3 inspirações para reforma fachada de casas simples!
Reformar a fachada de uma casa é papo tão sério, quase comparado, do ponto de vista estético, a fazer uma cirurgia plástica no rosto. Isso porque a fachada é a síntese do estilo da residência como um todo.
“A fachada é a primeira vista da residência, então devemos considerar o estilo e personalidade dos clientes, além de analisar toda a questão de resistência dos materiais que serão utilizados”, afirma a dupla de arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzu, sócias do escritório Degradê Arquitetura (@degrade_arq).
Neste artigo, vamos mostrar os aspectos mais importantes que você deve considerar ao fazer a reforma de uma fachada de casa. Segue o fio. 🧵
Como fazer a reforma da fachada de casa simples?
Para dar início a um projeto de reforma de uma fachada de casa, é preciso seguir algumas etapas.
A primeira delas é levantar características e elementos que são interessantes e estão em bom estado para preservar a identidade da casa.
Caso esses elementos não estejam em bom estado, opte por usar na reforma materiais resistentes, como revestimentos e tintas especiais para fachadas.
Um projeto cuidadoso também irá levar em consideração alguns cuidados, como verificar o estado, a resistência e a durabilidade dos materiais e como está a impermeabilização do imóvel, além dos fatores que listamos a seguir.
Nova pintura
É quase certo que para reformar uma fachada você irá passar pelo quesito pintura. Nesse ponto, a recomendação das arquitetas da Degradê Arquitetura é considerar que deverá ser feita a impermeabilização com um impermeabilizante para fachada.
Preste atenção também na escolha de uma tinta que seja específica para fachadas.
“Verifique ainda se é necessário remover toda a camada de tinta, se há resquícios de infiltração, para que faça antes da pintura um preparo, assim a nova pintura ficará harmônica e em perfeito estado”, recomenda a designer de interiores Norah Carneiro.
Mudanças visuais
As mudanças visuais são as que terão maior impacto. “Elas geralmente consistem em mudanças como revestimentos, cores, novas portas e caixilhos, e devem ser feitas para a manutenção e resistência da fachada, além de dar uma renovada na ‘cara’ da construção”, diz a dupla de arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzu, sócias do escritório Degradê Arquitetura (@degrade_arq).
Alterações parciais
A designer de interiores Norah Carneiro alerta sobre a importância de contratar um profissional para auxiliar e atender a necessidade do cliente, evitando, assim, danos em outras áreas do imóvel.
Alterações parciais geralmente são sugeridas com a aplicação de novos revestimentos e nova pintura com novas cores.
Alterações totais
Já no caso de se fazer alterações totais, pode-se prever a necessidade de novos revestimentos e cores, mas também portas, caixilhos e coberturas, apontam as arquitetas da Degradê Arquitetura.
Quais os cuidados na hora de fazer a reforma da fachada de casa antiga simples
É preciso ter cuidado com o estado de conservação dos materiais e elementos da construção que são mais antigos, observar se estes estão preservados ou se será necessário trocá-los por algo novo.
Outro alerta: é sempre importante reforçar a impermeabilização. “É preciso ter um cuidado principalmente com a parte estrutural, pois um imóvel antigo pode oferecer riscos, como vazamentos e rachaduras”, afirma Norah Carneiro.
Mão de obra
Contratar a equipe de profissionais certa e experiente é um bom começo. Isso inclui contratar um arquiteto para fazer o projeto e o gerenciamento da reforma, um engenheiro, se for necessário fazer algo estrutural, um designer de interiores, se necessário planejar e projetar os diferentes espaços internos, e até um paisagista, para executar projetos paisagísticos e funcionais, dando aquela revitalizada no jardim.
“Verifique se os profissionais que está contratando têm experiência com reforma de fachadas”, recomendam as arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzu.
“Busque empresas com relevância no mercado, opte por indicações de amigos ou boas avaliações online”, diz Norah.
Materiais usados
Há uma diversidade grande de materiais para fazer uma reforma de fachada de casa. Carolina e Larissa recomendam o uso de materiais como tinta específica para fachada, revestimentos como tijolinhos, porcelanatos, cimento queimado e pedras.
Para as esquadrias, podem ser usados materiais como alumínio e madeira.
Estrutura
“É preciso checar a segurança da estrutura e utilizar os equipamentos de segurança, quando se tratar muitas vezes de locais altos e com difícil acesso”, diz Norah Carneiro.
“Verifique se não há rupturas na estrutura e, caso não haja, verifique como será mantida a estrutura de acordo com o projeto”, afirmam as arquitetas.
Inspirações de reforma da fachada de casa simples com antes e depois
Confira a seguir três inspirações de reformas de fachadas, antes e depois.
1. De consultório a residência
Os moradores dessa casa são um casal jovem que desejam uma casa confortável para receber a família. Os principais desafios das arquitetas era adaptar a residência que era um consultório odontológico para uma casa residencial.
As principais demandas eram espaços confortáveis para que os clientes pudessem receber seus familiares. A fachada principal ganhou parede de tijolinhos, portão, porta de entrada e janelas em alumínio cor preta.
A fachada do fundo também recebeu tijolinhos, pintura em cimento queimado e porta camarão, permitindo abertura total do vão de acesso à cozinha.
Na varanda, guarda-corpo em serralheria e detalhe para o pórtico na cor preta criado para estender a laje de cobertura da varanda do quarto de casal com uma claraboia de vidro, permitindo mais iluminação para o espaço.
Projeto: arquitetas Carolina Lorenzato e Larissa Monzu, sócias do escritório Degradê Arquitetura (@degrade_arq)
Fotógrafa: Julia Ribeiro
2. Inspiração industrial
Essa residência está situada em Vitória da Conquista (BA), em área urbana. O desejo dos proprietários era dar um ar mais contemporâneo à casa, que havia sido construída há mais de 15 anos.
“Era uma residência com telhado a vista e, para a reforma, fizemos as platibandas para escondê-lo, além da troca total de revestimentos”, conta a arquiteta Lara Gusmão.
A inspiração do projeto foi uma arquitetura um pouco mais industrial, que se mostra presente no revestimento em aço corten e nos tons mais escuros, incluindo o preto.
Projeto: Lara Gusmão (@laraggusmao)
Fotos: acervo pessoal
3. Casa conceitual e moderna
Esse projeto de casa em Itu, no interior de São Paulo, foi uma reforma do zero, na qual foram feitas algumas intervenções para atender às necessidades dos moradores. Trata-se de uma casa conceitual e moderna, com o conforto e o aconchego de uma casa de campo. Na fachada, foi inserido um paisagismo deslumbrante, bastante convidativo e acolhedor, feito pelo profissional Eduardo Mera (@eduardomera). Foi feita uma pintura nas paredes externas, com um conceito industrial, de cimento queimado, contrapondo com as esquadrias no tom de azul, harmonizando com o design de interiores predominante no mesmo tom. Em volta das esquadrias foram inseridas algumas molduras brancas, dando um toque de modernismo e requinte. Apesar de ser uma reforma num imóvel de poder aquisitivo alto, há muitos detalhes despojados e descomplicados, característicos da casa de campo.
“É realmente uma casa aconchegante, mesmo com alguns aspectos rústicos, há também o modernismo, o contemporâneo, é um ambiente acolhedor, perfeito para estar em família e receber amigos”, afirma a designer de interiores Norah Carneiro, autora do projeto.
Projeto: Norah Carneiro
Fotos: Divulgação
Conclusão
Curtiu esses projetos de fachadas de casa? A gente sabe que fazer reforma não é fácil, mas na hora de fazer a sua reforma, lembre-se dos aspectos que abordamos aqui e garanta que no seu projeto corra tudo bem e você fique pra lá de satisfeito com o resultado.
Leia mais:
• Etapas de uma obra: como planejar do zero
• Os 22 projetos DIY mais criativos e funcionais do Casa de Verdade
• O que comprar para a casa nova? 45 itens indispensáveis