Tipos de textura: Conheça as Melhores para Parede

Publicidade Cupom Leroy Merlin

É possível usar diversos tipos de texturas tanto nas paredes internas quanto externas, pois eles imprimem personalidade ao ambiente e ajudam a controlar a umidade e disfarçar imperfeições. Independentemente da área em que você vai aplicar tal efeito, sempre existirá um tipo que vai atender melhor à sua necessidade. E é sobre isso que você vai ler a partir de agora.

Quais são os tipos de texturas para parede?

Existem diversos tipos de texturas e efeitos que podem ser aplicados usando massa ou tinta. Cada tipo de textura usa uma técnica e um conjunto de ferramentas para chegar ao resultado — e conhecê-los é importante para que você faça a melhor escolha.

Texturas de parede com massa acrílica

As texturas de parede com massa acrílica dão mais destaque e acrescentam relevo. Sua aplicação exige um pouco mais de técnica, mas nada que não seja possível aprender — e com ferramentas certas, fica melhor ainda. O uso de massa acrílica consegue trazer charme e elegância para o ambiente.

descrição_da_imagem

Uma das técnicas mais conhecidas, o grafiato mistura grânulos de cristais naturais à massa, deixando a parede mais resistente e criando um visual rústico e charmoso. Por conter componentes impermeáveis, é um ótimo tipo de textura para paredes externas. Sua aplicação é feita com o uso de espátula e desempenadeira de PVC.

O chapiscado é uma das melhores opções para usar com massas granuladas finas ou paredes lisas. É a técnica ideal para cobrir imperfeições da parede e controlar a umidade, conferindo um visual rústico ao ambiente.

A textura chapiscada é muito utilizada para muros, principalmente quando não existe a intenção de rebocar, e sua aplicação pode ser feita usando um rolo de pintura texturizado.

A técnica de ranhura é mais clássica e pode ser aplicada para dar efeito de onda ou listra na parede. Sua aplicação é feita com uma espátula dentada de plástico com pequenos sulcos.

Por ser uma técnica mais simples, ela dá espaço para a criatividade na hora da aplicação, permitindo ir muito além de ondas e listras. Com uma aplicação mais simples, feita com uma desempenadeira de aço, o espatulado permite o uso da criatividade para criar os efeitos visuais da textura.

O efeito riscado é parecido com o grafiato, porém com um resultado mais refinado. Ela não sai de moda e é fácil de fazer, pois você precisará apenas de uma escova ou vassoura para aplicar a textura enquanto a massa ainda estiver molhada.

Já o efeito quadriculado é obtido com o uso de uma espátula e, dependendo da direção que for aplicado, pode dar o visual de azulejos.

Pinturas com efeito texturizador

Pinturas com efeito texturizador, que utilizam tintas com textura, são mais fáceis de aplicar e o aspecto final varia de acordo com o estilo de rolo escolhido.

O efeito marmorizado é um dos mais elegantes, pois deixa a parede com aspecto de mármore. Esse tipo de textura pode ser aplicado em paredes internas e bancadas, e sua principal característica é a originalidade.

Já o efeito metálico dá à parede mais brilho e modernidade, e você pode aplicá-lo com variações de estilo como aço escovado, craquelado e listras.

O efeito lousa é o que apresenta mais versatilidade e que permite a construção de ambientes criativos. Sua aplicação é ideal para quarto de criança, cozinha e escritórios, mas você pode deixar a criatividade fluir e aplicar onde desejar.

descrição_da_imagem

A textura com efeito diamante é indicada para ambientes internos, pois dá mais sofisticação e torna o ambiente agradável e com um visual de arrancar elogios.

Assim como as paredes de cimento queimado, a textura com efeito cimento queimado tem um acabamento moderno, sóbrio e requintado. Funciona muito bem para destacar uma parede, dando mais personalidade ao espaço. Muito presente em decorações no estilo industrial, é ideal para apartamentos com layout de estúdio, cômodos amplos e poucas divisões.

descrição_da_imagem

Agora que você já conhece os principais tipos de textura é hora de saber mais sobre os materiais utilizados para criar paredes sofisticadas, elegantes e charmosas.

Materiais para fazer uma parede com textura

Cada tipo de textura precisa de uma ou mais ferramentas específicas para chegar ao efeito desejado e, para chegar em um resultado de qualidade, é preciso escolher as ferramentas certas.

Ferramentas para fazer textura na parede

Existe uma série de ferramentas para você aplicar os mais variados tipos de textura nas paredes internas e externas da sua casa.

Em sua maioria de plástico, as espátulas estão disponíveis em diversas medidas e acabamentos, como borda lisa ou dentada.

As texturas aplicadas com rolos protegem, tratam e proporcionam um aspecto moderno em paredes internas e externas. Você tem à disposição no mercado vários tipos de rolo para textura com elementos florais, ondulações, formas geométricas e diversas outras combinações.

As desempenadeiras são muito utilizadas para aplicar a textura grafiato e você encontra diversos tipos no mercado, como a reta, dentada, emborrachada entre outras.

As escovas estão entre as ferramentas mais fáceis de ser encontradas. Você talvez até tenha em casa, já que até as escovas de lavar roupa podem ser utilizadas para a aplicação de texturas.

Uma das ferramentas mais simples de usar, as esponjas geram um resultado cheio de estilo e originalidade. Para um resultado agradável, é recomendado usar uma cor de tinta diferente da que está na parede.

Tipo de texturizador

Só com as ferramentas não é possível aplicar as texturas, é preciso ter em mãos o elemento principal, que pode ser massa para textura ou tinta. Esses elementos é que darão à parede o visual desejado e tornarão seu ambiente mais agradável.

Ao usar a massa para textura, além de conseguir mais relevo, você corrigirá imperfeições na parede, deixando ela mais nivelada e, dependendo da massa acrílica que utilizar, vai reduzir a umidade, pois a parede estará impermeabilizada.

Existe massa para textura em paredes internas, externas e aquelas que servem para ambas. Então, observe na hora de comprar para levar o tipo compatível com a parede e textura desejada.

A tinta para textura permite criar paredes coloridas cheias de efeitos visuais. Na hora de escolher a tinta para aplicar a textura desejada verifique se é a tinta ideal, pois existem outros tipos de tinta, como as acrílicas e a óleo.

Considere também para que tipo de ambiente é a tinta, pois ela pode ser para ambiente interno, externo ou ambos.

Agora que você já está por dentro dos tipos de textura e das ferramentas que precisa para texturizar suas paredes, o que acha de colocar a criatividade para funcionar e decorar as paredes na sua casa? Conheça a linha de texturas e tintas com efeito que a Leroy Merlin preparou para você e crie ambientes incríveis.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo