Muito semelhante a uma furadeira elétrica, a parafusadeira tem como principal função apertar ou retirar parafusos. No entanto, há disponíveis no mercado tipos de parafusadeiras com impacto que possibilita também a abertura de orifícios. É excelente para acabamentos de projetos e fixação de materiais.
Alguns modelos de parafusadeiras possuem o controle de torque para ajustar cada tipo de parafuso, ou seja, há um dispositivo que evita que o parafuso fique frouxo (causando folga) ou fique apertado demais (podendo “remoer” o parafuso).
Conheça abaixo os três tipos de parafusadeiras que existe no mercado:
– Parafusadeira elétrica: É o modelo mais comum em oficinas de ferramentas, eletrodomésticos e eletrônicos. São mais eficientes quando o importante é a potência e precisão, pois são alimentadas por uma rede elétrica ou alguma fonte alternativa.
– Parafusadeira a bateria: É alimentada por uma bateria recarregável, podendo ser carregadas e utilizadas em qualquer lugar, garantindo maior praticidade e mobilidade. São amplamente empregadas por profissionais montadores em geral, especialmente os de móveis, os eletricistas, instaladores de equipamentos de segurança, dentre outros. Há dois tipos de bateria:
• Bateria de níquel cádmio: é recarregável e pode ser reutilizada várias vezes. No entanto, esse tipo de bateria sofre o chamado “efeito memória”, ou seja, ela fica viciada a carregar menos energia do que é capaz, sendo necessário recarregá-la quando a bateria estiver totalmente descarregada para aumentar a vida útil.
• Bateria de íon-lítio: armazena maior quantidade de energia e é pequena e leve, obtendo vantagem sobre outros tipos de bateria. Ao contrário da bateria de níquel cádmio, essa não possui efeito memória, possibilitando recarregá-la sem a necessidade de que ela esteja descarregada por completo.
– Parafudadeira pneumática: É alimentada com ar comprimido. Normalmente, esse tipo de ferramenta é consideravelmente mais leve se comparadas a ferramenta elétrica. Além disso, é muito utilizada em corridas de automóveis, onde é necessário realizar a troca de pneus em um curto espaço de tempo.
Antes de utilizar o equipamento, é importante ajustá-la para o nível máximo de profundidade do parafuso para obter o melhor acabamento. E não esqueça de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) para executar o trabalho.