Como montar um closet: personal organizer dá dicas para arrumar as roupas de forma inteligente
É hora de colocar tudo em ordem e montar um closet. O que vai no cabide e o que pode ocupar as gavetas? Como separar e organizar acessórios dentro das gavetas? Roupas de cama e de banho podem estar nesse mesmo espaço ou não? Será que vai faltar lugar para arrumar tudo? Não precisa sofrer: espaço, tem! Para ajudar no processo, a personal organizer Priscila Sabóia dá dicas para arrumar as roupas da forma mais eficiente possível e ter um closet sempre organizado. “No final, o segredo é um só: não deixar que a organização vá embora. Separar 10 minutos por dia para voltar com tudo para o lugar é o suficiente para não precisar arrumar tudo novamente em um curto espaço de tempo”, conta Priscila.
5 dicas para arrumar as roupas no closet
1. Faça uma contagem de roupas, sapatos e acessórios
A melhor maneira de começar a montar um closet é fazendo um planejamento. Para isso, o ideal é quantificar roupas, sapatos e acessórios que ocuparão o espaço antes de montar o projeto. Dessa forma, ficará mais fácil fazer a distribuição das peças pelo closet. Antes de fazer a contagem, mas ainda no tópico planejamento: “faça uma limpa no armário pensando no que não serve mais. Experimente, veja se ainda combina com o seu dia a dia e deixe apenas aquilo que, de fato, é usado”, ensina a personal organizer.
2. Dobre o máximo de roupas possível
Essa é a dica primordial para otimizar o espaço no armário. Roupas que amassam precisam de cabides, claro – que devem sempre ser colocados com o gancho virado para dentro –, mas todo o resto pode ir em prateleiras e gavetas. A forma como você vai organizá-las nesses espaços vai depender do que funciona melhor para você, mas a instrução, de forma geral, é basicamente ordená-las por ocasião e cor, tornando mais prática a visualização do que está no closet.
3. Tome cuidado com closets abertos
Closets abertos ficam mais expostos e, com isso, as roupas acabam acumulando mais poeira. Se é o seu caso, provavelmente você precisará investir em capas para ternos, ombreiras e packs para roupas que ficam nos cabideiros. Além disso, como tudo fica à vista, é ainda mais importante manter a organização do espaço. Dentro das gavetas, a rotina é a mesma para closets abertos e closets fechados: tudo que vai, volta para o mesmo lugar.
4. Use organizadores de gavetas para não perder miudezas
Um organizador com pequenos nichos ou colmeias pode ajudar muito a manter gavetas sempre em ordem, já que ajudam bastante a evitar que as peças se misturem. Acessórios, por exemplo, podem ser agrupados e organizados por categoria: bijuterias em uma caixa ou gaveta com divisórias, lenços e cintos pendurados ou enrolados e guardados em colmeias. A ideia dos organizadores de gavetas também vale para as roupas íntimas e meias, por exemplo.
5. Aproveite os espaços do maleiro
A parte de cima do closet, chamada de maleiro, é a que tem o acesso mais difícil. Por isso, ela é ideal para armazenar itens que não são usados com tanta frequência – como roupas e sapatos de inverno, por exemplo – ou, para quem não tem muito espaço em casa, para arrumar roupas de cama e banho. Você pode usar packs ou caixas para separá-las por categoria e armazená-las na parte mais alta do armário.