Como fazerFerramentas

Tipos de pregos: descubra o modelo certo para cada situação

Vários pregos de aço agrupados ao lado de um martelo com cabo amadeirado em cima de uma tábua de madeira

Quando você precisa fixar alguma coisa na parede ou montar um móvel, por exemplo, é quase certo que vai precisar de alguns pregos. Eles são ferragens super populares e podem ser usados em diferentes projetos além destes. Por isso, no momento da compra, é normal encontrar modelos diferentes do produto, já que cada um tem uma função diferente. Descubra ** como escolher pregos ** e encontre o tipos ideal para seu caso.

Tipos de pregos

Prego com cabeça

Prego de aço, com corpo liso e cabeça arredondada

Para saber como escolher pregos, é importante saber que o prego com cabeça é o modelo mais conhecido de todos. No que se trata de estrutura, ele tem o corpo liso — diferente do parafuso, que é rosqueado — e a parte de cima bem definida, facilitando a colocação da ferragem em diferentes superfícies com o martelo.

Falando da utilidade do prego com cabeça, ele serve para ajudar na montagem de objetos, fixar utensílios e elementos decorativos na parede, na construção civil e em estruturas diversas.

Prego sem cabeça

Prego de aço, com corpo liso e cabeça com a expessura levemente maior

O modelo de prego sem cabeça, por sua vez, é muito utilizado em projetos com madeira. Sua cabeça, geralmente, é do mesmo tamanho ou levemente maior que seu corpo, o que ajuda num acabamento mais suave e imperceptível nas peças de marcenaria, já que ele entra completamente no material e não deixa relevo na superfície. Esse modelo também deve ser fixado com um martelo.

Prego com cabeça dupla

Prego de aço com cabeça normal, arredondada, e mais uma cabeça que fica alguns milimetros acima da primeira

Diferentemente dos outros modelos, que proporcionam uma fixação permanente, o prego com cabeça dupla é utilizado para prender diferentes estruturas temporariamente. Ele é parecido com um prego comum, mas, ao invés de ter apenas uma cabeça, tem duas, o que facilita a retirada da ferramenta das superfícies quando for necessário.

Esse tipo de prego também pode ser utilizado para realizar o escoramento de lajes, vigas, pilares, formas para fundações e outros locais.

Prego ardox

Prego de aço com cabeça normal e corpo com ranhuras que se assemelham a uma brocapara furadeiras

O prego ardox é a solução ideal para projetos em materiais bem rígidos, como paredes de concreto, madeira de alta densidade. Isso acontece por causa de seu formato: ao invés de ser completamente liso, ele tem o corpo com ranhuras, como se fosse uma broca. Assim, ele acaba tendo um potencial maior de diminuir a resistência destes materiais no momento da perfuração.

Prego para telheiro

Prego de aço com corpo ranhurado, como brocas de furadeiras e cabeça com uma borracha flexível e mais larga

Na colocação de telhas onduladas, como as de fibrocimento e as shingle, também é preciso estar atento em como escolher pregos. Nesse caso, os modelos ideais são os pregos para telheiro.

Eles têm o corpo parecido com o do prego ardox, garantindo facilidade na perfuração, e também contam com uma borracha mais larga na cabeça que, no momento do uso, previne infiltrações causadas pela água da chuva no madeiramento do telhado.

Prego em U

Prego retorcido no formato da letra U, com duas pontas capazes de perfurar superfícies

Uma das principais diferenças do prego em U em relação aos outros é que ele pode direcionar fios, arames e outros materiais de estrutura fina sem que eles sejam, necessariamente, perfurados. Por isso, ele é muito utilizado para a montagem de cercas e telas de proteção em estruturas de madeira.

Prego para taco

Prego no formato de L, que tem a parte maior com ponta para perfurar e a menor, reta e achatada

O prego para taco, também conhecido como prego em L, é utilizado na fixação de assoalhos de madeira e batentes para porta. Esse uso é beneficiado pela sua estrutura: ele tem a ponta afiada, o corpo quadrado e a cabeça mais reta e achatada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo