Como fazerFerramentasMóveis

Como montar móveis: veja quais são as ferramentas necessárias e como organizar o trabalho

Manuais de instruções podem se tornar um verdadeiro pesadelo na vida de muita gente, ainda mais quando não são bem detalhados. O problema fica ainda maior quando o objetivo deles é ensinar a montar um móvel, porque se isso for feito de forma equivocada, é bem possível que você tenha que comprar outro modelo. Para evitar gastos desnecessários com um profissional específico para esse tipo de trabalho, Paloma Cipriano ensina no canal do YouTube Casa de Verdade a pegar nas ferramentas e montar sozinho um armário pequeno.

Você vai precisar de:

1. Pregos

2. Martelo

3. Parafusadeira

4. Cola

5. Peças do móvel a ser montado

Como começar

Antes de mais nada é preciso levar as peças soltas do móvel para o cômodo onde a instalação será feita. Já imaginou montar tudo e depois não conseguir passá-lo pela porta, por exemplo? Também é importante limpar o local, forrar o chão para não riscar e deixar todas as ferramentas a mão para não ter que ficar indo e voltando ao local onde elas ficam armazenadas, seja na oficina de garagem ou não. Uma boa ideia é proteger o piso com a própria caixa utilizada para embalar o produto.

Em seguida faça um rápido checklist: a caixa veio completa? Há alguma peça danificada? Tenha certeza de que está tudo certo antes de começar a montagem. Caso não esteja, entre em contato com a loja o quanto antes para efetuar a troca. Depois, dê uma olhada no manual e siga as instruções minuciosamente. Muitas vezes objetos semelhantes têm montagens parecidas, então é necessário ficar atento para montar o produto de acordo com a sua fabricante.

Colocando a mão na massa

Para montar um armário o ideal é começar pelas gavetas, separando as peças que você irá utilizar. Depois, encaixe os pinos nos locais indicados utilizando a cola. Lembre-se: comece encaixando as laterais na parte de trás da gaveta. Em seguida, deslize o fundo pela fenda. Só então encaixe a parte frontal. É importante lembrar que aqui não basta fazer força física pura e simplesmente. Ao colocar os pinos e encaixar uma peça na outra é interessante utilizar um martelo para auxiliar na fixação. Já o fundo deve ser aplicado de forma simples e sem esforço. Por fim, fixe o suporte de sustentação com os parafusos. Tome cuidado ao manejar a parafusadeira nesta etapa.

Após repetir o processo com todas as outras gavetas, é hora de montar a estrutura do armário. Nas partes laterais, fixe as corrediças plásticas utilizando um martelo. Em seguida, é necessário parafusar as réguas da base nas laterais utilizando uma parafusadeira. Depois, encaixe o topo com os pinos, repetindo o processo de aplicar a cola como feito nas gavetas. Então, fixe o fundo da estrutura utilizando pregos e martelo. Por fim, é só pregar os pés do armário e colocar as gavetas para finalizar o processo de montagem. Mas atenção: antes de começar a utilizar o móvel verifique se está tudo firme e bem instalado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo