Teto colorido é sucesso: dicas para adequar a diversos estilos de decoração e usar em todos os cômodos da casa
“E o teto, tem que ser branco?”. Não! Para quem ainda não sabe, teto colorido é uma das mais novas tendências de decoração para casa. A proposta empresta um ar moderninho a todos os estilos de decoração, o que não quer dizer que uma sala mais clássica, por exemplo, não possa receber um colorido. A lógica aqui é simples: preencher mais um espaço para que o cômodo consiga transmitir melhor a sua personalidade, saindo do básico. Além disso, pintar o teto é uma solução para incluir um toque de cor na decoração de ambientes nos quais uma parede colorida pesaria muito visualmente. E não existem limites: o estilo pode estar tanto na sala, quanto no banheiro, passando pelo quarto e pela cozinha. Se até aqui já conseguimos te conquistar, antes de ter tintas e pincéis em mãos, tire um tempinho para anotar as dicas que garantirão que você acerte na cor do seu teto colorido!
Dicas para apostar em teto colorido nos cômodo da casa
1. Levanta ou abaixa? Exatamente como acontece com relação às paredes, determinar o tom que deseja para o teto colorido do ambiente vai ditar se a sensação que fica é a de amplitude ou de conforto. Tons neutros e pastéis vão ajudar a dar a impressão de um pé-direito mais alto, enquanto cores vibrantes e quentes fazem justamente o contrário. Para ambientes muito amplos e iluminados, pode ser uma solução: assim, eles ganham ar mais intimista.
2 Contraste & combine. Não existem regras para apostar em um teto colorido, mas é preciso ter cuidado. Primeiro para que o ambiente não pareça sobrecarregado ou, quem sabe, entulhado. Segundo, para que a composição com as demais partes e peças da decoração seja harmônica. Em termos de contraste, é sempre boa ideia casar uma cor mais forte com tons pastéis, independente do que vai na parede e o que vai no teto.
3 Tinta, papel de parede ou tecido. Você sabia que teto colorido também pode envolver estampas? Fugir do branco pode significar apostar em tintas, papel de parede ou até mesmo tecido para a decoração do teto. O único cuidado, de novo, deve ser com combinar o padrão com o resto da decoração, com bastante atenção para não perder a harmonia visual do cômodo. O ideal é apostar em um teto estampado em ambientes mais amplos: assim, é mais garantido evitar a sensação de aperto.