse entre os moradores da casa, ou escritório, para saber em qual temperatura o ar-condicionado será ligado.
Os calorentos querem a temperatura mais fria; enquanto os friorentos, imploram por alguns graus a mais.
No entanto, é importante saber que os critérios para escolher a temperatura ideal do ar-condicionado vão muito além de apenas amenizar o calor. E isso pode ajudar na escolha da temperatura correta.
Um exemplo é que em escritórios um ambiente muito frio ou quente pode diminuir a produtividade, enquanto em casa pode causar danos à saúde ou uma noite mal dormida.
Por isso, a resposta para a pergunta “qual a temperatura ideal do ar-condicionado?” não é exata, mas existem alguns fatores que podem ser considerados na hora de escolher qual número marcar. Confira!
Qual a melhor temperatura do ar-condicionado
A temperatura ideal de conforto térmico é, na verdade, próxima à temperatura ambiente. Por isso, defina a temperatura do seu ar-condicionado respeitando uma variação máxima de 8°C, abaixo ou acima, da temperatura exterior.
Essa conta é suficiente para garantir seu conforto térmico sem prejudicar sua saúde.
Portanto, se a temperatura externa for de 30°C, você deve configurar o ar-condicionado para uma temperatura nominal de, no máximo, 22°C, evitando assim um choque térmico desagradável que pode arruinar suas férias.
De qualquer forma, vale dizer que a temperatura ideal do ar-condicionado depende muito da sensibilidade de cada pessoa, mas, para evitar choques térmicos, certos cuidados devem ser levados em consideração para garantir seu bem-estar.
Quarto do bebê
E quando a gente tem um bebê pequeno em casa? Nesse caso, o uso do ar-condicionado não é proibido, mas é preciso ter cuidado redobrado com o recém-nascido.
Como já sabemos, em temperaturas erradas o aparelho pode acabar causando um ressecamento nas vias respiratórias. Por isso, no caso de recém-nascido, o ideal é usar um umidificador no ambiente para amenizar qualquer desconforto e deixar o aparelho na temperatura ideal para o bebê: entre 23ºC e 27ºC.
Leia mais: Os melhores umidificadores de ar portáteis
Além disso, certifique-se de que a corrente de ar não está indo diretamente para o berço ou cama da criança e efetue uma manutenção constante no aparelho com limpeza e troca de filtros, para evitar o acúmulo de poeira.
Se preferir, você pode usar um ventilador, seja de parede, teto, ou coluna, mas é importante que o quarto infantil esteja bem limpinho para não espalhar poeira.
Para dormir
A hora de dormir é, provavelmente, o momento em que mais procuramos estar confortáveis com a temperatura em casa, certo? E no calor intenso isso requer o ar-condicionado ligado.
Mas, mesmo na hora de dormir, a temperatura ideal do ar-condicionado deve respeitar a faixa de 23ºC.
Isso porque uma temperatura muito baixa, na qual a gente tenha que se cobrir com cobertores mais grossos, pode causar incômodo ao nosso corpo.
Da mesma forma, é importante se ter uma temperatura em que a gente não produza suor para garantir uma melhor qualidade de sono e evitar que o nosso organismo se esforce durante a noite.
Curiosidade para quem compartilha a mesma cama: uma pessoa emite tanto calor quanto uma lâmpada de 80 watts. Por isso, o uso correto do ar-condicionado melhora e muito o prazer de desfrutar de uma bela noite de sono.
Leia mais: Como escolher o melhor ar-condicionado
Escritório
Independente das características do seu ambiente, a faixa de temperatura de 23ºC recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permanece a mesma. Essa mesma regra vale para os escritórios.
O que é interessante observar nesses ambientes é a quantidade de BTUs do ar-condicionado.
Isso porque é preciso que o aparelho seja adequado ao tamanho, ao número de pessoas, à quantidade aparelhos eletrônicos disponíveis, entre outros fatores.
A sigla BTU significa British Thermal Unit e é a medida que determina a potência de refrigeração do ar-condicionado.
Para saber quantos BTUs são precisos para o seu ambiente, você deve fazer a seguinte conta: são necessários 600 BTUs (para locais sem incidência de sol) ou 800 BTUs (para locais com raios de sol diariamente) por metro quadrado. Some 600 BTUs ou 800 BTUs (seguindo a mesma lógica anterior) a cada usuário adicional no ambiente.
Usando o exemplo de um ambiente sem sol, de 10 m² e com três pessoas: (600 x 10) + 600 + 600 = 7200 BTus.
Leia mais: Saiba como fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado
Para ficar mais fácil, a Leroy Merlin possui uma calculadora de ar-condicionado para realizar essa conta bem rapidinho para você! Assim você consegue calcular a quantidade de BTUs ideal para qualquer ambiente.
Sala de estar
A temperatura ideal da sala de estar segue a mesma regra geral. Assim, a temperatura não deve ser menor ou maior que de 8°C da temperatura externa.
Como falamos, se você ultrapassar a conta, existe um risco real de se expor a uma infecção respiratória (nariz, garganta, ouvidos) ou ter dores de cabeça.
Também é importante fazer a limpeza correta do seu aparelho ar-condicionado: limpar o pó, higienizar os filtros e contar com a manutenção de um profissional regularmente.
Leia mais: Como o ar-condicionado ajuda a combater o mofo e acabar com a umidade da casa
No verão
No verão, às vezes é difícil encontrar a temperatura ideal para regular nosso ar-condicionado. No entanto, essa configuração não deve ser negligenciada, o que lhe garante um ótimo conforto e economia de energia.
Imagine que você passou um dia inteiro na rua, com o termômetro batendo a casa dos 40ºC. E, ao chegar em casa, tudo o que a gente quer é ouvir o barulho do ar-condicionado ligando e colocá-lo lá nos 17ºC para se recuperar, certo?
Mas saiba que variações tão bruscas de temperatura não são boas para a nossa saúde.
Caso você tenha um ar-condicionado split em casa, programe-o para ficar nessa temperatura, que deixa o nosso corpo mais confortável (ele consegue ficar em equilíbrio, sem ter que fazer muito esforço).
Ela ainda impede que a umidade do ar fique baixa demais dentro do ambiente — um alívio para os alérgicos.
Leia mais: Não passe calor! Saiba como escolher seu ar-condicionado
No inverno
Mas, e no inverno?
Sim, é possível usufruir do seu equipamento nos dias mais frios também, seja na função de resfriar ou, no caso dos modelos de ar-condicionado quente e frio, na função de aquecer.
Em escritórios, por exemplo, é comum que eles permaneçam em uso em qualquer estação do ano.
Mas, a temperatura ideal para o ar-condicionado no inverno deve permanecer entre 20ºC e 23ºC.
Essa é uma época do ano em que é muito propício aparecerem gripes e outras doenças alérgicas. Aumentar muito a temperatura do aparelho pode diminuir a umidade do ar, o que acabaria causando ainda mais danos à saúde.
Qual a melhor temperatura do ar-condicionado para economizar energia
Não, você não é o único que chega em casa, fecha as portas e coloca o ar-condicionado no 17ºC.
Mas é importante saber que uma temperatura tão baixa, além de ser ruim para a saúde, pode causar danos também na sua conta de energia.
Muita gente acredita que, quanto mais baixa for a temperatura, mais rápido é o processo de resfriamento, mas isso só faz o aparelho consumir mais energia.
No entanto, a grande diferença entre a temperatura natural e os 17ºC faz com o que equipamento trabalhe mais, gerando maior gasto de energia.
Por isso, para economizar energia, é importante equiparar a temperatura interna com a que está lá fora, então fique de olho! Se conseguir manter seu aparelho em 23º, você não sofrerá tanto para pagar a conta.
Dicas para economizar com o uso do ar-condicionado
• Ao ligar o ar-condicionado, tendemos a selecionar instantaneamente a temperatura mais baixa no controle remoto. Isso tem o efeito de ativar a potência máxima do aparelho e, portanto, aumentar o seu consumo.
• Por isso, uma sugestão é ir diminuindo aos poucos a temperatura. Assim, a temperatura cairá gradativamente e o consumo do seu ar-condicionado será menor.
• Cuidado para não deixar janelas e portas abertas quando o ar-condicionado estiver ligado! Seria como jogar dinheiro pela janela, já que o ar quente acaba entrando e, por isso, seu ar-condicionado precisa trabalhar mais.
• Aposte também nos modelos de ar-condicionado inverter que podem economizar até 40% de energia elétrica em comparação com os aparelhos tradicionais.
Leia mais: Como escolher ar-condicionado? Saiba qual o modelo ideal para cada ambiente
Qual a temperatura mais fria do ar-condicionado?
Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que a temperatura mais baixa, ou seja, a mínima que pode ser configurada em um ar-condicionado é 16°C.
Mas isso vai variar muito de acordo com a potência do seu aparelho.
E, geralmente, para que essa temperatura seja alcançada com eficiência, é preciso ligar o modo cool, ou seja, o modo de refrigeração.
Leia mais: Modos do ar-condicionado: entenda todas as funções do controle remoto
Por que é recomendado deixar o ar-condicionado em 23º?
Temperaturas muito baixas podem causar choque térmico, baixar a imunidade e propiciar o surgimento de doenças respiratórias, como os resfriados, por conta da mudança brusca entre a temperatura interna e externa.
É por isso que a Anvisa estabeleceu que a temperatura ideal do seu aparelho ar-condicionado em ambientes fechados deve ficar em torno dos 23ºC, não excedendo muito, mesmo durante o verão.
Conclusão: a temperatura correta do ar-condicionado protege sua saúde e economiza na conta
Não importa o tipo de ar-condicionado que você tenha em sua casa, escolher a temperatura ideal do aparelho é uma maneira de regular o seu consumo de energia, além de proteger sua saúde e trazer conforto para os moradores da casa.
O ajuste correto da temperatura interior também garante uma melhor qualidade do ar, evitando a proliferação de micróbios, em particular.
Por isso, mantenha seu ambiente na temperatura equilibrada! Depois dessas dicas, a gente tem certeza de que você vai saber tirar o melhor proveito do seu aparelho de ar-condicionado
Leia mais:
Tipos de ar-condicionado: quais são e como escolher?
Top 10 melhores marcas de ar condicionado
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?
Como escolher o ar condicionado ideal para sua casa