Tipos de máquina de solda: quais são e para que servem

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Existem vários tipos de máquina de solda, que tornam o trabalho de unir materiais como ferro e aço ainda mais eficiente e rápido. A soldagem usa o calor para unir materiais, ajudando a criar diferentes produtos.

Tipos de Máquina de Solda: Máquina de solda cúbica vermelha e preta TIG 250A

Não à toa, a máquina de solda é muito comum e útil na construção civil e em indústrias, como a metalúrgica, a aeronáutica e a naval. Por conta disso, há vários modelos de máquinas de solda disponíveis.

Conheça os Principais Tipos de Máquina de Solda
1 – Máquina de solta TIG
2 – Máquina de Solda MIG/MAG
3 – Máquina de solda eletrodo revestido
4 – Máquina de solda multiprocessos

Tipos de máquina de solda

As ferramentas para solda têm evoluído e estão cada vez mais tecnológicas, o que garante técnicas mais avançadas e eficientes para unir metais e diferentes materiais. A máquina de solda permite praticidade, rapidez e eficiência.

Ao escolher um tipo de máquina de solda, é preciso considerar as principais indicações de cada modelo. Há modelos indicados para trabalhos em alumínio ou titânio, por exemplo.

Entre os tipos de solda, existem também opções para uso profissional. Por isso, vale conhecer quais os tipos de máquinas de solda para encontrar o modelo ideal.

1. Máquina de solda TIG

A máquina de solda TIG é uma boa pedida para uso profissional, já que ela precisa de habilidade no manuseio. Muito versátil e eficiente, esse produto atende todos os tipos de materiais.

O modelo utiliza eletrodo de tungstênio para fazer a união de qualquer tipo de metal e é ótimo também para trabalhos com materiais mais delicados, como o titânio. Seu uso é comum, por exemplo, na soldagem de gasodutos e na indústria de alimentos e farmacêutica.

Tipos de Máquina de Solda: Máquina de solda RIV 136 na cor amarela sendo utilizada em objeto cilíndrico

2. Máquina de Solda MIG/MAG

Uma máquina de solda MIG ou MAG é garantia de bons resultados até mesmo para quem não é profissional e não tem prática no uso de máquinas de solda.

Se você deseja uma máquina de solda portátil, vale considerar essa opção. O modelo permite trabalhar com diferentes materiais e é interessante, por exemplo, para unir aço e alumínio. Esse tipo de máquina de solda oferece versatilidade.

Tipos de Máquina de Solda: Máquina de solda MIG 180A, cabos e acessórios

3. Máquina de solda eletrodo revestido

A máquina de solda eletrodo garante um processo de soldagem de baixo custo. De fácil manuseio, a ferramenta é muito popular e utilizada na construção de estruturas de aço, por exemplo.

Elas estão entre as alternativas voltadas ao trabalho profissional. O processo de soldagem utilizando eletrodo revestido também é versátil, já que permite a utilização em praticamente todos os materiais. É uma boa pedida para quem deseja realizar trabalhos com artesanato.

Tipos de Máquina de Solda: Inversora de Solda na cor amarela com rodinhas

4. Máquina de solda multiprocessos

Investir em uma máquina de solda multiprocessos é ter uma ferramenta 3 em 1. Ela é uma ótima escolha para quem deseja todas as características de uma máquina de solda MIG, TIG e com eletrodo.

As máquinas de solda eletrodo revestido e TIG são multifunções e, por isso, vale escolher o modelo para diferentes aplicações — principalmente se o seu trabalho apresenta diferentes desafios ou em serviços que demandam mais de um tipo de processo de soldagem.

Tipos de Máquina de Solda: Máquina inversora de solda MIG MMA na cor cinza

Para que serve a máquina de solda?

Os tipos de solda são essenciais para realizar diversos trabalhos na indústria naval e aeronáutica, em oficinas mecânicas e na construção civil.

Ao entender como funciona uma máquina de solda, você vai saber que ela fornece energia suficiente para unir partes de metais, como ferro, alumínio e aço, de forma permanente.

Existe também mini máquina de solda entre os tipos de máquina de soldar, que facilita pequenos reparos e permite trabalhar em lugares de difícil acesso.

Tipos de Máquina de Solda: Mini máquina de solda

A máquina de solda elétrica é um dos tipos de máquina de solda moderna. Elas são conhecidas pelo fácil manuseio e boa gama de aplicação, já que possibilita trabalhar com materiais como cobre e níquel, por exemplo.

Qual a diferença entre transformadora e inversora?

As máquinas de solda podem ser transformadoras ou inversoras. De maneira geral, ambas têm suas vantagens. As diferenças estão no tipo de tecnologia e na indicação de uso.

A máquina de solda inversora utiliza silício e é mais leve, compacta e portátil, ou seja, ela é ideal para ser transportada.

Assim sendo, sobre o que é máquina de solda inversora, o modelo é interessante para quem deseja uma ferramenta de solda TIG e MAG, a fim de soldar diferentes tipos de metais.

Tipos de Máquina de Solda: Máquina de solda amarela e preta com aparência de maleta

Já a máquina de solda transformadora é o modelo mais tradicional. Por ser mais robusta e pesada, vale utilizá-la de maneira fixa. Ela é uma boa pedida para quem precisa de um único método de soldagem.

Esse tipo de máquina de solda é mais simples de usar, já que a ferramenta costuma apresentar apenas dois ou três botões.

Na Leroy Merlin, você encontra todos os tipos de máquina de solda, incluindo máquinas de solda Esab, máquinas de solda Vonder, máquinas de solda Balmer, máquinas de solda Super Tork e máquinas de solda V8 Brasil, com os melhores preços. Confira as ofertas e escolha a sua hoje mesmo!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo