Utilizar acessórios de organização para a cozinha é uma forma de evitar a bagunça e deixar todos os utensílios em seu devido lugar. Para dar início a este processo, instalar estantes ou prateleiras em locais de fácil acesso dará ordem às coisas.
Ganchos são acessórios que podem ajudar muito nesta tarefa, pois permitem deixar panos de prato e outros acessórios sempre à mão, além de trazer um ar decorativo ao ambiente. Prendê-los próximos a pia ou em paredes específicas dará ao local um aspecto leve e ainda deixará os utensílios para cozinhar sempre prontos para o uso.
Colocar um gaveteiro ao lado da pia ou fogão é uma boa opção para guardar os talheres. A sugestão é organizá-los de cima para baixo, para criar um padrão que no dia a dia facilita a organização. Como por exemplo, na primeira gaveta, colocar talheres menores; na segunda, guardar conchas, escumadeiras, facas e utensílios maiores. Os panos de prato e toalhas podem ficar na terceira gaveta.
Também é possível organizá-los com auxílio de divisores de gavetas que podem agrupar talheres, abridores de latas e garrafas, pegador de macarrão, colheres grandes, facas de corte, espremedor de alho, dentre outros.
Galheteiros para colocar sal, pimenta, vinagre e azeite, facilitam no momento de pôr a mesa.
Para facilitar a vida de cozinheiros que gostam de utilizar diferentes temperos, o porta temperos facilita na hora de se encontrar o que precisa, além de decorar a cozinha. Com uma etiqueta em cada pote evita-se a confusão.
Por fim, os armários. Estes itens possibilitam uma organização e conservação mais eficaz de alimentos e acessórios. Em vários modelos, trazem graça e elegância ao ambiente. A dica é simples:
Armários suspensos
Objetos utilizados com mais frequência devem ficar na parte de baixo. Já os menos utilizados ficarão em cima. Se possível, deve-se ter uma pequena escada na cozinha para pegar com mais facilidade os objetos que estão no alto.
Armários de chão
Seguirá o mesmo conceito de organização dos armários suspensos, mas deixando os itens mais usados nas partes de cima, nas quais são mais fáceis de encontrar, e os menos usados nas partes mais baixas.