Persiana ou cortina para sala de apartamento: qual a melhor?
Escolher entre cortina e persiana para sala é uma tarefa que desperta muitas dúvidas. E não é para menos, já que as duas opções têm suas vantagens e desvantagens, conforme as necessidades de cada ambiente.
O que vale, em uma situação como essa, é saber exatamente quais são as características da sala antes de tomar a decisão.
Dessa maneira, comece as pesquisas com bastante antecedência e veja exemplos que podem te ajudar a tornar o ambiente confortável, elegante e prático, ao mesmo tempo.
Só assim, será possível fazer um excelente investimento que agrega valor em longo prazo. Quer saber mais? Vamos mostrar as principais diferenças entre cortina e persiana para sala. Acompanhe!
Persianas
Muito práticas e com propostas que se encaixam em qualquer ambiente, as persianas são importantes aliadas da decoração não apenas das salas de estar.
As persianas podem ser utilizadas em todos os espaços da casa, desde salas, banheiros, varandas e até em espaços de trabalho.
Mais compacta do que uma cortina, a persiana se mostra como uma espécie de tela, que veda a entrada de luz no cômodo e traz privacidade, de maneira bastante prática.
A decoração, aqui, tende a seguir um estilo mais urbano e com amplas possibilidades de variações de cores. Se a intenção é uma casa completamente funcional, elas são práticas, rápidas de higienizar e com formatos e materiais que atendem a janelas em diversos tamanhos.
Veja a seguir alguns dos principais tipos de persianas disponíveis na Leroy Merlin!
Persiana Romana
Um dos modelos mais buscados, a persiana romana é muito elegante, costuma ter linhas retas e detalhes clássicos. Com a função de recolhimento na vertical, se encaixa perfeitamente em salas com amplas janelas e até painéis de vidros.
Persiana Painel
O recolhimento do modelo de persiana painel é realizado pela lateral, o que permite usá-las em posições diferentes. É composta por painéis de tecidos que correm na horizontal e ficam presas em trilhos. É ideal para fechamento de vãos maiores em largura, como salas de estar, quartos e salas de TV.
Persiana Rolô
A persiana rolô é um modelo que possui acionamento por roldanas e recolhimento em cilindro compacto, ideal para quem busca uma decoração moderna e extremamente funcional na hora de comprar os itens para a casa.
O destaque do modelo fica por conta da possibilidade de deixá-las de maneira pouco visível, enroladas no gesso ou no varão quando recolhidas. Esse modelo é conhecido pelas persianas tipo Tela Solar, muito usadas em varandas ou em ambientes com alta incidência solar.
Vantagens e desvantagens da persiana
Por serem mais compactas do que uma cortina, as persianas são mais simples de higienizar e não acumulam poeira. A limpeza é feita com um pano úmido ou apenas com o aspirador de pó. Ou seja, para quem sofre com alergias, torna-se a melhor opção no ambiente.
Além disso, cabem bem nos ambientes em que é preciso controlar a quantidade de luz que entra, conforme as atividades do dia.
Já na lista de desvantagens, alguns modelos de persianas podem ser mais caras e a instalação um pouco mais complexa do que a das cortinas. Os modelos também tendem a ser mais barulhentos, quando entra vento forte pelas janelas, o que pode influenciar na rotina de quem tem sono leve, por isso são mais recomendadas para ambientes com ar condicionado, em que a janela tende a ficar fechada por mais tempo.
Comprar persianas
Como os modelos de persianas podem ter diferentes finalidades, é importante ter em mente a função desejada para o ambiente, como por exemplo, se é para decorar, filtrar a luz solar, escurecer o cômodo ou ter mais privacidade. Para isso, é importante prestar atenção nas características que cada tipo de persiana apresenta.
Cortinas
Elegante e, ao mesmo tempo, funcional, a cortina é uma ótima opção para tornar os ambientes mais aconchegantes e protegidos da luz. Com uma infinidade de materiais, tecidos e tonalidades, você pode conseguir resultados em praticamente todos os cômodos da casa — em vários cortes, de acordo com o tamanho das janelas.
Normalmente, as cortinas representam o toque final na decoração e as peças ficam presas em cima da parede por argolas ou ilhós, nos varões ou trilhos. Uma boa escolha, nesse caso, é capaz de trazer mais privacidade ao ambiente, alcançar a iluminação ideal no projeto e, ainda, trazer aquele toque de cor no ambiente.
Veja a seguir alguns dos principais tipos de cortinas disponíveis na Leroy Merlin!
Cortina de Voil ou Voal
Muito usada na sala de estar, a cortina de voil possui tecido fino e translúcido, que permite uma maior entrada de luz, mas deixando o ambiente protegido da luz direta, ficando super aconchegante. Caso fique desconfortável, conforme o posicionamento das janelas, pode ser incluída uma segunda camada de cortina, geralmente de efeito blackout, que bloqueia a luminosidade com mais eficiência.
Cortina Blackout
Se o objetivo é conforto e beleza, a cortina blackout se transforma em uma excelente opção. O material de fabricação costuma impedir completamente a entrada de luz do sol. Dessa forma, o modelo se torna perfeito para quartos de pessoas com sono leve, salas de trabalho e espaços que possuem TV grande ou projetor.
Muitos modelos são compostos de plástico para a vedação funcionar, então uma boa solução para complementar e adicionar um efeito mais decorativo e para tornar o ambiente mais elegante é manter a cortina blackout e adicionar uma segunda cortina de tecido por cima. E se estiver disposto em investir mais na decoração do ambiente, hoje existem as cortinas de tecido blackout, feitas em tecido poliéster ou veludo que tem o mesmo efeito do plástico de bloquear a luz, mas com o toque de elegância e ótimo caimento de um tecido.
Vantagens e desvantagens da cortina
A grande vantagem, quando se trata de colocar uma cortina no ambiente, é que o efeito causado pode ser muito versátil e se encaixar conforme suas preferências. Sem contar que a possibilidade de personalização do material, pregas e costuras fica mais simples para conquistar o resultado desejado.
Outro destaque fica por conta da combinação de dois estilos, caso seja necessário. Por exemplo, o voil costuma ir muito bem com quartos e sala de televisão. Assim, se for preciso regular a entrada de luz nesses ambientes, é possível colocar ainda um tecido blackout em conjunto, sem perder a identidade visual.As cortinas também vão muito além das salas e quartos. Em formatos decorativos mais arrojados, elas podem ser incluídas em banheiros, corredores, sala de jantar, cozinha ou qualquer outro espaço da casa — até mesmo em portas, em algumas situações.
Além disso, conforme o ambiente, a cortina pode ser temática com desenhos relacionados à proposta, como peixes no banheiro ou alimentos na cozinha.
E a principal desvantagem da cortina está na rotina dos alérgicos. Para quem sofre com a incidência de poeira no ambiente, as cortinas tendem a acumular essas partículas, por isso é importante higienizá-las com frequência.
Outro ponto é que as cortinas podem ocupar mais espaço do que as persianas, e para quem mora em apartamentos pequenos esse detalhe pode fazer diferença na decoração.
Comprar cortinas
Os modelos de cortinas existem em inúmeras variações para atender os cômodos do seu imóvel, podendo ser lisas, estampadas, texturizadas, feitas de PVC ou tecido macio. Elas são importantes para o controle da iluminação, mas também para a decoração desejada nos ambientes.
Persiana ou Cortina para sala de apartamento?
Depois de entender as diferenças entre cortinas e persianas, já deu para notar que não existe apenas um caminho. Para a decoração da sala, torna-se necessário levar em consideração o estilo do ambiente e quais são as suas expectativas, diante das funcionalidades do produto.
Vale ficar de olho no conforto dos moradores, na valorização da decoração e no que se encaixa também no orçamento para decorar gastando pouco, já que pode haver uma diferença significativa de preços entre as diferentes opções, considerando o modelo, dimensão, material, tipo de fixação, entre outras características.
Além disso, saiba que não existem regras — uma casa pode ter, por exemplo, cortinas na sala e persianas nos quartos!Ou até fazer a combinação de uma cortina mais uma persiana na mesma janela. A decoração e a funcionalidade juntas. A decoração não tem limites e você pode escolher o melhor projeto para o seu ambiente.
Pronto! Agora você já sabe como escolher entre persiana e cortina para sala de apartamento, o diferencial está na proposta do ambiente, que inclui o seu tamanho e os outros itens de decoração.
Caso esteja difícil de decidir, vale a pena pedir a opinião de um profissional da área de arquitetura para identificar o que faz a diferença em cada situação, dentro da estrutura do seu imóvel.
Gostou das informações do nosso post? Então, deixe seu comentário e nos conte qual modelo mais combina com sua sala de estar!