Como fazer porta-temperos para cozinha e dar graça à decoração
Uma das tendências mais recentes na decoração é deixar os seus alimentos à mostra: ao reaproveitar potinhos de vidro para guardar mantimentos, você deixa seu ambiente mais estiloso, economiza dinheiro e, de quebra, torna a sua cozinha ainda mais prática! Hoje no canal do Casa de Verdade, a Carla Amadori nos ensina a fazer um porta-temperos super fácil, assim como o modo de decorar esses potinhos. Quer saber como? Vamos lá:
Você vai precisar de:
2 tábuas de pinus 12 x 12 cm
1 tábua de pinus de 60 x 12 cm
1 tábua de pinus de 57 x 4 cm
Potes de vidro com tampas
Cola de madeira
Tintas spray em cores variadas
Adesivo preto fosco
Parafusos para madeira de 1,5cm
Parafusos para parede com buchas
Suporte em L de 10cm
Temperos diversos para preencher os potes
Colocando a mão na massa
Cole as madeiras de 12×12 cm nos lados da tábua maior. Ela será a base do seu porta-tempero. Depois, cole a tábua de 57×12 na frente e espere secar – a cola de madeira demora cerca de 24 horas, mas você também pode utilizar cola branca forte. Se você quiser, pode pintar o seu porta-tempero com tinta spray ou envernizar – no vídeo, a Carla escolheu deixá-lo com sua cor original.
Parafuse então os suportes em L dentro do seu porta-tempero, prestando atenção para usar parafusos menores que a espessura da sua tábua. Depois, com pregos, buchas e uma furadeira, coloque-o na parede. Ele está pronto!
Os potinhos são ainda mais fáceis: pegue quaisquer vidros que você tenha em casa, de tamanhos e formatos diversos. Lave-os com água fervente e, caso eles ainda tenham rótulos, deixe de molho por algumas horas e retire. Pinte as tampinhas com tintas spray na cor que você quiser, mas uma dica: as vibrantes vão destacar ainda mais os seus novos organizadores de cozinha.
Para finalizar, coloque etiquetas – você pode usar as comuns, mas, para adicionar um estilo extra, as de lousa são bem-vindas. Também dá para usar a tinta acrílica desse material para um efeito semelhante. Escreva os nomes do que vai dentro e pronto – seu porta-temperos está concluído e já pode ser utilizado!