Como colocar papel de parede passo a passo
O papel de parede é daquelas soluções que dão efeito imediato na decoração da casa. Ressuscita a sala sem graça, deixa o lavabo com cara de Casa Cor e transforma seu quarto em ambiente do Pinterest em apenas um dia. É prático de instalar, tirar e não faz muita sujeira.
Ou seja, uma boa pedida para quem quer mudar os ares da casa, sem fazer quebra-quebra. Mas como colocar papel de parede de cola de maneira fácil e rápida?
Apesar de simples, a instalação de papel de parede exige atenção e paciência para garantir que ele fique sem bolhas e bem alinhado nas emendas. Por isso, o mais recomendado é você contratar um serviço especializado para instalar o produto.
No entanto, para quem é adepto ao DIY e já está acostumado a fazer pequenas reformas em casa, a instalação do papel de parede pode ser uma tarefa simples. Portanto, se você optar por fazer a instalação por conta própria, o canal Leroy Merlin Brasil elaborou um passo a passo completo mostrando como colocar papel de parede. Preparado?
• Leia também: Como colocar papel de parede adesivo
O que é necessário para colocar papel de parede?
Antes de começar a colocar seu papel de parede, é necessário separar alguns materiais. Alguns deles são essenciais, como citamos abaixo:
• Rolo de papel de parede;
• Cola para papel de parede.
Porém, também há alguns materiais que podem ajudar muito durante a aplicação, por exemplo:
• Jornal para forrar o chão;
• Prumo para guiar a instalação;
• Espátula;
• Pano úmido;
• Balde para preparar a cola;
• Água para diluição da cola;
• Ferramentas para retirar espelhos de tomadas e parafusos.
Esses materiais podem tornar a aplicação de um papel de parede ainda mais fácil, evitando desperdício de tempo e dinheiro. Para organizar o trabalho, não se esqueça de separar todos os materiais que vai utilizar antes de começar o processo.
Como colocar papel de parede com cola?
A instalação do papel de parede é um procedimento simples, mas é preciso atenção para que tudo fique perfeito e transforme o seu ambiente em um novo espaço. Após escolher o seu papel de parede, prepare-se para a instalação.
1. Retirar papel de parede existente e limpar paredes
Prepare o ambiente para a aplicação do papel de parede: forre o chão do local para não sujar o piso e limpe a parede.
2. Desligue a energia. Tire os espelhos de tomadas e interruptores
Quer saber como colocar papel de parede de forma segura? É muito importante desligar a energia para evitar acidentes. Então tire todos os espelhos de interruptores e tomadas. Não se esqueça dos parafusos.
3. Prepare a cola
Prepare a cola especial para papel de parede com 30 minutos de antecedência. Use a quantidade de água indicada na embalagem do produto.
4. Medir e marcar as paredes com o papel de parede
Para medir o tamanho das faixas de papel de parede a serem usadas, meça a altura da parede e acrescente 10 cm. Essa sobrinha será usada para fazer o acabamento.
Depois disso, corte o papel na altura da medida da parede lembrando de deixar os 10 cm a mais. Uma dica boa para garantir que o papel de parede tenha a continuidade correta é numerar o verso de cada tira cortada. Assim, você saberá em qual sequência as tiras devem ser aplicadas.
Repita o processo com todas as faixas do papel de parede. Aliás, tome cuidado para que os desenhos da estampa do papel de parede se encontrem e assim, quando estiver aplicado, tenha uma continuidade bonita.
Agora chegou a hora de começar a aplicação. Utilize um prumo para guiar a orientação do papel de parede.
5. Passe a cola no verso do papel de parede
Coloque uma das faixas sobre o chão com a estampa virada para baixo e passe uma demão de cola da metade para a ponta da faixa. Então, dobre a parte com cola sobre ela mesma.
E repita o processo com a outra metade da faixa de papel de parede que está sem cola. Espere a cola agir por 3 minutos com o papel todo dobrado.
6. Aplique as faixas de papel de parede
Hora de aplicar o papel na parede. Leve-o ainda dobrado e comece aplicando a parte superior. Desdobre o papel e vá desenrolando e colando até a parte de baixo da parede. Lembre-se de se guiar pela faixa do prumo e de deixar uma margem de 5 centímetros a mais em cada ponta para o acabamento.
Para colocar as faixas seguintes, tome cuidado para não fazer a sobreposição de uma com a outra. É importante checar também se a emenda do papel está batendo. Nessa hora, vale conferir a numeração feita anteriormente no verso e se guiar por ela. Se a estampa da segunda faixa não estiver alinhada com a primeira, basta retirá-la com cuidado e aplicar novamente.
Antes que a cola seque por completo, faça um corte em X nos pontos de interruptores e tomadas. Se a parede tiver canaletas, faça um corte em linha reta e deixe-as para fora do papel. Também, nas extremidades de portas e janelas, corte o papel de parede deixando 5 centímetros de sobra para fazer o acabamento.
7. Retire o excesso de cola com um rolo e pano úmido
Alise o papel com as mãos para remover as bolhas maiores e, em seguida, passe uma espátula para retirar as menores. Esse movimento também ajuda a retirar o excesso de cola do papel de parede. Faça o movimento do centro para as bordas.
Com a ajuda de uma espátula, pressione todos os vincos e cantos em todas as extremidades de corte, como rodapé, teto, batente etc.
Depois, corte as sobras do papel de parede com estilete. Volte com os espelhos e caixas de tomada. Pronto! Aposto que você nem se lembra mais do papel de parede antigo, certo?
Como calcular a quantidade certa de papel de parede
Antes de começar o passo a passo da instalação de como colocar papel de parede, você precisará calcular a quantidade correta que irá comprar.
Para isso, basta dividir a área da parede pela área do papel de parede. Com isso, você chegará na quantidade de rolos que será necessário utilizar.
Sua conta não deu um número inteiro? Então, basta arredondar para cima para garantir que você terá a quantidade para cobrir toda a parede. Aliás, uma dica de ouro é verificar se os rolos que você pegou são do mesmo lote na hora de escolher o papel de parede. Isso garante que os rolos tenham a mesma tonalidade.
Na hora de escolher o local que receberá o papel de parede, lembre-se de que nas superfícies secas, como parede da sala e quarto, você pode aplicar qualquer modelo. Já nas úmidas, escolha um com acabamento em vinil.
Qual o tipo de cola para instalar papel de parede?
Existem diversos tipos de cola para papel de parede, desenvolvidas especialmente para essa tarefa. Entre elas, a cola em pó é muito usada e simples. Ela deve ser diluída em água e usada imediatamente após. Além disso, essa cola tem efeito imediato e não pode ser armazenada após a diluição em água.
Normalmente, essa cola é adequada para todos os tipos de parede. Porém, é preciso atenção porque, se preparada de maneira errada, ela não será eficiente. Portanto, sempre siga as instruções na embalagem e compre uma cola que irá render a quantidade certa que você precisa.
Ademais, há a cola líquida concentrada, que deve ser diluída conforme as instruções para que o rendimento e a aplicação sejam corretos.
Viu só como é simples aplicar o papel de parede? Mas, é sempre importante lembrar que para ter um acabamento bonito e bem feito é preciso usar uma cola apropriada para o papel de parede.
Como preparar a parede para colocar papel de parede?
Antes de começar a aplicação do papel de parede, é preciso preparar a parede porque ele não pode ser aplicado em qualquer superfície. A parede deve:
• Ter acabamento em massa corrida ou pintura lisa;
• Estar perfeitamente lisa e não possuir saliências;
• Não ter nenhum indício de umidade, infiltração e/ou mofo.
Sendo assim, para saber como colocar papel de parede corretamente, veja os principais pontos de atenção para preparar o local:
Buracos e rachaduras
A superfície deve ser lisa. Para isso, preencha os buracos e rachaduras com massa corrida. Vale lembrar que uma parede porosa absorve a umidade da cola do papel de parede muito rapidamente e, assim, o papel de parede não tem tempo de grudar bem.
Portanto, é aconselhável aplicar uma fina camada de cola, selador ou primer no novo gesso. Isso também facilitará a remoção do papel no futuro.
Umidade
É muito importante lembrar que o papel de parede não tem a função de esconder defeitos ou problemas. Se suas paredes estiverem úmidas, por exemplo, você deve primeiro eliminar a causa do problema e deixar a parede secar.
• Leia também: Tipos de impermeabilização
Tinta e limpeza
Se as paredes forem recém-rebocadas, deixe-as secar bem. Aliás, se a construção for nova, é preciso esperar de 3 a 6 meses antes de colocar papel de parede.
Já se as paredes foram pintadas com tinta látex ou acrílica (em bom estado), você pode começar a colocar papel de parede imediatamente. Se for uma tinta brilhante, primeiro você terá que lixar as paredes, para garantir uma melhor aderência do papel de parede.
Certifique-se sempre de remover a poeira das paredes, lavando-as com água e um detergente adequado. Comece de cima para baixo, assim, caso tenha alguma sujeira, não vai cair onde já estava limpo.
Tempo de preparação
Em média, para uma sala de 10 m² com paredes mais ou menos danificadas e contando o tempo de secagem do rejunte antes do lixamento, basta um dia para preparar as paredes antes da aplicação do papel de parede.
Viu como é simples? Seguindo esse passo a passo de como colocar papel de parede, você não terá erro e seu ambiente ficará ainda mais bonito. Veja dicas para escolher o seu papel de parede.
Leia mais:
Como tirar papel de parede (passo a passo)?
25 inspirações de papel de parede para quarto de casal
Como colocar papel de parede adesivo