Ferramentas para marcenaria: quais você deve ter em casa

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Ferramentas para marcenaria: conheça as mais básicas

Já faz tempo que a marcenaria deixou de ser uma forma de artesanato impossível de se colocar em prática em casa. Tendo as ferramentas para marcenaria certas e um pouco de paciência, nada te impede de tentar confeccionar móveis ou objetos de decoração em madeira – prova disso é a facilidade de encontrar os equipamentos necessários.

Mesmo assim, se você não tem a menor noção do que fazer, pode ser difícil saber do que realmente vai precisar. Para esclarecer essas dúvidas, o Casa de Verdade conversou com Israel dos Santos, assessor de vendas da seção de marcenaria da Leroy Merlin Barra da Tijuca. Ele explicou tudo sobre as ferramentas básicas para você começar seus projetos. Confira!

Não é preciso muitas ferramentas para marcenaria no início

Ferramentas para marcenaria: conheça as mais básicas que você precisa ter em casa para fazer seus projetos

Se você nunca teve contato com nada relacionado à marcenaria, deve imaginar que são necessárias muitas ferramentas para transformar um pedaço bruto de madeira num móvel detalhado e bem feito, por exemplo. Mas não é bem assim.

Segundo Israel, a quantidade de ferramentas necessárias para o início de um projeto não é tão grande. “A ferramenta que as pessoas mais vêm procurar quando pensam em fazer marcenaria é a tupia, que serve para frisar a madeira, fazer desenhos e detalhes em alto-relevo”, explica.

O especialista conta que, além da tupia, há ainda a furadeira com broca chata, que serve para fazer buracos maiores, como os que são feitos para colocar maçanetas nas portas.

Outra ferramenta bastante procurada, de acordo com Israel, é a serra circular, que tem uma versão de bancada 6 em 1 e faz muito sucesso. “Ela é furadeira, parafusadeira, serra circular, torno e tupia. Ou seja, faz basicamente tudo o que é necessário para trabalhar com a madeira”, descreve ele.

Israel também deu dicas sobre um aparelho que muita gente procura, mas que não serve para marcenaria. “Já vieram procurar micro retífica para trabalhos com madeira, mas ela serve exclusivamente para uso artesanal e detalhes pequenos, não para a marcenaria”, explica o especialista.

Por último, as lixas de diferentes espessuras também são necessárias para o acabamento das peças. Por isso, não se esqueça de levar as suas para casa quando for trabalhar com madeira.

Ferramentas para marcenaria: conheça as mais básicas que você precisa ter em casa para fazer seus projetos

Lembre-se dos acessórios de segurança

Como muitas dessas ferramentas são elétricas e o manuseio acaba sendo perigoso, o uso de acessórios de segurança é essencial para que você continue protegido enquanto trabalha.

“Para a prática da marcenaria, os acessórios necessários são um bom par de luvas, os óculos para proteger os olhos de farpas, o avental e uma máscara para evitar a inalação de poeira”, aconselha Israel.

Inclua, portanto, estes acessórios na lista de compras na hora de adquirir as ferramentas para marcenaria!

A qualidade da madeira influencia no seu projeto

Depois de comprar as ferramentas corretas para começar a prática da marcenaria, você vai precisar de atenção no momento de escolher as madeiras que vão ser sua matéria prima. A primeira coisa a observar é se elas são certificadas: no Brasil, a madeira extraída de forma sustentável e legal tem o selo do DOF (Documento de Origem Florestal).

Outro detalhe a ser observado é a direção das fibras: quando você olha na espessura, elas têm de estar seguindo a mesma direção, sem mudanças. Também é preciso observar se a madeira está alinhada e, para isso, é só colocá-la no chão ou numa superfície lisa.

Agora que você já sabe todos os truques básicos, é só colocar a mão na massa!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo