Como fazerCozinha

Espaço e praticidade: saiba como organizar os potes de cozinha na sua casa

Como organizar os potes de cozinha para ganhar espaço e nunca mais perder as tampas

Os potes são itens de primeira necessidade em qualquer cozinha, mas é impressionante o poder que eles têm de criar uma bagunça generalizada dentro de armários ou em cima de bancadas. Para que isso não aconteça, confira as dicas da Leroy Merlin de como organizar os potes de cozinha e torne esse cômodo da sua casa mais espaçoso e funcional.

Como organizar os potes de cozinha

Se desfaça de potes velhos e pouco eficientes

Todo processo de organização precisa estar alinhado com o processo de desapego. Isso significa que uma das primeiras atitudes de como organizar os potes de cozinha é se desfazer dos objetos que já não são mais úteis.

Potes manchados, deformados, que estão com um cheiro forte e permanente ou que não possuem a tampa correta devem ser descartados. Você pode até sentir receio de fazer isso, mas basta ver como eles estão há tempos parados no armário e logo você se dará conta de que trazem mais ônus do que bônus.

Faça o descarte adequado, no posto de reciclagem mais perto da sua casa, e veja como a bagunça já vai parecer um pouco menor.

Como organizar os potes de cozinha para ganhar espaço e nunca mais perder as tampas

Mantenha o interior do armário em ordem

Após se livrar dos itens mais antigos, é hora de organizar os que restaram. Os jogos de potes, normalmente, contam com peças de diferentes tamanhos e que cabem umas dentro das outras – isso significa que podem ser empilhadas sem complicação. Essa arrumação já otimiza muito o espaço do armário e é uma etapa importante do processo de como organizar os potes de cozinha.

As tampas, por sua vez, podem ser dispostas em escorredores de prato, para que fiquem visíveis na hora de serem utilizadas. As portas também são excelentes espaços para arrumação de tampas: basta instalar um modelo de cesto mais fino, que possa comportá-las.

Se você prefere que os potes já estejam tampados para agilizar o trabalho, aposte em caixas organizadoras ou aramados. Essas opções funcionam como gaveteiros auxiliares e, assim, outros utensílios de cozinha, como panelas e talheres, se juntam aos seus devidos segmentos, evitando o risco de bagunça.

Como organizar os potes de cozinha para ganhar espaço e nunca mais perder as tampas

Arrume potes fora do armário, com a ajuda de organizadores

Os organizadores de cozinha deixam tudo à vista e podem ser o que falta para seus potes entrarem na linha. Prateleiras e ganchos são ótimos para apoiar os elementos mais utilizados no seu dia a dia, evitando que o armário seja aberto e fechado o tempo todo ou que a bagunça seja guardada – quando as coisas estão à mostra, a gente tende a mantê-las mais organizadas.

Deixar algumas coisas do lado de fora, próximas à pia e ao fogão, auxilia no preparo de alimentos. É o caso dos potes de cereal, café, açúcar, sal e outros temperos. Para melhorar a identificação, aposte em adesivos estilosos e descreva o que cada pote contém. A gente garante que a bagunça não vai mais passar nem perto!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo