Como instalar varão de cortina (passo a passo)?

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Uma bela cortina faz toda a diferença no ambiente. Além de controlar a entrada da luminosidade, dá um toque particular na decoração. Mas, para que ela fique devidamente acomodada e fixada, é preciso instalar o varão de cortina de forma correta.

E para garantir que o seu esteja no lugar, fizemos um passo a passo completo de como instalar varão de cortina. As instruções valem para os modelos mais comuns, que são os de plástico, alumínio, aço ou ferro.

O nível da tarefa é básico para quem já possui alguma experiência com pequenos consertos e projetos em casa. Lembramos sempre que é importante respeitar as instruções de uso e de segurança do produto, especificadas no rótulo ou no manual.

Se ainda está com dúvida para comprar a cortina ou o varão, dê uma olhada neste vídeo antes.

Onde colocar o varão da cortina?

Coloque o varão de cortina na parede, no teto ou até mesmo embutido, opção que deixa o acabamento mais elaborado.

Depois de decidir onde irá instalá-lo, localize os pontos de referência.

Se no seu caso a instalação for na parede, para que a janela seja inteiramente coberta, é necessário considerar uma sobra de 15 a 25 cm de cada lado. Lembre-se de deixar uma altura mínima de 5 cm acima da janela para não atrapalhar a sua abertura.

O que você precisa para instalar o varão de cortina

Depois que escolheu o modelo e o ambiente onde irá instalar a sua cortina e o varão, você irá precisar de:

Varão de cortina e ponteiras: também conhecidos como barras para cortina, podem ser feitos de madeira, alumínio, ferro e aço;

Suportes: peças responsáveis por fazer a fixação do varão na parede ou teto;

Parafusos e buchas adaptados aos suportes: indispensável para a fixação de peças ou partes separadas, garantindo que fiquem bem presas;

Trena: ferramenta de medição que garante que todos os componentes do seu projeto se encaixem harmonicamente;

Nível de mão: instrumento que verifica a horizontalidade e verticalidade da superfície;

Lápis de carpinteiro: para marcar e riscar os pontos de referências;

Furadeira e parafusadeira: ferramentas profissionais que realizam furos e encaixes de parafusos, respectivamente, usando movimentos de rotação;

Martelo: ferramenta manual de auxílios diversos;

Chave de fenda ou phillips: ferramentas versáteis e essenciais para a realização de atividades manuais que envolvem parafusos.

Kit de varão de cortina: para facilitar ainda mais, você pode optar pelo kit de varão de cortina, que é um conjunto já composto por ponteira, suportes e acessórios que ajudam na hora de instalar a cortina.

Como instalar varão de cortina?

Siga o passo a passo completo para instalar o varão de cortina corretamente.

Passo 1

Comece fazendo as marcações para a fixação do varão na parede, respeitando 5 cm de altura.

Passo 2

Com o lápis de carpinteiro e o nível de mão, trace uma linha de referência de cada lado da janela.

Passo 3

Meça 10 cm de cada lado da janela, com o auxílio da trena, e marque um ponto sobre a linha.

Passo 4

Encoste o canto inferior direito do suporte na marcação e marque os pontos de furação com o lápis.

Passo 5

Faça um X para melhor visualização dos pontos de furação.

Passo 6

Com a furadeira, faça os furos no local previamente marcado. A trava da furadeira vai ajudar você na hora de furar. Ele irá garantir que o furo esteja na profundidade certa.

Passo 7

Fixe os suportes e coloque as buchas do seu varão.

Se a instalação for em uma chapa de gesso (drywall), você precisará usar buchas específicas que não necessitam de furação.

Passo 8

Depois de furar, é só colocar as buchas com a mão mesmo, dentro dos furos. Finalize com a ajuda de um martelo, batendo levemente para encaixá-las perfeitamente.

Passo 9

Em seguida, parafuse os suportes na parede com a ajuda da chave de fenda ou phillips.

Passo 10

Ajuste o comprimento do varão e o instale.

É possível ajustar o comprimento do varão cortando o excesso. Para isso, é só colocar o varão na caixa de corte e usá-la adequadamente de acordo com o manual.

Viu como instalar um varão de cortina é simples? E as vantagens são enormes: ótimo efeito decorativo, além de ajustar a luminosidade e proporcionar mais privacidade.

Como fixar varão de cortina no teto de gesso?

Para fixar varão de cortina no teto de gesso basta seguir o método normal de instalação de varão. O único cuidado é respeitar os 5 centímetros de distância da parede ao teto, para fazer as marcações e fixar o varão de cortina no teto de gesso.

Ainda, como a instalação é no teto de gesso, você precisará usar buchas específicas para gesso, aquelas que não necessitam de furação.

Salvo esses detalhes, siga todo o passo a passo elencado acima para fixar varão de cortina no teto de gesso!

Dicas de como colocar a cortina no varão

Anote essas dicas de como colocar a cortina no varão! Caso sua cortina seja de argola, separe uma para cada ponta e coloque as demais no varão. Depois, coloque em cada ponta as argolas sobrando para dar um toque mais personalizado. Você pode usar as ponteiras do seu gosto.

Já se a cortina for de ilhós, deixe o último ilhós de cada lado da cortina depois do suporte, permitindo o travamento na hora de movimentá-la.

Como colocar duas cortinas no mesmo varão?

Para colocar duas cortinas no mesmo varão, você vai precisar de um suporte duplo de varão de cortina. O suporte duplo deve ser instalado normalmente, a única diferença é que ele acompanha dois lugares no suporte para acomodar dois bastões.

Depois de instalado o suporte duplo, basta colocar uma cortina de cada vez. Primeiro, coloque a cortina no bastão do varão inferior e finalize com as ponteiras.

Em seguida, passe a cortina no bastão do varão que fica na frente e termine colocando as ponteiras. Prontinho!

Quanto custa um varão de cortina?

Em média, um varão de cortina de qualidade custa em torno de R$ 50. Já o kit de varão de cortina, por ser mais completo, chega a custar cerca de R$ 80.

Mas o preço varia bastante, a depender do material do varão de cortina, que pode ser de madeira, alumínio, ferro ou aço.

Onde comprar varão de cortina?

Na Leroy Merlin você encontra mais de 200 modelos de varão de cortina para comprar, além de diversos modelos de cortinas e todos os demais acessórios que você precisará para instalar o seu varão.

Está em dúvida sobre como escolher a cortina ou o varão? Confira o vídeo abaixo:

Tipos de varão de cortina

Os tipos de varão de cortina são inúmeros, desde modelos em diferentes materiais, cores, tamanhos e acabamentos. Basta escolher o tipo que mais se adeque e combine com cada cômodo da sua casa. Confira!

1. Varão de plástico

Os varões de plástico são indicados para cortinas mais leves, como as de poliéster, e recomendados para ambientes molhados, como banheiros e cozinhas. Também são excelentes para quem procura um modelo mais em conta.

Com o auxílio deles, é possível criar uma decoração de banheiro simples e prática, que dispensa a realização de furos durante a instalação. Basta situar o varão na altura desejada, fixando-o bem na superfície. Eles podem ser retos, em formato de “L” ou levemente inclinados.

2. Varão de alumínio

Os modelos de alumínio também são indicados para ambientes molhados, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e lazer. Eles são leves, resistentes à água e não enferrujam com o tempo.

No geral, esses varões acomodam cortinas mais leves, que são adequadas para o contato com a umidade. Além disso, são bem versáteis, já que contam com uma variedade de cores e modelos diversos.

As versões de varão de alumínio cromado são as mais procuradas, já que o aspecto espelhado deste material é muito procurado. Perfeito nas decorações com toque futurista ou minimalista, com predominância de branco, prata e espelhos.

3. Varão de madeira

O varão de madeira é resistente e muito bonito. Na decoração de salas, quartos, closets e escritórios este modelo de varão de cortina se encaixa super bem.

Sem contar que suportam todos os tipos de cortinas. Apenas lembre-se de ler as recomendações do fabricante. As tonalidades de madeira são múltiplas, o que permite se encaixar nas decorações rústicas, até as mais clássicas e modernas.

4. Varão de aço

Elegante e muito resistente, o varão de cortina em aço é uma peça coringa que combina com todo tipo de decoração.

Fica incrível como suporte de cortina para salas, quartos e escritórios, e suportam pesos variados das cortinas. Há múltiplos modelos no mercado, seja brilhante, fosco ou colorido.

5. Varão de cortina em zamac

Zamac é a denominação genérica de diversas ligas metálicas, contendo basicamente zinco, juntamente com alumínio, magnésio e cobre. Esse material é de excelente qualidade e apresenta alta durabilidade.

Os varões de cortina de zamac são resistentes e as peças, muito bonitas, apresentando uma luminosidade única. Podem ser instalados em qualquer cômodo da casa e são encontrados em vários modelos e cores diferentes.

6. Varão de cortina com suporte simples

O varão simples é aquele clássico, que apresenta apenas um bastão de sustentação para uma cortina.

Ele é suficiente para abarcar uma bela cortina e proporcionar um efeito decorativo invejável. Como já vimos, ele pode ser fabricado de diferentes materiais e apresentar diversas cores.

7. Varão com suporte duplo e triplo

O varão duplo, como o próprio nome já indica, é o varão que sustenta até duas cortinas. Geralmente, no suporte inferior, são colocadas cortinas transparentes. E no suporte da frente, em sobreposição, colocam-se cortinas opacas.

Existem ainda os varões triplos, que acolhem até três cortinas diferentes. O efeito decorativo é incrível!

Ambos podem ser simples ou trabalhados, coloridos ou neutros e fabricados em diferentes materiais.

Sempre obedeça às recomendações do fabricante na hora de usar esses produtos.

Leia mais:

Como contratar instalação de cortina e persiana com o Leroy Merlin Instala

Cortina ou persiana? 5 dicas para te ajudar a escolher

Tipos de cortina para decorar sua casa

As principais tendências de decoração para 2021

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo