Dicas

Purificador de ar: o que é, pra que serve e como escolher?

Enquanto a poluição do ar exterior é debatida há décadas, a qualidade do ar interior se tornou uma preocupação recente. Entre casa, trabalho e/ou escritório (às vezes, home office) passamos grande parte do nosso tempo em espaços fechados. Daí o crescente interesse e a necessidade em investir no purificador de ar.

Sabia que a qualidade do ar interno pode chegar a ser inferior ao externo? Pois é. Isso porque fungos e bactérias ficam vagando pelo ar parado e quentinho dentro de seu interior, o que favorece a proliferação desses microrganismos.

Além disso, as partículas que poluem a atmosfera interior não vêm apenas de fora, pelo contrário, vêm de dentro de nossas casas: quando cozinhamos, usamos produtos de limpeza, queimamos velas ou incensos etc. Somados à umidade de um banho, ao vapor dos alimentos, à lavagem de roupas… é o ambiente perfeito para vírus, ácaros, fungos e bactérias proliferarem.

Por essas e outras que o purificador de ar se tornou item essencial dentro de casas e escritórios. Para descobrir mais como esse aparelho revolucionário funciona, saber como comprar e conhecer alguns modelos, basta continuar a leitura. Confira!

O que é um purificador de ar

O purificador de ar, como o próprio nome já sugere, é um aparelho que filtra o ar interno e o devolve ao ambiente livre de partículas nocivas à saúde, renovando constantemente o ar. Ou seja, ele elimina fungos, bactérias, micróbios, vírus, poeira, odores, fumaça e resíduos de produtos químicos de um ambiente.

Ao melhorar a qualidade do ar, o purificador de ar ajuda a evitar quadros alérgicos, como sinusite, rinite, asma e outros. Ideal para quem deseja ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Como funciona um purificador de ar

O purificador de ar funciona basicamente em três etapas. Primeiro, retira o ar do ambiente. Em seguida, passa por várias camadas de filtros que retém os diferentes tipos de partículas poluentes e microorganismos presentes no ar. Por fim, devolve o ar purificado ao cômodo, livre de quaisquer impurezas.

Dependendo do desempenho do purificador de ar, é possível tratar diferentes volumes de ar e em vários níveis de velocidade, a depender do tamanho do ambiente.

Para que serve o purificador de ar?

O purificador de ar serve para filtrar o ar, impedindo a inalação e a propagação de resíduos nocivos à saúde, elementos alérgicos ou mesmo virais, fungicidas e bactericidas. Dessa forma, melhora a qualidade do ar interior e previne doenças respiratórias (asma, rinite, bronquite, sinusite etc.)

Detalhe importante: não são só as pessoas alérgicas ou com doenças respiratórias que devem ser beneficiadas pelos purificadores de ar. A sensação de bem-estar experimentada por aqueles que usam esse aparelho deve ser aproveitada por todos.

Isto é, embora as pessoas mais sensíveis às micropartículas e aos micro-organismos possam sentir os benefícios diretos e imediatos, a purificação do ar interno é útil para todos, durante todas as estações do ano.

Diferença entre purificador de ar e umidificador de ar

Enquanto o purificador de ar faz uma verdadeira limpeza da atmosfera do ambiente, eliminando micropartículas e micróbios nocivos à saúde, o umidificador de ar apenas aumenta a umidade do cômodo, reduzindo os incômodos do ar seco.

O umidificador de ar é indicado para as épocas mais secas do ano, como no inverno. Nesses meses, a baixa umidade do ar acaba agravando problemas como ressecamentos e irritação no nariz e na garganta.

Por outro lado, o purificador de ar é recomendado durante todo o ano, já que atua na filtragem do ar, combatendo micro-organismos e micropartículas que nos incomodam todos os dias.

O que é ozonizador de ar?

O ozonizador de ar é um aparelho tecnológico que libera descargas elétricas no ambiente. Isso gera uma reação química de quebra de moléculas de oxigênio (O²), resultando na produção de gás ozônio (O³). Esse gás ozônio gerado é altamente oxidante e promove a esterilização do local.

Assim, esse processo de ozonização torna o ambiente não propício para a proliferação de fungos, ácaros, bactérias e vírus. Porém, estudos revelam que altas doses de ozônio podem levar a reações alérgicas na pele e outros problemas de saúde. Por isso, se optar por um ozonizador de ar, leia atentamente todas as recomendações do fabricante.

O que é ionizador de ar?

O ionizador de ar, por outro lado, é um aparelho que emite íons para purificar o ar interno dos cômodos. Ou seja, utiliza as propriedades químicas dos íons para realizar a filtragem de determinado local, como quartos, salas e escritórios.

Através da eletricidade, o aparelho ionizador de ar cria íons e, em seguida, libera no ambiente. Esses íons se ligam às partículas de poeira, bactérias e outros alérgenos, eliminando-as e purificando o ar.

Porém, esse sistema tende a ressecar o ar do ambiente, sendo necessário complementar seu uso com os umidificadores ou purificadores de ar. A maioria dos purificadores de ar mais modernos vem com a função ionizadora integrada, o que torna o aparelho ainda mais potente e completo.

5 Dicas para comprar um purificador de ar

Veja agora algumas dicas preciosas para comprar um purificador de ar. Anote aí:

1. Fluxo de ar

Ao comprar um purificador de ar, observe o fluxo de ar, medido em m³ por hora, que o aparelho tem. Isso vai permitir saber qual volume de ar o purificador consegue tratar. Ou seja, trata-se do volume de ar purificado que o aparelho é capaz de fornecer durante o uso.

É com esse dado que você pode escolher um purificador adequado ao tamanho do local que você pretende purificar. Normalmente, os fabricantes complementam esses números com dados mais significativos, como a área coberta pelo dispositivo.

Então, não subestime essa característica de ar do aparelho. Melhor usar um modelo com alto fluxo de ar para lidar com uma sala pequena, que o contrário.

2. Tensão elétrica

Verifique se a tensão elétrica do purificador de ar é compatível com a de sua casa para que seja possível usar o aparelho adequadamente. Ou seja, cheque se a voltagem do ponto escolhido para deixar seu purificador de ar é 220 V ou 110 V e escolha o modelo compatível.

3. Nível de ruído

Outra dica importante é checar qual o nível de ruído do purificador de ar, já que nada mais desagradável que aparelhos que fazem barulhinhos irritantes e geram poluição sonora.

Por isso, prefira purificadores de ar que tenham nível de ruído inferior a 40 decibéis (dB). Quanto menor o número de decibéis, mais silencioso será o aparelho.

4. Funcionalidades extras

A presença de diversas funcionalidades extras pode ser uma vantagem na escolha de purificadores de ar.

• Por exemplo, filtros que conseguem capturar formaldeído – composto orgânico volátil (VOC) altamente irritante para as mucosas – são um plus interessante.

• O modo automático oferecido por alguns aparelhos também garante um maior conforto, segurança e economia de uso, já que essa função possui um sensor que avalia a qualidade do ar ambiente. Dependendo do seu grau de poluição, a velocidade de operação se adapta automaticamente, garantindo constantemente a filtragem do ar.

Combinação de várias funções: umidificador, ventilador, ionizador e/ou ozonizador. A programação geralmente é bem prática, permitindo planejar o funcionamento do aparelho de forma pontual ou periódica. Isso dá, por exemplo, a possibilidade de ligar o purificador antes de ir para casa, para que o ar esteja saudável ao chegar.

• As versões que vêm com modo noturno também devem ser consideradas. Ele diminui a velocidade de filtragem e, ao mesmo tempo, o nível de ruído – na maioria dos fabricantes, esse modo também silencia telas e luzes para não incomodar o usuário.

• É útil ter luzes de advertência para saber quando os filtros precisam ser substituídos, uma vez que para o purificador ser eficaz, seus filtros devem ser trocados regularmente. A maioria dos modelos está equipada com essa função.

• Finalmente, alguns purificadores são conectados via Wifi integrado, o que possibilita monitorar remotamente o estado do ar interno, ativar o funcionamento do purificador a qualquer hora, ajustar e planejar seu uso. Por meio dessa função, alguns purificadores ainda fornecem informações adicionais, como a umidade e a temperatura do ambiente.

5. Marca do purificador de ar

É sempre preferível escolher marcas de purificador de ar conhecidas no mercado pela sua qualidade, tais como: Air Vita, LG, Leatherman, Planeta Água, Sharp Brasil, Sterilight e Thermomatic.

Isso porque os filtros, essenciais para o funcionamento do purificador, devem ser facilmente encontrados no mercado quando for a hora de trocá-los.

Portanto, prefira modelos de grandes marcas, especializadas em purificadores de ar, para ter o suporte necessário na hora de dar manutenção no aparelho. E não hesite em dar uma olhada na qualidade dos filtros (rigidez, espessura, garantia, presença de certificados de qualidade etc.).

Sempre se lembre de ler cuidadosamente todas as recomendações do fabricante para que o uso do aparelho seja correto e muito eficaz.

5 purificadores de ar para você respirar melhor

Confira alguns modelos de purificadores de ar para você respirar melhor e melhorar sua qualidade de vida e de toda a sua família.

1. Purificador de ar da marca LG modelo PuriCare 360° com 2 filtros

O purificador de ar da marca LG, modelo PuriCare 360°, na cor branca, além do design moderninho, conta com a voltagem de 127V e cinco velocidades diferentes (Automática/Baixa/Média/Alta/Turbo) que emitem entre 53 a 20 decibéis apenas.

Vem com dois filtros de poeira e mais dois filtros de gás e odores. Além disso, vem com as funções extras de sensor, controle remoto, Wifi, timer, alerta para troca de filtros, filtro de dupla proteção e função ionizadora. É um aparelho completinho!

2. Purificador de ar da marca LG modelo PuriCare 360° com 1 filtro

Tem também a opção com 1 filtro, desse mesmo purificador acima. A única diferença é que esse modelo vem com um filtro de poeira e um filtro de gás e odores, o que reduz seu preço um pouquinho.

Mas, ainda assim, opera com cinco velocidades, é 127V, emite 56 a 20 decibéis e tem controle remoto, sensores, timer, alerta para troca de filtro, Wifi integrado e função ionizadora.

3. Purificador de Ar modelo Purifik Air, bivolt, da marca Thermomatic

O purificador de ar, modelo Purifik Air, da marca Thermomatic, além de ser bivolt (adequado para ambas as tensões elétricas), garante a qualidade do ar e remove impurezas como poeira, cheiro de cigarro, pelos de animais, pólen, entre outros.

Ele utiliza três filtros de purificação que retêm até 99,9% das micropartículas em suspensão. Seu sistema eficiente filtra o pó do ambiente, previne a proliferação de ácaros e fungos e ainda elimina o mau cheiro.

Indicado para aplicação em salas de espera, cozinhas, espaços gourmet, spas, saunas, refeitórios, salas de massagem, ambientes fechados, salas para fumantes, restaurantes, clínicas de estética etc.

4. Purificador de ar coletivo da marca Air Vita

A Air Vita é uma marca também de destaque no mercado de purificadores de ar. Seu modelo AVN-0601 é purificador e ionizador de ar e promete ar fresco todos os dias, promovendo a boa saúde ao remover substâncias nocivas, através da emissão de íons negativos.

Assim, esse purificador de ar elimina odores, mata os germes do ar e mantém o ar fresco e limpo. Ideal para dormitórios, cozinhas, escritórios, hospitais, escolas, clínicas, restaurantes, salas etc.

E o melhor: esse purificador de ar não requer troca de filtros, pois é lavável com água. É pequeno, portátil, possui voltagem de 127V e consome pouca energia elétrica.

5. Purificador e Ionizador de ar com LED, da marca Sharp Brasil

Esse purificador e ionizador de ar da marca Sharp Brasil é um produto com uma tecnologia inovadora que produz íons positivos e negativos. Os íons produzidos ativamente são responsáveis pela eliminação de bactérias, vírus, fumaça e até odores.

O aparelho é bivolt e emite apenas 25 decibéis, sendo um dos produtos mais silenciosos do mercado, e vem com escolha de limpeza e duas possibilidades de montagem (vertical ou horizontal).

Seus efeitos e benefícios vão além de um purificador e umidificador de ar comuns, sendo ainda mais eficientes e eficazes. Perfeito para pessoas com algum tipo de alergia, problemas respiratórios ou que querem apenas melhorar a qualidade do ar que respiram. Bem como ideal para ambientes com alta umidade e na remoção de odores e fumaça.

Afinal, purificador de ar funciona?

Sim. O purificador de ar funciona mesmo. Além de melhorar a qualidade do ar, evita que apareçam casos alérgicos, como sinusite, rinite, asma e outros. Isso porque elimina fungos, bactérias, micróbios, vírus, poeira, odores, fumaça e resíduos de produtos químicos de um ambiente de forma eficaz. Vale a pena investir em purificadores de ar.

Leia mais:

Como escolher o melhor purificador de água

Plantas que purificam o ar de casa estão fazendo sucesso na decoração: veja quais são elas e onde posicionar em casa

Como funciona um umidificador de ar?

Os 10 melhores umidificadores de ar para a sua casa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo