Como fixar espelho na parede? 7 maneiras fáceis

Publicidade Cupom Leroy Merlin
Capazes de ampliar um ambiente e deixá-los mais iluminados, os espelhos são itens decorativos e funcionais que toda casa precisa ter. Porém, na hora da instalação, alguns cuidados precisam ser tomados.

O principal deles é acertar no tipo de ferramenta adequada para pendurá-lo na parede e, claro, sempre lembrar de usar equipamentos de proteção (EPI) para evitar acidentes durante a DIY.

Seja seu apartamento alugado ou próprio, nós separamos uma lista completa de como instalar um espelho na parede. Tem para todos os tamanhos, tipos de parede e bolsos, então continue a leitura para descobrir qual é a melhor forma para o seu caso!

Como colocar espelho na parede? Listamos 7 maneiras diferentes

Na hora de dar vida a uma parede vazia, o espelho pode ser um grande aliado. Para ajudar você nessa missão, separamos sete maneiras de como instalar esse objeto decorativo que pode transformar por completo seu espaço.

Se o seu apartamento é alugado, não tem problema. Algumas dicas da Paloma Cipriano, no canal Casa de Verdade, são justamente sobre como fixar espelho sem danificar a parede.

Confira o vídeo na íntegra e continue a leitura, para conferir cada passo a passo detalhado!

1. Instale o espelho com prego e martelo

Nada melhor do que começar a lista com o clássico combo de prego e martelo, não é? Essa opção é prática, rápida e não deixa sujeira no ambiente.Mas, afinal, como colocar espelho na parede da sala ou do quarto, com prego e martelo?

1. Meça sua parede e marque onde ficará o espelho, com a ajuda de uma trena. O ideal é que o centro dele fique na altura dos olhos.

2. Coloque o prego entre um pregador de roupas, já posicionando onde ele será instalado na parede. Essa dica de ouro da Paloma é para o prego não entortar, durante o processo.

3. Em seguida, martele bem a haste, até o limite do pregador de roupas.

4. Retire o pregador e finalize com as últimas marteladas.

5. Instale o espelho com um gancho e… voilà!

2. Fixe o espelho com ganchos adesivos

Caso você não queira fazer qualquer furo na parede, os ganchos adesivos irão salvar a instalação do seu espelho. Além de tudo, são baratinhos e cabem em qualquer bolso.

Alguns modelos aguentam até 2,3 kg e não causam danos ao serem retirados. Ou seja, a solução perfeita para apartamentos alugados.

Confira o passo a passo para fixar espelho com gancho:

1. Antes de fazer a aplicação, é preciso limpar a parede com um pano umedecido com álcool. Essa etapa irá retirar qualquer poeira e garantir que a cola fixe bem.

2. Em alguns casos, o adesivo vem separado do gancho. Então, basta unir as partes com cuidado e, em seguida, retirar a película de proteção.

3. Cole na parede desejada, deixando uma pontinha para fora. É através dela que você irá retirar o gancho no futuro.

4. É importante pressionar por 30 segundos, para garantir que esteja tudo firme.

5. Por fim, espere pelo menos uma hora, antes de pendurar o espelho. A retirada definitiva é bem rápida e não deixa resquícios no local.

Além de existirem vários modelos de ganchinhos, para pesos e tamanhos diferentes, é possível usá-los também para quadros e outros objetos decorativos.

3. Coloque o espelho na parede com cola prego

A cola prego é uma ótima opção para quem quer instalar espelhos maiores na parede, também sem danificá-la. Além de ser resistente à água, ela adere bem a praticamente qualquer tipo de superfície.

Confira o passo a passo para colocar espelho com cola prego:

1. Primeiro, aplique a cola diretamente no fundo do espelho, em ziguezague ou em X.

2. Em seguida, fixe o espelho na parede.

3. Pressione bem e espere 30 segundos, para que o objeto não escorregue.

4. O tempo total de secagem da cola é de 24 horas.

5.Se o espelho for muito grande, é melhor colocar um apoio embaixo dele, para esperar o tempo de secagem.

4. Coloque o espelho na parede com fita dupla face

Outra opção também para quem vive em imóvel alugado, ou gosta de mudar sempre a decoração, é a fita dupla face, também conhecida como fita banana. Apesar da praticidade, ela não é indicada para ambientes úmidos, como o banheiro.

É preciso prestar atenção no fundo do espelho, porque, nesse caso, não funciona se ele for de papelão. Essa opção também é mais recomendada para espelhos pequenos e médios.

Passo a passo para colocar espelho na parede com fita dupla face:

1. Observe o tamanho do espelho: quanto maior, mais quantidade de fita precisará.

2. Corte a fita, de acordo com o tamanho do seu espelho.

3. Aplique a fita no espelho e pressione por 30 segundos.

4. Espere 20 minutos para retirar a película protetora do adesivo.

5. Coloque o espelho na parede e pressione novamente por 30 segundos, até que o objeto esteja bem firme na superfície desejada.

5. Use espelhos decorativos autocolantes

Se quer ousar na decoração de forma prática, aposte nos espelhos decorativos autocolantes. Existem modelos de formatos diferentes, que são bem fáceis de aplicar e dão um ar moderno e divertido ao ambiente.

Passo a passo para aplicar espelhos autocolantes:

1. Antes de colar na parede, decida o desenho que deseja formar. Utilize uma superfície plana (como uma mesa), para testar diferentes opções.

2. Limpe bem a parede, antes de começar a instalação.

*3.** Retire a película protetora da fita adesiva que já vem nos espelhos.

4. Cole na parede e pressione por 30 segundos.

5. Após a instalação, utilize um limpa-vidros para retirar qualquer marca de dedo que tenha ficado. Pronto, já pode dar uma checada no look!

Além de versáteis, os espelhos espelhos decorativos autocolantes são resistentes à umidade. Por isso, podem ser colocados em qualquer lugar da casa.

6. Use móveis para apoiar o espelho na parede

Outra maneira de colocar espelhos em paredes é usar os móveis do ambiente de apoio. Assim, você evita qualquer tipo de furo ou fixação, mas ainda consegue dar uma nova cara para o espaço.

Essa ideia é ótima para espelhos grandes. Aliás, uma tendência de decoração que tomou conta do Pinterest é simplesmente apoiar esses mais robustos no chão.

7. Instale o espelho com uma furadeira

Por último, mas não menos importante, a velha furadeira é uma opção indicada para quem tem casa própria ou autorização para furar a parede.

A vantagem desse método é que atende qualquer tipo e tamanho de espelho, até os mais pesados, além de paredes com texturas. Porém, alguns cuidados também precisam ser tomados.

Então, confira o passo a passo de como instalar um espelho com uma furadeira:

1. Antes de furar, inspecione se não passam canos ou cabos elétricos na parede.

2. Limpe bem a superfície, removendo a poeira, especialmente se for instalar um espelho pesado. Como você não irá movê-lo com facilidade, ficará difícil limpar essa região depois.

3. Meça com uma trena onde deseja colocar o espelho. O ideal é que o centro dele fique exatamente na altura dos olhos. Peça a alguém para segurar e se afaste para conferir se está bem posicionado.

4. Utilize um nível na base do espelho, para garantir que ele fique bem alinhado.

5. Normalmente, espelhos maiores possuem dois ganchos na parte de trás. Com uma fita crepe, marque de um gancho a outro, sinalizando com lápis o centro do espelho.

6. Coloque esse mesmo pedaço de fita marcado com lápis, no local onde deseja furar.

7. Perfure os locais marcados na parede, por cima da fita adesiva. Especialmente nos azulejos, a fita crepe evita que a furadeira escorregue da sua mão.

8. Comece o furo com uma broca mais fina e aumente, conforme a necessidade.

9. Coloque a bucha para fixar e depois o ganchinho que irá prender o espelho. Certifique-se de que esses materiais são adequados para o peso do objeto.

10. Pronto, agora é só pendurar o espelho na parede e deixá-lo brilhar no ambiente!

Dica extra: Com uma fita adesiva, cole uma sacolinha plástica na parede, embaixo do local do furo. Assim, toda poeira cairá diretamente dentro dela e salvará aquele tempinho de faxina depois da instalação.

Agora que você já sabe diferentes formas de como colocar um espelho na parede, comente qual é sua preferida!

Leia mais:

10 ideias para pendurar quadros sem furar a parede

Espelhos para quarto: como e onde colocar essa peça no seu espaço

Como escolher pregos: descubra o modelo certo para cada situação

Espelhos decorativos: como escolher o modelo correto para garantir um ambiente moderno

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo