Elétricos e Hidráulicos

Tipos de fios e cabos elétricos: você conhece todos?

O início de um projeto para reformar ou construir é sempre repleto de detalhes importantes. Na lista de prioridades, não deixe de lado o planejamento de toda a fiação da sua casa, já que os produtos serão responsáveis pela transmissão de energia para os diferentes pontos do imóvel.

Para que você conheça mais os diferentes tipos de fios e cabos elétricos, listamos as principais características de cada um deles e para que servem, já que eles são essenciais para a energia, telefonia, televisão, informática e mais.

Por serem elementos que mexem diretamente com eletricidade, você deve ter muito cuidado na sua escolha e instalação. Portanto, busque sempre um auxílio profissional para evitar qualquer acidente e dor de cabeça futura.

Os cabos estão presentes no mercado com diferentes espessuras e voltados para variadas finalidades. Algumas instalações vão exigir produtos específicos para que a performance seja a melhor possível.

O chuveiro, por exemplo, é uma das estruturas da casa que mais gasta energia devido ao seu sistema de aquecimento elétrico. Por conta disso, ele exige um diâmetro mais grosso, como o de 4 mm.

O ar-condicionado, outro grande aparelho que gasta bastante energia, pede modelos de fios com 6 mm de espessura mínima.

Assista ao vídeo com nosso colaborador e depois continue a leitura para conhecer todos os tipos de fios e cabos elétricos, como escolher o mais indicado para a sua necessidade e dicas preciosas na hora de comprar!

O que você vai ver nesta matéria:
Diferença entre fios e cabos elétricos
Tipos de fios e cabos elétricos: guia completo
O que levar em conta na hora de escolher fios e cabos

Diferença entre fios e cabos elétricos

O fio é formado por um único condutor metálico que irá conduzir a eletricidade. O cabo é formado por um feixe de fios condutores.

Ambos conduzem a corrente da mesma forma e têm a mesma capacidade de corrente. A maior diferença entre fios e cabos é que os fios são mais rígidos, enquanto os cabos são mais flexíveis.

Tipos de fios e cabos elétricos: guia completo

Fios e cabos podem ser diferenciados de acordo com o tamanho, espessura e carga elétrica que podem suportar. Eles possuem diferentes classes. A classe irá determinar se o condutor de cobre é um fio, um cabo rígido ou um cabo flexível. Quanto maior a classe, mais flexível ele é.

A Classe 1 é formada por um único condutor sólido (fio) e a Classe 2, por condutores encordoados (cabos rígidos). Para condutores flexíveis existem as Classes 4, 5 e 6. A Classe 6 é mais flexível que a 5, e a Classe 5 é mais flexível que a 4.

Listamos a seguir os tipos de fios e cabos disponíveis no mercado, e que você encontra na Leroy Merlin.

Fios

Fios são formados por um único condutor metálico que irá conduzir a eletricidade. Estruturas de iluminação, por exemplo, pedem fios com uma espessura mais fina – normalmente de 1,5 mm.

A definição desse número se baseia na quantidade de corrente que ele terá de aguentar.

Cabo de energia

Os cabos de energia têm a função de conduzir a corrente elétrica do ponto principal da casa para os demais. Eles são, comumente, feitos de cobre, que é um ótimo transmissor de energia. Também é comum encontrar em volta do núcleo condutor uma camada de estanho, responsável por desacelerar a decomposição.

Na hora de adquirir os cabos de energia, fique atento às diferentes espessuras. Informe-se com um eletricista.

Cabo flexível 50 metros Azul Lexman

Cabos de telefonia

Os cabos de telefonia são indicados para conduzir energia aos aparelhos telefônicos. Há modelos para usos interno e externo.Os cabos internos ficam instalados no interior do telefone, contribuindo para o seu funcionamento interno. Já os modelos externos ficam na parte de fora – importantes para a conexão com as tomadas. Antes de adquirir os produtos, é importante saber a metragem necessária e a quantidade de linhas que serão ligadas.

Cabo para telefone 15 metros cinza

Cabo de rede

Os cabos de rede estão entre os cabos de informática mais usados, e servem para conectar o computador ou o notebook à rede de internet local.

A Leroy Merlin vende cabos de rede em diferentes diâmetros e metragens, de 10 a 310 metros. A espessura entre os diferentes modelos de cabo de rede influencia diretamente no seu funcionamento: quando estes são maiores, eles reduzem a interferência entre as diferentes partes do cabo.

Um dos modelos disponíveis é o CAT5E, que tem como característica mais essencial suportar conexões de internet de até 1 gigabit. Ele tem menor interferência de dados em relação a seu predecessor.

Cabo de Rede CAT5E 15Metros Azul Megatron

É importante também ter em mente, no momento da compra do seu cabo de informática para redes, o tipo do conector – o mais comum é o conector RJ45, mas sempre consulte o profissional que fará a sua instalação.

Kit com 20 conectores RJ45

Essas conexões ou “emendas” são, em geral, vendidas separadamente (assim como os filtros nos quais serão colocadas) mas é possível encontrar aqui na Leroy Merlin modelos de cabo de informática para redes que já vêm montados.

Você também poderá precisar do alicate de crimpar Rj45, para cortar e decapar terminais.

Kit cabo de rede com conectores

Cabo PP

Os cabos PP têm duas capas de PVC, uma dentro da outra, garantindo maior isolação, resistência e segurança. São usados em ligação de eletrodomésticos, furadeiras e outros equipamentos profissionais, e podem ter duas ou mais pontas internas para fazer a ligação.

Cabo Flexível PP 3×4,0mm Preto Megatron

Cabo para TV e antena

Para ter boa imagem em sua televisão, você certamente vai precisar de cabos que a ligam à TV a cabo ou à antena. Na Leroy Merlin, você encontra modelos com rosca ou com conector e embalagens que variam de 1,8 metro a 100 metros. Nessa categoria de produtos, a Leroy Merlin dispõe do cabo coaxial, de uso externo e resistente a intempéries, e os cabos HDMI e VGA, de uso interno.

Cabo Hdmi 1080 para 4k banhado a ouro com extensão de 1,82m

Cabo coaxial

O cabo coaxial é o mais utilizado na instalação de antenas hoje em dia. Os cabos para antena são condutores usados para transmitir sinais, ligar aparelhos e, assim, permitir o funcionamento da TV – seja ela analógica ou digital. Caso você opte por uma antena externa, é fundamental adquirir cabos resistentes às chuvas e intempéries dos ambientes externos.

O cabo coaxial deve ser à prova d’água e contar com uma boa camada de proteção. Este tipo de cabo é constituído por um fio de cobre (condutor) revestido por um revestimento de PVC isolante.

Ele é usado em sistemas de TV fechados, TVs por assinatura, redes de computadores, rádios e também serve para conectar câmeras às televisões.

Ele se destaca pela grande velocidade de transmissão, em longas distâncias sem comprometer a qualidade.

Na Leroy Merlin você encontra modelos de cabo coaxial em diferentes tamanhos e espessuras, para atender às diferentes finalidades.

Cabo coaxial RGC06 25 metros branco

Cabo HDMI

As antenas internas, por sua vez, podem receber cabos menores e menos resistentes – já que não ficarão expostos às intempéries dos espaços abertos. Aqui, você encontra cabos e acessórios para todos os tipos de antenas. Além de adquirir estes modelos, você também vai precisar de cabos próprios para televisão.

O cabo HDMI, neste quesito, é um dos principais componentes para a transmissão audiovisual. Ele transmite dados em alta resolução, ligando dois aparelhos de forma eficiente – cada extremidade do cabo deve ser plugada em um equipamento.

Geralmente, ele é usado para conectar consoles de videogames, aparelhos DVD ou computadores às televisões.

Assim, você pode jogar games diretamente na TV de casa, assistir a filmes ou simplesmente usar a televisão como monitor para o seu computador ou notebook.

A grande vantagem deste cabo é a capacidade de transmitir vídeo e áudio ao mesmo tempo, em extrema qualidade.

Além disso, os cabos HDMI existem em uma grande variedade de modelos, que se diferenciam em termos de performance. Os modelos de cabo HDMI banhado a ouro, por exemplo, são os que apresentam melhor performance devido à alta condutibilidade do material. Este diferencial resulta em melhores transmissões, tanto em termos de velocidade quanto de qualidade da imagem e do som.

Aqui, você encontra cabos HDMI com conectores flexíveis, revestidos por um encapamento preto altamente resistente – com aproximadamente 2 metros de extensão.

Cabo HDMI 3 metros

Cabo VGA

Além disso, a Leroy Merlin também disponibiliza outros cabos importantes, tais como o cabo VGA. Apesar de ser uma conexão mais antiga, ela ainda pode atender alguns aparelhos presentes no mercado. Em geral, este cabo serve para ligar o computador à televisão ou ao monitor, assim como o HDMI.

No entanto, os cabos VGA oferecem transmissões de mais baixa resolução e qualidade. Eles são formados por 15 pinos organizados em três fileiras de 5, enquanto que os cabos HDMI possuem 19 pinos.

Cabo VGA 3 metros

Cabo de som

Interligados ao aparelho sonoro e à caixa, os cabos de som, como o próprio nome sugere, são indicados para o bom funcionamento de aparelhos de som e possibilitar a transmissão de áudio.

Alguns equipamentos que operam a partir de cabos de som são eletrônicos como alto-falantes e sistemas de som automotivos, por exemplo.

Você pode comprar o cabo de som por rolo – cada unidade pode conter 15m ou 25m.

Já as opções de cabo de som por metro são as melhores se você já tiver em mente a quantidade necessária de material para realizar o seu projeto.

Os cabos de som geralmente são compostos por fios internos de cobre, filamentos que proporcionam uma alta capacidade de condução elétrica. Porém, cada modelo é fabricado com uma estrutura específica, então é importante se atentar aos detalhes.

Os cabos de cordão paralelo, por exemplo, são chamados assim porque contêm pontas internas em seu interior revestidas de forma paralela – ou seja, cada fio é encapado por uma camada de PVC diferente. Além disso, ele é usado para correntes elétricas de baixa tensão e é bastante flexível – por isso, pode ser manuseado com liberdade, diferentemente dos fios mais sólidos.

Essa versão de cabos de som de fios sólidos é mais apropriada para itens eletrônicos que não se movimentam muito de lugar. Isso porque esse modelo não pode ser dobrado, por exemplo, já que isso romperia a sua estrutura por dentro e o tornaria incapaz de conduzir energia.

Mas isso não quer dizer que ele seja menos eficaz no isolamento elétrico, pois em comparação ao cabo de som paralelo, proporciona o mesmo nível de durabilidade.

Cabo de áudio e vídeo 3rca + 3rca Gold 1,80 metros emborrachado

Cabos para câmeras de segurança e CFTV

Os cabos para câmeras de segurança e CFTV (circuito fechado de televisão) garantem a qualidade da imagem e do som na transmissão audiovisual.

Na hora de instalar a TV, esses itens são fundamentais para um bom funcionamento do todo. Não adianta, por exemplo, contar com uma televisão altamente sofisticada e moderna sem adquirir cabos de qualidade. Sem o jogo de cabos certo, a transmissão ficará comprometida, sem fornecer todo o seu potencial de qualidade.

Além de conectados à televisão, esses cabos também podem ser usados para o sistema de segurança da casa: em câmeras, sistemas de alarmes, kits de monitoramento etc.

Dentre os inúmeros cabos existentes, o coaxial é um modelo que se destaca por seu grande valor nas instalações. Basicamente composto por um fio de cobre (condutor), capa protetora e uma blindagem, este cabo é o principal responsável pela transmissão audiovisual.

Seu grande diferencial é a velocidade com que transmite a imagem e o som – até mesmo em longas distâncias, sem comprometer a qualidade.

O cabo coaxial pode ser encontrado em uma grande variedade de modelos e tamanhos. Sendo assim, é muito importante escolher o cabo certo de acordo com a distância e com o modelo de televisão ou câmera que você possui. O cabo coaxial RF4, por exemplo, é o modelo mais comum – geralmente indicado para instalações de médias distâncias. Isso porque ele possui 4 milímetros de espessura, o que está relacionado com a capacidade de transmissão.

Caso seja necessário transmitir em longas distâncias, por outro lado, o ideal é adquirir cabos mais espessos, tais como os modelos de 6 milímetros ou mais.

Dentre os diferentes modelos de cabos existentes, existe o modelo cabo axial cristal. Ele é um tipo de cabo coaxial feito de cobre, encontrado em modelos de 4 milímetros ou 6 milímetros de espessura. Em geral, este cabo é usado para a instalação de câmeras em elevadores, auxiliando no sistema de segurança dos prédios.

Além disso, ele se destaca por sua alta durabilidade e resistência contra umidade e impactos mecânicos.

Cabo para CFTV 50 metros

Fita elétrica adesiva

Conectada externamente a uma fonte de energia (interruptor ou tomada), a fita elétrica adesiva ou eletrofita pode ser uma boa alternativa para trocar tomadas de lugar sem a necessidade de quebrar a parede.

Com a ajuda dos conectores, você consegue fazer a ligação da eletrofita com tomadas e até mesmo fazer emendas, caso uma fita não seja grande suficiente. Tenha em mente, porém, que você ainda irá necessitar de alguns fios elétricos – portanto, tenha algumas das cores corretas à mão.

Para uma eletrofita, primeiramente, é preciso observar se ela tem as vias necessárias. Para uma tomada, por exemplo, você precisará de três, além de acessórios como uma caixinha com acoplador.

Veja como instalar:

• Como qualquer instalação elétrica, é preciso desligar o fornecimento de energia da casa antes de começar o trabalho, evitando acidentes.

• A partir daí, meça o tanto de eletrofita que você irá precisar, medindo da caixinha da qual a energia irá sair até o ponto no qual você quer colocar o ponto novo de energia.

• Deixando cerca de dois centímetros sobrando em cada extremidade (seus conectores se encontrarão ali), corte a eletrofita.

• Retirando a camada protetora, cole com cuidado a fita na sua parede.

• Aplique, por cima, uma malha isolante, que prevenirá possíveis choques elétricos.

• Retire o espelho da tomada da qual a energia sairá, desconectando os fios.

• Coloque os fios ligados a essa tomada nos conectores da sua eletrofita, com a mesma ligação dos fios anteriores – isso é, de forma geral, feito respeitando as cores da fiação.

• Refaça a fiação dessa mesma tomada com pedaços de fio (os sobressalentes que já falamos – a quantidade será regida pelo número de vias) e parafuse a tomada de volta.

• Agora é hora de mexer na outra extremidade da eletrofita: ligue os fios às extremidades, e com os seus conectores, ligue-os à sua nova tomada ou aparelho elétrico.

• A sua fiação está pronta!

• Um dos problemas dos fios comuns é deixá-los à mostra: fora casos muito específicos, como ambientes em estilo industrial, escondê-los é difícil, porém necessário, para manter a integridade estética do cômodo. No caso da eletrofita, você não irá precisar de PVC, rodapés ou rodatetos para fazer isso: pegue um pouco de massa corrida e passe por cima da eletrofita.

• Espere secar e coloque outra camada se necessário, prosseguindo com a lixa depois de tudo seco.

• Pinte por cima com a mesma cor da parede e pronto!

Eletrofita Tomada com Fio Terra 3 Pinos 2,5mm

O que levar em conta na hora de escolher fios e cabos

Quer mais dicas para a compra de fios e cabos elétricos? Confira a seguir.

Analise a metragem

Para começar, analise a metragem necessária para a instalação em sua casa. A Leroy Merlin disponibiliza embalagens que variam de cinco a cem metros.

Conheça a Norma Técnica NBR 5410

Para garantir mais segurança ao profissional que vai fazer a instalação e facilitar a função de cada fio elétrico, são utilizadas cores nos condutores elétricos, de acordo com a Norma Técnica NBR 5410.

Condutor terra é verde: protege os equipamentos contra surtos elétricos; condutor neutro é azul: para o retorno de energia elétrica; condutor fase é vermelho: para conduzir a energia elétrica.

Escolha a bitola

Bitola do cabo é o diâmetro necessário do condutor elétrico. É importante conhecer a bitola (espessura) do produto, que depende da potência da rede elétrica de cada tipo de instalação.

As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5 mm para iluminação e 2,5 mm para tomadas de força. Circuitos especiais, como do chuveiro ou da torneira elétrica, devem ter a potência do equipamento como parâmetro para a determinação da bitola do fio. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, a bitola recomendada para o fio é de no mínimo 6 mm.

Conheça as bitolas (seções nominais em mm²) indicadas para cada tipo de instalação. A seção nominal está vinculada ao seu valor máximo de resistência elétrica a 20º C (/km R20) e, em muitos casos, também é complementada por outras características como quantidade mínima de fios ou diâmetro máximo dos fios que a compõem.

1,5 mm²: circuitos de iluminação residencial simples.

2,5 mm²: circuitos de iluminação e circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral).

4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.

6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.

10 mm²: quadro de entrada de energia elétrica residencial.

16 mm²: motobomba para piscinas e condomínios.

25 mm²: forno elétrico de padaria.

35 mm²: quadro de entrada de energia elétrica em prédios de até três andares.

50 mm²: máquinas industriais de grande porte.

• A partir de 70 mm²: quadro de entrada de energia de prédios acima de três andares.

Defina a função

Fique de olho também nas cores dos cabos, pois há tonalidades distintas para identificar a função de cada um. O condutor neutro, por exemplo, é azul. Já o cabo verde serve para a ligação do fio terra. Os produtos vermelhos, amarelos, brancos e cinzas, por sua vez, são utilizados para as fases da rede elétrica.

Organize os fios e cabos após a instalação

Depois de escolher o cabo ideal para a sua necessidade, garanta a organização e a estética da sua instalação.

Basta fazer a fixação de fios e cabos com os acessórios que a Leroy Merlin oferece. Veja ainda a seção de canaletas e acessórios, que protegem e escondem os fios e cabos e deixam a sua instalação impecável.

Você vai encontrar produtos como fixa fio, abraçadeiras para deixar todos eles juntinhos e um identificador para nomear cada um e evitar confusões na hora da manutenção.

Com essas informações em mãos você está pronto para comprar seus fios e cabos com segurança e conforto. Confira todos os modelos em nosso site!

Leia mais:

Descubra como esconder fios e cabos aparentes

Eletrofita: como instalar em casa para mudar tomadas e a iluminação de lugar de uma forma segura

Saiba como comprar interruptor para cabo de abajur

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo