Tipos de fresas: quais são e como escolher
Os diferentes tipos de fresas são essenciais para um marceneiro realizar seu trabalho. Trata-se de uma ferramenta de corte, com dentes e gumes para fazer fendas, ranhuras, rebaixas, bordas arredondadas ou encaixes.
Seja para uso profissional ou doméstico, essa ferramenta de precisão é uma aliada da furadeira, da parafusadeira e da tupia. Parecida com uma broca, a fresa tem lâminas que fazem cortes laterais – ao contrário da broca, que apenas perfura.
Quais são os tipos de fresas?
Fundamental entre as ferramentas, a fresa está disponível em diferentes tipos e formatos, de acordo com sua função e materiais.
A mais popular é a fresa reta. Versátil, ela pode ser utilizada para finalidades como ranhuras, encaixes e frestas. Mas é importante lembrar que a peça está disponível em diferentes diâmetros, como é o caso das fresas de 1/4” e de 1/2”.
Outra opção destas ferramentas é a fresa reta com rolamento, que desliza na borda da madeira, aparando a segunda peça e nivelando a primeira. Por isso, sua utilização é muito comum para aparar laminados de plástico, peças com várias camadas de madeira e madeiras com acabamento de compensado.
Já a fresa para quebrar canto é voltada para modelar perfis arredondados na borda da madeira, permitindo aparência leve. Com rolamento, também é usada como tupia manual. Você encontra esse tipo de fresa em diferentes dimensões e tamanhos, como as de 3/8” e 1/4”.
A fresa para rasgo, como o próprio nome já diz, é responsável por rasgar. Seu diferencial é ter um rolamento na ponta, possibilitando o controle da largura do rasgo. Ela é interessante também porque permite alterar o rolamento para conseguir rasgos diferentes.
Para fazer desbastes das bordas em peças de madeira, vale investir em uma fresa para chanfro. Com vários tamanhos, você pode, inclusive, aumentar ou diminuir o contato da fresa no objeto, a partir da variação da dimensão do chanfro – o modelo mais popular é o de 45 graus.
Qual o melhor kit de fresas?
Algumas dúvidas podem surgir na hora de escolher um kit de fresas para seu estojo de ferramentas. Por isso, é preciso estar atento a algumas informações e procurar sempre produtos de qualidade.
Em alguns casos, pode ser interessante adquirir peças avulsas, conforme a necessidade e atividade a ser empenhada. Mas, caso você opte por um kit de fresa, verifique sempre a quantidade de peças disponíveis no jogo.
Os jogos de fresas mais comuns vêm com 5, 6 ou 12 fresas, que garantem versatilidade. Mas é válido sempre conferir se a fresa que você pretende adquirir é compatível com a atividade ou se está disponível no kit de fresa que você deseja.
Agora que você já conhece os tipos de fresas e a finalidade delas, encontre as opções que você precisa na Leroy Merlin!