Ferramentas

Tupia: para que serve e como usar corretamente

Tupia: para que serve e como usar corretamente?

Uma das partes mais importantes de uma construção em madeira é o seu acabamento. Com ele é possível criar uma identidade para a peça, deixando-a mais elegante e única. E para desenvolver acabamento em móveis, como ranhuras, molduras, entalhos, chanfros, encaixes ou detalhes arredondados, existe uma ferramenta especifica chamada tupia.
No mercado encontramos algumas variações de tupia, portanto na hora da compra é importante procurar a que mais se adequada às suas necessidades.
– Coluna: Feita para ser operada com as duas mãos essa tupia oferece uma regulagem precisa e maior segurança na operação.
– Laminadora: Sua principal função é refilar laminados.
– De mesa: Fixa sob uma bancada, essa tupia é indicada para execução de trabalhos de grande porte, como portas, janelas e bancadas. Costumam ser utilizadas em marcenarias. 

Acessórios

Fresas: Responsável por dar o formato ao corte, cada fresa possui uma finalidade podendo se adequar com sua necessidade de acabamento. 
Guia paralela: Utilizado para realização de canais paralelos na peça.
Guia Gabarito: Utilizada para copiar modelos de canais.

Dicas

– Por se tratar de um equipamento pesado e de precisão, recomenda-se sempre segurá-las com as duas mãos.
– Para evitar a perda de controle da máquina o ideal é utilizar a fresa no sentido contrário que a máquina está sendo conduzida.
– Busque sempre utilizar o equipamento de proteção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo