Como fazerDicasInfluenciadoresPiso e Revestimento

Aprenda como colocar rodapé com Paloma Cipriano: passo a passo simples

Além de disfarçar as pequenas imperfeições na pintura ou no papel de parede, o rodapé é uma adição ao seu cômodo, porque emoldura o piso e valoriza o ambiente. Afinal, depois de investir no piso perfeito, você quer que ele fique em destaque, certo? Com a ajuda da Paloma Cipriano, você vai aprender como colocar rodapé de um jeito rápido e prático.

A apresentadora explica que não é preciso ter uma grande habilidade manual para esse serviço. Com um pouco de conhecimento e atenção, já é possível realizar a tarefa. Os materiais também são simples: espátula, martelo, serrote, caixa de corte, cola PVA e, claro, o rodapé de sua escolha.

Como colocar rodapé

Primeiros passos

Se o seu piso já tiver um rodapé antigo, não tem problema. Antes de aprender como colocar rodapé, você vai precisar removê-lo com a ajuda de uma espátula e um martelo. Insira a espátula na divisão entre o rodapé antigo e a parede e use o martelo para pressionar até desencaixá-los.

É importante ter bastante cuidado e paciência nessa hora. Evite usar muita força para não danificar a pintura ao redor do rodapé. O próximo passo da preparação é lixar o local onde o rodapé estava fixado, assim a cola vai aderir melhor na hora da instalação. Paloma optou pela lixa nº 180, já que não há necessidade de um acabamento perfeito.

Cuidados necessários

No vídeo abaixo, Paloma explica que é importante fazer as medições e os cortes no rodapé antes de colocá-lo na parede. “Isso evita o retrabalho e faz com que o acabamento fique muito mais bonito”, diz ela. Outra ideia legal é fazer cortes em 45º (diagonal) para disfarçar as emendas no rodapé. Ela demonstra isso no vídeo, utilizando uma caixa de corte e um serrote.

Como colocar rodapé: passo a passo ensinado pela Paloma Cipriano vai te deixar pronto para fazer o trabalho

Não deixe de conferir as medidas antes de instalar. Para isso, coloque todas as partes nas posições desejadas e veja se não cometeu nenhum erro de corte ou medida.

Como fixar seu rodapé

Para fixar os rodapés, Paloma utiliza a cola PVA, colocando-a na superfície traseira do rodapé com a ajuda de um bico dosador e espalhando-a por todo o comprimento da peça. Depois, é só fixar o rodapé de madeira na parede, tomando cuidado para colocar tudo no local certo.

Paloma lembra também da necessidade de dar atenção especial aos cantos: meça o ângulo e faça os cortes nos rodapés com a ajuda da caixa de corte. Por fim, não se esqueça de usar a espátula para remover qualquer resíduo de cola que possa ter ficado na parede e garantir uma aparência limpa e profissional ao trabalho.

Os rodapés têm uma instalação prática, mas carregam a capacidade de transformar um ambiente. Aproveite nosso tutorial de como colocar rodapé e faça desse um projeto DIY que, apesar de simples e rápido, vai trazer elegância e requinte ao seu espaço.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo