Quadro com plantas prensadas em vidro: passo a passo de um herbário vivo para a sua parede
Os quadros com plantas fazem parte das tendências de decoração de 2019 para salas, quartos e outros ambientes da casa. A forma mais simples de conseguir um desses é apostar naqueles que têm as folhas ou flores estampadas, mas, para quem gosta do DIY, o herbário vivo para a parede é uma opção incrível. Para conseguir esse modelo, você só vai precisar escolher suas folhas preferidas e prensar num quadro entre dois pedaços de vidro. Não tem mistério e o passo a passo você pode ver direitinho aqui embaixo!
O que você vai precisar
Além do passo a passo simples, o quadro com plantas prensadas em vidro também não vai te dar muito trabalho na hora de correr atrás dos materiais que são necessários para a sua montagem. Entre todos os elementos da lista aí de baixo, o que vai te demandar um esforço maior é o vidro para a parte de trás da moldura. Ele deve ser encomendado numa vidraçaria (é bem baratinho!) com o mesmo tamanho do vidro frontal. Assim, os dois vão fazer a pressão necessária para manter as suas folhas e flores presas no lugar.
1) Uma moldura com vidro no tamanho desejado por você;2) Um pedaço de vidro com as dimensões ideais para ser encaixado na parte de trás da moldura;3) Folhas ou flores para a parte de dentro do quadro.
Confira o passo a passo para fazer o quadro com plantas prensadas em vidro:
Passo 1: Depois de se certificar que os dois pedaços de vidro têm o mesmo tamanho, você deve encaixar o primeiro deles na moldura com cuidado;Passo 2: Veja como as folhas escolhidas por você se completam antes de posicioná-las no quadro. Dessa forma, você consegue ter uma noção da melhor disposição para cada uma delas no vidro;Passo 3: Uma de cada vez, posicione as folhas com a parte da frente virada para baixo no vidro;Passo 4: Coloque o vidro de trás pressionando as folhas, com cuidado para não quebrar nenhuma das duas partes. Para finalizar, basta fechar os prendedores da moldura e colocar seu quadro na parede ou numa prateleira!
Confira estas dicas para o seu herbário vivo ficar incrível logo de primeira
Mesmo com um passo a passo simples, existem pequenos detalhes que podem dificultar a montagem do seu quadro com plantas prensadas em vidro. Na hora de escolher as plantas, evite usar folhas que estiverem 100% secas — principalmente se elas forem das mais leves e delicadas, como as das samambaias. Nessa fase da decomposição, elas costumam ficar muito frágeis e quebram com facilidade. Por outro lado, quando as folhas ainda estão muito hidratadas, elas vão sofrer esse processo de secagem dentro do próprio quadro e vão mudar de cor. Por isso, escolha sempre uma folha seca, mas que não esteja se desfazendo com facilidade: as de palmeira são ótimas para isso!
Outro desafio em alguns tipos de folhas é que pode ser difícil de prensar o cabinho. Caso isso aconteça, use uma faca pequena, de ponta afiada, para tirar um pedaço da parte de trás dele delicadamente: assim vai ser bem mais fácil prender o segundo vidro. Um detalhe importante é evitar usar folhas muito grossas com outras mais finas. O motivo é simples: as folhas grossas ocupam um “espaço” maior entre os dois vidros e, por causa disso, é provável que as finas fiquem soltas, indo de um lado para o outro. E aí: preparado para colocar todas as dicas em prática?