O que levar em conta na hora de escolher o fio para chuveiro

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A instalação do chuveiro elétrico é um momento que requer bastante atenção. Afinal, é muito importante que a parte elétrica seja realizada de forma adequada, para garantir uma instalação segura. Nesse sentido, saber escolher o fio para chuveiro é fundamental.


São vários pontos que você deve considerar nesse momento, como potência e tensão do chuveiro, a distância que a corrente elétrica terá que percorrer, entre outros detalhes.

Embora seja possível fazer a instalação sozinho, em alguns casos pode ser recomendado contar com a ajuda de um profissional. Confira as dicas e o passo a passo, e descubra qual o fio para chuveiro ideal para seu banheiro!

Como escolher fio para chuveiro?

A instalação de chuveiros requer cuidados importantes. É preciso saber quais tipos de cabos e fios elétricos são mais indicados, conforme a potência e a tensão do chuveiro.

Usar cabos elétricos fora do padrão especificado pelo fabricante pode causar problemas e colocar em risco a segurança ao usar o aparelho.

Se você não sabe qual fio usar para chuveiro, a dica é conferir a recomendação do fabricante na própria embalagem do produto. Caso você não tenha mais a embalagem, existem algumas recomendações que podem ser usadas.

O primeiro passo é verificar qual é a potência e a tensão do chuveiro. Esses dados costumam estar impressos no produto, próximo à chave seletora.


Depois, você terá de descobrir a corrente elétrica. O cálculo é simples: divida a potência, medida em Watts, pela tensão, medida em Volts.

A conta trará um resultado em Ampères e basta usar uma tabela de fio para chuveiro para verificar a bitola de fio para chuveiro que deve ser usada. A relação é a seguinte:

  • 2,5 mm² – 24 A
  • 4 mm² – 32 A
  • 6 mm² – 41 A
  • 10 mm² – 57 A
  • 16 mm² – 76 A

  • Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.

    Quando for escolher os cabos elétricos, não se esqueça que a distância máxima também interfere na capacidade. Assim, as tabelas somente são válidas quando o comprimento do cabo for menor ou igual a 30 metros.


    Para distâncias maiores, é preciso aumentar a seção do cabo. Por exemplo, se os cálculos indicarem que o ideal seria usar um cabo de 10 mm² para menos de 30 metros, em distâncias maiores pode ser indicado usar um cabo de 16 mm².

    Como instalar chuveiro elétrico?

    Após escolher o melhor fio para chuveiro, é hora de fazer a instalação do aparelho. O primeiro passo é sempre desligar o disjuntor ou o quadro geral, para evitar acidentes. Nunca toque nos cabos sem se certificar de que a energia elétrica foi, de fato, desligada.

    Depois, é só seguir o passo a passo.

    Passo 1: Identifique os cabos na caixa de ligação

    Para chuveiros 127V, existem 3 cabos: azul (neutro), verde (terra) e preto, vermelho, amarelo ou branco (fase). Já nos chuveiros 220V, serão apenas dois cabos da mesma cor para fase e um cabo verde para o terra.

    Passo 2: Conecte os cabos da caixa ao conector

    Use um alicate para desencapar todas as pontas dos cabos que serão conectados (da caixa e do chuveiro). Faça a conexão dos cabos com um conector de fio para chuveiro. Cuidado com as emendas — elas precisam ser bem feitas para não superaquecer o chuveiro.

    No chuveiro 127V, o cabo fase fica conectado à esquerda do conector, o terra no meio e o neutro à direita. No chuveiro 220V, as fases ficam dos dois lados e o terra no meio.


    Passo 3: conecte os cabos do chuveiro ao conector

    Insira os cabos do chuveiro no lado inferior do conector. Assegure-se de que a conexão esteja firme. Os cabos do chuveiro seguirão o mesmo padrão mencionado no passo acima.

    Passo 4: ligue a torneira

    Nunca ligue o chuveiro sem que o reservatório esteja cheio de água. Se não fizer isso, a resistência queimará. Deixe o chuveiro na temperatura fria ou desligado e ligue a água. Só depois é que você poderá ligar as demais temperaturas.

    Caso tudo esteja certo, o chuveiro já estará funcionando.

    Com essas dicas fica fácil escolher o fio para chuveiro correto para sua residência! Na Leroy Merlin, você encontra tudo o que precisa para um banho tranquilo e seguro. Confira!

    Leia Mais:

    Como trocar resistência do chuveiro Zagonel

    Passo a passo: como trocar resistência do chuveiro Hydra Fit

    Chuveiro Lorenzetti Acqua Duo: como trocar a resistência

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo