Papel contact para móveis: como reformar uma peça antiga gastando pouco com revestimentos autoadesivos

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Papel contact para móveis: como reformar uma peça antiga gastando pouco com revestimentos autoadesivos

Entre os muitos usos do papel contact na decoração dos cômodos da sua casa, a reforma e revitalização de móveis antigos é uma das principais apostas de quem deseja dar uma cara nova ao ambiente e deixar a casa mais aconchegante sem gastar muito. Depois de um pouco de prática, fica fácil aplicar papel contact nos móveis, eles acabam sendo manuseados com facilidade.

Mas, se você nunca utilizou estes revestimentos autoadesivos, precisa descobrir qual é a melhor maneira de realizar esta transformação nos móveis da sua casa.

Por isso, fique tranquilo: com calma e seguindo todas as dicas que estão aqui embaixo, dar esse toque de inovação nos móveis vai ser bem simples.

Antes de utilizar o papel contact

A preparação para aplicar o papel contact para móveis é simples. Antes de tudo, você precisa garantir que a superfície do móvel esteja limpa e sem nenhum resíduo de sujeira ou gordura. O nivelamento do objeto também é importante: é bom evitar objetos pontiagudos, como pregos para fora, desníveis e buracos, que podem comprometer a durabilidade do revestimento. Outro detalhe é que a superfície do móvel precisa ser lisa, já que ele não tem aderência em locais irregulares.

Feito isso, siga o passo a passo abaixo!

Como aplicar o papel contact para móveis

Papel contact para móveis: como reformar uma peça antiga gastando pouco com revestimentos autoadesivos

1º passo: antes de começar a aplicar o papel contact para móveis, você vai precisar cortar o revestimento de parede de acordo com o tamanho do móvel que será transformado. Neste momento, não se esqueça de deixar alguns centímetros de sobra para os cortes e acabamentos;

2º passo: em móveis feitos de madeira maciça, fórmica, metal, plástico ou qualquer outra superfície que pode ser molhada, você pode utilizar o truque da espuma para facilitar a aplicação. Para isso, misture num borrifador três partes de água para uma de detergente e aplique no móvel antes de revestir. Depois da aplicação, a espuma vai facilitar o momento de retirar o ar do papel contact;

3º passo: enrole o papel que já está cortado com o tamanho do móvel e posicione numa de suas extremidades. Cuidadosamente, retire o início da película de baixo e vá passando uma espátula para fixar e evitar bolhas até chegar ao fim. Repita o processo com as outras partes do móvel e pronto: ele vai estar com a cara nova!

Obs: Para fazer a manutenção e a limpeza no dia a dia, tudo o que você vai precisar é de um pano úmido. É bom evitar produtos químicos e corrosivos, já que eles podem danificar o acabamento do seu revestimento.

Retirar o papel contact do seu móvel também é possível

Depois de um tempo, dependendo da sua rotina de uso, pode ser necessário realizar a troca do papel contact que reveste os seus móveis. Neste caso, você só precisa puxar o adesivo pela ponta para retirar, já que o material não oferece nenhuma resistência e sai bem fácil. Caso queira revestir novamente, retire o excesso de cola que pode ficar nele e repita o passo a passo de aplicação.

Mas o uso do papel contact não precisa ser feito apenas em móveis usados. Caso queira personalizar, você pode aplicar os revestimentos na mobília nova.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo