Como deixar o lar protegido para os idosos
Os cuidados com idosos devem estar presentes em todos os detalhes de casa. Além do afeto, do carinho e da atenção, é fundamental também manter a residência segura, evitando acidentes, garantindo conforto e bem-estar e conferindo mais praticidade ao dia a dia dos membros da família.
Como deixar o lar protegido para os idosos
Manter a livre circulação é uma das dicas mais importantes quando o assunto é a saúde do idoso. Isso porque existem vários itens que podem se transformar em verdadeiras “armadilhas”, como tapetes, móveis pontiagudos e outros.
Para evitar qualquer acidente, tenha atenção redobrada com caminhos, corredores e escadas, prefira móveis com bordas arredondadas, evite excesso de móveis e tapetes (ou opte pelas versões antiderrapantes) e avalie se os fios estão fixos à parede, pois, caso estejam soltos no chão, podem enroscar nos pés e causar quedas.
A iluminação também é um ponto importantíssimo, por isso opte por lâmpadas mais potentes e evite deixar os espaços ou cantos escuros, que podem confundir o idoso. Uma boa ideia é instalar sensores de presença, que acendem as luzes quando alguém entra no cômodo.
As escadas também merecem atenção redobrada nos cuidados com idosos. Se houver a possibilidade de reformar o imóvel e substituir os degraus por uma rampa, excelente. Caso contrário, opte por sinalizadores nos degraus e piso antiderrapante, além de um corrimão de apoio.
O banheiro adaptado para idoso é outro aspecto fundamental para deixar a casa mais segura. Afinal, este é um cômodo úmido e sujeito a escorregões, aumentando as chances de quedas e acidentes graves.
Uma dica é usar tapetes antiderrapantes ou fitas antiderrapantes no chão. No box e ao lado do vaso sanitário, instale uma barra de apoio para idoso. Dependendo do caso, vale a pena investir ainda em cadeira de banho para idoso, que trará mais facilidade no dia a dia.
Se o idoso está sofrendo com baixa visão, é possível usar também cores contrastantes para as paredes, o chão, o vaso sanitário e as pias, de forma a destacar cada parte do cômodo.
O quarto é outro ambiente que exige atenção. Regule a altura do colchão e da cama para idoso de acordo com a altura dele – se estiverem altos ou baixos demais, haverá mais dificuldades para que o usuário se deite e se levante.
Outra possibilidade é o uso da grade para cama, que evita quedas durante a noite. A barra Stand Up, por exemplo, é utilizada na cama para facilitar os movimentos de levantar e sentar ou deitar.
Para deixar o local mais confortável, invista em uma poltrona para idoso, que também deve estar regulada de acordo com a altura dele, ou em uma poltrona com braço, otimizando o conforto e facilitando o uso. Outra dica é optar por um suporte para sofá lift, que permite mais independência a idosos e pessoas com dificuldade de acessar e levantar de poltronas ou sofás.
Itens de segurança para idosos
Para deixar sua casa mais segura e melhorar os cuidados com idosos, é possível instalar alguns itens de segurança nos cômodos que oferecem maior risco.
Um banheiro para idosos, por exemplo, deve estar equipado com barras de segurança (ou de apoio) na área do box e do vaso sanitário. Além do banheiro, essas barras também podem ser usadas em outros ambientes, como sala de estar ou quarto, ajudando o idoso a se levantar do sofá ou da cama.
As fitas antiderrapantes também são excelentes aliadas e podem ser instaladas em escadas, banheiros, lavanderias e outras áreas úmidas ou nas quais haja riscos de quedas.
Com essas dicas, já sabe quais são os principais cuidados com idosos? Deixe sua casa mais segura e funcional com os produtos da Leroy Merlin e leve mais qualidade de vida para quem você ama!