Jardim e lazer: dicas de como usar a área externa no inverno para receber os amigos

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Jardim e lazer: dicas de como usar a área externa no inverno para receber os amigos

Durante o inverno é quase uma unanimidade: as pessoas preferem ficar no conforto de seus lares quentinhos do que passando frio do lado de fora em uma área externa. Mas isso não significa que um jardim ou varanda não possam ser igualmente aconchegantes, bastam os ajustes necessários, que esse pode se tornar o melhor lugar da casa. Pensando em ajudar a valorizar esse espaço, a paisagista Chris Roncato dá algumas dicas para quem quer usar o quintal para receber os amigos em qualquer momento, até mesmo naqueles dias mais gelados.

Tudo começa com o piso

Não há nada pior do que acordar de manhã em um dia frio e colocar o pé no chão gelado, certo? Isso porque alguns tipos de piso não retém calor, tornando-os uma péssima opção para quem vive em lugares mais frios. Chris Roncato sugere o uso de materiais atérmicos, como decks de madeira, para deixar o local aquecido e com um ar mais despojado.

A madeira em geral é uma boa opção, já que a limpeza e manutenção são feitas de forma simples, mas não é a única. Pisos laminados têm uma ótima relação custo-benefício, no entanto, devem ser usados em áreas externas com algum tipo de cobertura, uma vez que não podem receber muita água. Outra opção nesses casos é o modelo feito de bambu, que além de ser mais ecológico tem resistência à umidade.

Jardim e lazer: dicas de como usar a área externa no inverno para receber os amigos

Decoração pede itens quentes

Na hora de escolher os móveis deixe modelos feitos de ferro passarem longe! Novamente, madeira e bambu são os mais indicados. Dependendo do espaço disponível, você pode dar ainda mais conforto colocando um sofá ou um conjunto de poltronas. Neste momento você também deve pensar nos estofados e almofadas, que são essenciais para deixar o local mais aconchegante. O ideal é optar por um tecido feito de lã, pois esse ajuda a esquentar e manter o calor. É claro que nada impede de entregar mantas para os convidados caso as temperaturas estejam muito baixas. O cobertor pode, inclusive, ser utilizado como parte da decoração do sofá. Já a iluminação deve ser feita preferencialmente com luz amarela – abajures e luzes pontuais ajudam a dar o clima para o ambiente.

Jardim e lazer: dicas de como usar a área externa no inverno para receber os amigos

Lareiras externas aquecem mesmo nos dias mais frios

Se ainda assim o frio for muito intenso, uma boa ideia é instalar uma lareira na área externa. Chris Roncato destaca que existem modelos variados, desde os que queimam lenha aos ligados a gás ou por álcool gel. De acordo com ela, o ideal é avaliar primeiro a área disponível. “Os que necessitam álcool gel podem ser utilizados em pequenos espaços. O que utiliza lenha precisa de uma área maior e mais aberta por causa da fumaça. E o mais importante em relação ao modelo a gás é lembrar que este precisa estar ligado à tubulação da casa”, explica a paisagista.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo