Ideias de jardim com blocos de concreto: inspire-se

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O bloco de concreto saiu das obras e foi diretamente para a decoração das casas mais descoladas do Brasil. E é possível encontrar até mesmo ideias de jardim com blocos de concreto.

É fácil entender por que o item virou tendência nos espaços mais nobres da casa. Os blocos são muito versáteis — podem virar escrivaninha, banco, rack, jardineira, adega — e, em geral, custam menos de R$ 5,00. Ou nada, caso você passe por uma obra e resolva pedir alguns que serão descartados.

Ideias de jardim com blocos de concreto: bloco de concreto vazado

Outro fator que explica a paixão pelo produto na decoração é a tendência, que chegou junto ao estilo industrial, de deixar à mostra canos, tubulações e tijolos aparentes, ressignificando muitos materiais de construção.

Dentre eles, está nosso adorado bloco de concreto, que ganhou um post inteirinho dedicado a ele, cheio de sugestões bacanas, fáceis e baratas para você fazer.

Como usar o bloco de concreto?

Na construção, os blocos de concreto podem ser do tipo vazado de concreto simples, para alvenaria sem função estrutural, e vazado de concreto com maior resistência, para alvenaria estrutural.

Vendidos por unidade, podem ser encontrados em diferentes medidas, profundidades e formatos — o bloco de concreto estrutural e o bloco de concreto para vedação são apenas alguns exemplos.

Ideias de jardim com blocos de concreto: bloco vazado

Se você já tem seu projeto na cabeça, o primeiro passo é conseguir o bloco, pedindo em alguma obra ou comprando em lojas tipo home center. Na Leroy Merlin, um bloco sai por menos de R$ 5, e você pode escolher entre vários formatos.

Quanto mais diferenciado o formato do bloco de concreto, mais criativa sua peça será. Hoje, já tem bloco até no formato de canaleta.

É preciso impermeabilizar o bloco de concreto?

Caso o bloco de concreto seja usado na sua cor natural, sem tinta, é necessário aplicar uma camada de impermeabilizante Acquella. O produto protege o bloco da ação da umidade, evitando rachaduras e, principalmente, esfarelamentos.

Ideias de jardim com blocos de concreto: balde de impermeabilizante Acquella Vedacit e acessórios de aplicação

No caso de móveis que precisam sustentar objetos ou pessoas, como estantes, adegas, bancos e mesas, é fundamental ter essa segurança.

Se você decidiu pintar o bloco, não é necessário impermeabilizá-lo. Basta tirar bem a sujeira e o pó e aplicar uma tinta de parede na sua cor preferida.

Outra dica vale para quem pretende empilhar os blocos de concreto. Apesar de não ser necessário, caso queira ter um móvel mais seguro, invista em argamassa ou cimento para unir as peças.

Agora que você já sabe como trabalhar com o bloco de concreto, confira diversas inspirações, algumas com passo a passo em vídeo, para você soltar sua criatividade e fazer um móvel único e sem gastar muito!

Ideias de jardim com bloco de concreto

São inúmeras as possibilidades de fazer um jardim com blocos de concreto, visto que esse material imita um pouco o estilo do brinquedo Lego. Você vai encaixando um bloco no outro, de acordo com seu espaço disponível, até conseguir um formato que lhe agrade.

Ideias de jardim com blocos de concreto: canaleta de concreto

Basta um único bloco para fazer o seu jardim. Tanto faz, o material é resistente para áreas internas e externas. Neste vídeo, DIY Canteiro de Blocos de Concreto, você pode ver como produzir uma boa decoração para seu lar.

Blocos coloridos empilhados

O fotógrafo Matheus Iltchechen (@matheusilt) desenvolveu esse modelo de jardineira especialmente para o canal Casa de Verdade. Com passo a passo completo, inclusive, da pintura geométrica.

blocos coloridos no jardim

A combinação de blocos de concreto coloridos empilhados de maneira criativa forma uma jardineira incrível para quem tem espaço no quintal. Você pode usar tintas para pintar os blocos de branco, amarelo ou por dentro deles.

Ideias de jardim com blocos de concreto: lata de tinta Suvinil a frente de parede vermelha fosca

Esta jardineira teve os blocos pintados de branco e é perfeita para suculentas. Cada vazado recebe uma plantinha diferente.

blocos no jardim

Reprodução/@decorarte_decoracao (Foto: Pinterest)

Jardineira super moderna feita com bloco de concreto e tinta amarela ou colorida.

blocos amarelos no jadim

Reprodução/segundavidadosobjetos.blogspot.com (Foto: Pinterest)

Dois blocos pintados por dentro viram uma jardineira super delicada. Pequena, cabe em qualquer cantinho da casa.vasos de concreto coloridos

Reprodução/masymasmanualidades.blogspot.com (Foto: Pinterest)

Parede com bloco de concreto

A parede de blocos de concreto adiciona textura, quebra a monotonia de ambientes mais formais e traz um clima industrial ao local, viabilizando a divisão de ambientes de uma forma bonita e barata. Podem ser utilizados blocos de furo único, estruturados com ferragens a cada três fileiras.

parede de concreto com flores

Foto: @carolzaine/Projeto: @sulestudio

Minimalista e moderna, a parede de bloco de concreto rouba a cena deste espaço.

parede feita de blocos de concreto

Reprodução/Casa de Valentina (Foto: Pinterest)

Ambiente com decoração carregada no estilo industrial — teto de madeira, parede de bloco de concreto e tubulações aparentes.escritorio com parede em concreto

Reprodução/limaonagua.com.br (Foto: Pinterest)

Empilhar o bloco de concreto de maneiras diferenciadas cria novos layouts na parede. Nesse caso, tem quase a mesma função do cobogó, de segurar um pouco da luz sem represar o vento.

blocos de concreto na varanda

Reprodução/@lardocecasa (Foto: Pinterest)

Teto e paredes com blocos de concreto aparentes criam um ambiente neutro para receber diferentes objetos de decoração, com os quadros decorativos e o rack de madeira.

sala com blocos em concreto

Reprodução/clubedoconcreto.com.br (Foto: Pinterest)

Mais decorações com blocos de concreto

São várias as possibilidades para decoração com esse material — o que possibilita que sua criatividade tome conta do projeto. O designer Paulo Biacchi fez um vídeo especial com centenas de ideias para você que quer uma decoração com blocos de concreto.

Rack para TV com bloco de concreto

Se a ideia é ter o bloco de concreto em destaque na sua decoração, ele pode ser usado na montagem de um rack para TV superoriginal no estilo industrial. Pintado ou em sua cor natural, você pode aproveitar os nichos para colocar velas e outros objetos.

Sem o lado vazado aparente e quase nada de objetos em cima, este rack de TV feito com blocos ficou bem minimalista.

estante com bloco de concreto

Reprodução/artesanato.com (Foto: Pinterest)

Não quer gastar muito, mas ainda assim ter um cômodo que as pessoas sempre elogiam? Então, confira este vídeo para decorar sala com dicas baratas. Você pode utilizar chapas de MDF e painéis de eucalipto também.

Ideias de jardim com blocos de concreto: painel de madeira

Aqui as placas de madeira são intercaladas com blocos de espessuras diferentes, criando um efeito moderno no móvel. home de concreto

Reprodução/DIY Home (Foto: Pinterest)

Ainda na linha de bloco com madeira, aqui a diferença é que a parte vazada foi aproveitada como nicho e recebeu objetos de decoração.

nicho com bloco de concreto

Reprodução/simplesdecoracao.com.br (Foto: Pinterest)

Pintados, os blocos de concreto parecem outro material.

blocos de concreto preto

Reprodução/voceprecisadecor.com.br (Foto: Pinterest)

Sofá de bloco de concreto

Está com um sofá antigo em casa e se preparando para trocar? Sabia que, se você combinar blocos de concreto com almofadas e futons, pode ter um sofá novo em folha e no melhor estilo industrial? Esses sofás podem ficar em casa ou na área externa, perto da churrasqueira ou do jardim.

Ideias de jardim com blocos de concreto: sala com almofadas Akebie

Os blocos maciços e as almofadas geométricas em tons de branco e cinza deixaram esse sofá simples e sóbrio. Os pontos de cor ficaram por conta das almofadas amarelas.

sofa de bloco de concreto

Reprodução/dicasdecoracao.com (Foto: Pinterest)

Neutro, com os vazados dos blocos aparentes, assim como a viga de madeira em tom natural, você pode aprender a fazer banco com bloco de concreto, assista a esse vídeo.

banco de bloco de concreto

Reprodução/Awebic.com (Foto: Pinterest)

Aqui os blocos foram pintados de Classic Blue para dar vida à parte externa. As ripas de madeira atravessando os blocos deixam o sofá com um visual bem diferente.

banco de bloco de concreto e madeiras

Reprodução/c.ilahi1001.com (Foto: Pinterest)

Nesta proposta mais sofisticada de sofá, também feito com ripas de madeira, os blocos são alinhados em forma geométrica.

sala com decoração de bloco de concreto

Reprodução/99furnitureideasexamples.ga (Foto: Pinterest)

Mesa de bloco de concreto

Mesa de jantar, mesa de centro e apoiadores: são peças muito úteis e estão presentes em quase todos os cômodos da casa. Aprenda a compor blocos de concreto com vidro e madeira para montar uma mesa incrível.

A equipe do Mesa de Cetim fez um aparador que surpreende os convidados logo na entrada de casa. O tampo de madeira clarinha cortado na medida para o conjunto de blocos deixou o móvel sofisticado. Luminária, plantas e parede cinza completam a decoração.

bloco de concreto

Reprodução/Mesa de Cetim (Foto: Pinterest)

Para o escritório, um tampo maciço e nichos no intervalo dos blocos de concreto, uma boa sacada para substituir gavetas.

mesa com blocos de concreto

Reprodução/upcycleart.info (Foto: Pinterest)

Mesa de jantar simples e luminárias nos vazados do bloco de concreto para dar um charme especial a esta mesa. Quanto ao vidro, pode ser tampo de vidro comum ou tampo de vidro temperado.

mesa com blocos de concreto

Reprodução/homensdacasa.net (Foto: Pinterest)

Ideias de jardim com blocos de concreto: tampo de vidro retangular temperado

Dupla função: aparador para os utensílios de café e uma charmosa adega na parte de baixo, aproveitando o vazado dos blocos.

bancada com blocos de concreto

Reprodução/@ideiasdiferentes (Foto: Pinterest)

Mesa de centro minimalista e bem chique com tampos de vidro. Os blocos de concreto foram pintados com tinta branca e empilhados. E só!

mesa de centro feito com blocos de concreto

Reprodução/buzzfeed.com (Foto: Pinterest)

As meninas do Histórias de Casa criaram uma mesa de canto que lembra uma mesa de cabeceira. Os blocos crus foram usados e empilhados de forma criativa para receber cachepôs de plantas e um abajur.

vasos de plantas em cima de blocos de concreto

Reprodução/historiasdecasa.com.br (Foto: Pinterest)

Mesa de centro com os blocos ao natural empilhados, sem tampo de vidro. A graça está nos objetos de decoração que enfeitam a mesa.

bancada de blocos de concreto

Reprodução/Homify.com (Foto: Pinterest)

Os blocos pintados em tom pastel dão alegria a esta mesinha, perfeita para varandas menores ou quintal.

bancada com blocos coloridos

Reprodução/goodmorningamerica.com (Foto: Pinterest)

Mais uma do Histórias de Casa: mesinha de canto com função bar e tampo de pinus envernizado. O longboard com plantas em cima deixou o ambiente ainda mais moderno e funcional.

bancada com blocos de concreto

Reprodução/historiasdecasa.com.br (Foto: Pinterest)

Os calçados ficam no lugar com essa sapateira feita com a dupla bloco de concreto e tampo de madeira, que pode ser de eucalipto, MDF ou MDP. Mesma “receita” das mesas de cima, mas com altura mais baixa. Pode ficar na entrada da casa, caso queira que as visitas entrem sem sapato.

sapateira com blocos de concreto

Reprodução/revistaartesanato.com.br (Foto: Pinterest)

Esta mesa de canto leva bloco de concreto puro em duas posições diferentes. Deitado, virou o tampo do móvel. Na parte de baixo sobrou um cantinho para livros e plantas. A mesma versão de móvel pode ser feita com os blocos pintados de rosa.

mesa de canto com blocos de concreto

Reprodução/Apartment Skyler (esquerda) e @_arquitetura_e_interiores (direita) (Foto: Pinterest e Pinterest)

Aqui, a dupla bloco de concreto + tampo de vidro fez bonito na sala de jantar. Uma mesa simples e útil que acomoda confortavelmente quatro pessoas.

mesa com blocos de concreto

Reprodução/Facilissimo.com (Foto: Pinterest)

Vem do Histórias de Casa também esse aparador moderníssimo. Aqui, a estrela são os blocos de concreto com formato diferente dos tradicionais. Eles foram dispostos criando um efeito muito bacana de “caminho com curvas” que vai do tampo à base do móvel.

bancada com blocos de concreto

Reprodução/Histórias de Casa (Foto: Pinterest)

Adega de bloco de concreto

As adegas estilo “caves” são um episódio à parte. Caíram no gosto dos decoradores e amantes de vinho de plantão. Agora, colocando o custo-benefício em jogo, você já pesquisou quanto custa uma adega? Por isso, a ideia de fazer uma adega usando bloco de concreto é ótima.

A versatilidade do bloco entra em cena, já que vale para ambientes grandes, pequenos ou micros (basta usar mais ou menos blocos). Lembre-se de impermeabilizá-los e unir as peças com argamassa para evitar que as garrafas batam nas extremidades e se quebrem.

Aqui, os blocos de concreto estão ao natural e apenas empilhados. A adega, que leva 10 peças, também funciona como aparador. A decoração fica completa com um carrinho para café ao lado.

blocos de concreto empilhados

Reprodução/@puerta.24 (Foto: Pinterest)

Rústica, essa adega explora os blocos em sentido contrário para dar um efeito mais elaborado ao móvel.

adega de blocos de concreto

Reprodução/Como Fazer em Casa (Foto: Pinterest)

Uma opção para bares, restaurantes ou casas maiores, esta adega é um conceito. Uma escada de madeira com trilho de correr ajuda a alcançar as garrafas mais distantes.

adega de blocos de concreto

Reprodução/emaisestadao.com.br (Foto: Pinterest)

A mini adega foi montada com os blocos de concretos laterais de um rack para TV feito com o mesmo material. Em cima, uma bandeja com bebidas transformou o cantinho em um bar bem estiloso.mini adega de blocos de concreto

Reprodução/Homify.br (Foto: Pinterest)

O charme das adegas é deixar o bloco de concreto na cor natural. Dentro de uma moldura vazada de madeira, faz par com a geladeira retrô.

Ideias de jardim com blocos de concreto: frigobar retrô na cor vermelha

mini adega de vinho

Reprodução/Simplichique.com.br (Foto: Pinterest)

A forma de fazer é a mesma das anteriores: blocos de concretos empilhados com garrafas dentro. O charme industrial fica por conta da parede imitando cimento queimado em um tom bem forte, o quadro PB e o vaso de planta.

blocos empilhados

Reprodução/Ideias Diferentes (Foto: Pinterest)

Cama de bloco de concreto

“Será que o bloco de concreto vai deixar meu quarto frio e sem aconchego?”. Se você pensa assim, dê uma olhada nestas inspirações de cama para mudar de ideia.

Na hora de decorar com blocos de concreto é importante lembrar que a escolha do colchão, da roupa de cama, dos travesseiros e das almofadas contribui para dar aquele toque acolhedor que todo quarto precisa ter.

cama com blocos de concreto

Reprodução/cpykami.ru (Foto: Pinterest)

Só posicionar os blocos de concreto no tamanho desejado, e você tem uma cama nova. A colcha bem fofa trouxe o clima de aconchego e as almofadas em preto e branco geométrico trouxeram a unidade para o ambiente.

Ideias de jardim com blocos de concreto: cama King com colcha

O processo não muda, mas aqui foi usado para fazer uma cama de solteiro. A pintura no canto da parede rouba a cena do bloco de concreto e dá um charme nórdico para um material, que é mais conhecido por seu uso na decoração industrial.

cama de blocos de concreto

Reprodução/@casa_dos_fundos (Foto: Pinterest)

Os futons são ótimas opções para fazer sofás-camas. Neste projeto para quarto infantil, a parte vazada dos blocos de concreto servem como sapateira.

sofá-cama com blocos de concreto

Reprodução/gentside.com.br (Foto: Pinterest)

Sentiu a ansiedade para decorar sua área interna e externa com ideias de jardim com bloco de concreto? Aqui, na Leroy Merlin, temos as melhores promoções não só para o jardim, como também para toda a casa. Confira!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo