Modelos de madeira para deck: deck modular e régua para deck
Na hora de pensar no projeto de reforma da área externa da casa, os decks são sempre ótimas opções para conciliar a funcionalidade com a beleza no jardim ou na piscina. Isso porque, por um lado, a madeira para deck deixa o ambiente charmoso e aconchegante, como também é antiderrapante, resistente à umidade e à incidência do sol.
E como existem dois materiais diferentes para trazer esse resultado à área externa, o mini deck modular e a régua para deck, o ideal é conhecer as particularidades de cada um em termos de acabamento, forma de instalação e cuidados de conservação.
Diferença entre o deck modular e a régua para deck
O resultado pode até ser igual, mas o mini deck modular e a régua de madeira para deck são produtos distintos. A diferença principal entre eles está no tamanho, já que os mini decks são quadrados, enquanto as réguas, como o próprio nome diz, são mais compridas.
No caso dos mini decks, eles estão disponíveis em medidas como deck modular 30×30 cm, 35×35 cm e opções maiores, como os modelos de deck modular 50×50 cm, o que possibilita uma variedade muito grande de opções de uso.
Eles também podem ser utilizados, por exemplo, como uma plataforma antiderrapante para boxes. Além disso, são super fáceis de limpar, resistentes e podem dar um toque especial na decoração do banheiro.
As réguas para deck, por sua vez, são maiores e podem ser encontradas tanto em formatos retangulares, medindo 30×100 cm ou 50×100 cm, quanto com um acabamento mais comprido e estreito, lembrando uma régua mesmo. Nesse caso, há a régua para deck 122×9,5 cm e a régua para deck 250×9 cm.
Como escolher a madeira para deck
Além da diferença de tamanho que existe entre o mini deck modular e a régua para deck, o acabamento e o tipo de madeira também são requisitos importantes na hora de escolher qual material ideal para aplicar em casa.
Tipos de madeira para deck
Os mini decks modulares são encontrados em duas versões: deck modular de madeira maciça ou com madeira e plástico misturados.
O deck modular de madeira plástica, como é chamado, é mais reforçado, o que o torna super resistente, tanto que pode ser serrado normalmente, como os de madeira maciça.
Uma vantagem sobre o outro modelo é que não precisa ser impermeabilizado e envernizado antes da instalação — é só chegar em casa e montar como desejar. No entanto, é um produto um pouco mais caro do que o de 100% madeira.
As mesmas características também se aplicam às réguas para deck de madeira plástica. Enquanto as réguas para deck de madeira eucalipto são outras opções, mas que requerem todo o cuidado de conservação que as demais peças 100% madeira exigem.
Cuidados com o deck modular e a régua para deck
E assim como tudo o que se tem em casa exige certos cuidados e manutenção para aumentar a beleza e durabilidade de cada peça, com a madeira para deck não é diferente.
Cuidados com a manutenção
O uso de impermeabilizantes é necessário quando tanto o mini deck modular quanto as réguas para deck forem de madeira. Ambos precisam ser impermeabilizados e envernizados no momento da aplicação para que se tornem duráveis e resistentes.
Cuidados com a instalação
Quanto à instalação das peças, é importante contar com ajuda profissional, principalmente no caso das réguas para deck, por serem modelos mais estreitos e compridos.
Como elas são vendidas separadamente, pode-se precisar de um marceneiro para cortar, pregar, parafusar e instalar da forma desejada. Sendo assim, vai ser necessário arcar com os custos dessa mão de obra também.
Por outro lado, com as réguas de madeira para deck é possível garantir que o resultado fique exatamente da forma desejada e é isso que faz essa escolha valer a pena para muitas pessoas.
Com todas essas dicas, com certeza, ficou ainda mais fácil escolher a madeira para deck que mais se adeque às necessidades da sua casa. E a boa notícia é que a Leroy Merlin tem a solução perfeita para você. Confira e garanta a sua!