Dicas para ajustar a alcalinidade e pH de sua piscina.

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Muita gente que possui piscina, ou faz uso regular de uma, não faz ideia do que são alcalinidade e pH, fita teste de alcalinidade, entre outros termos.

Ainda que alguns considerem um assunto muito técnico, alcalinidade e pH são mais simples do que parecem. E fazem parte da vida de quem tem uma piscina em casa.

Por isso, este artigo pretende explicar claramente o que são esses parâmetros e qual a função de produtos como fita indicadora pH, elevador de alcalinidade e redutor de alcalinidade.

Quer saber mais sobre esses produtos para tratamento de piscina? Acompanhe o texto!

Alcalinidade e pH

Ao entrar na piscina, a maioria das pessoas nem imagina qual é a importância do equilíbrio químico da água contida no recinto. Para existir esse equilíbrio e a água ofereça segurança aos banhistas, a alcalinidade e o pH têm papel fundamental.

Em resumo, a alcalinidade diz respeito à quantidade de sais minerais presentes na água. A faixa ideal desse parâmetro é entre 80 e 120 ppm (partes por milhão).

Então, quando a alcalinidade está na faixa ideal, ela evita oscilações no pH. E, por consequência, isso faz com que o cloro tenha mais eficiência na purificação da água.

No entanto, quando a alcalinidade está baixa ou alta, ela faz com que o pH também baixe ou suba.

Além disso, pode causar corrosão nos equipamentos da piscina, proliferação de algas e deixar a água com aspecto turvo.

Um ponto crucial: os produtos que ajustam a alcalinidade podem interferir no pH. Desse modo, o mais indicado é fazer primeiramente a correção da alcalinidade para só depois corrigir o pH.

pH: Definição

O pH significa “potencial hidrogeniônico”, que é a quantidade de hidrogênio (um elemento químico) presente na água.

Esse parâmetro pode mudar sempre que houver contato da água da piscina com chuvas, com a poluição e com produtos químicos.

Além disso, a reposição da água também pode fazer com que o pH sofra oscilação para mais ou para menos.

Quando o pH está abaixo de 6,8, os banhistas podem sentir irritação nos olhos e coceiras na pele. Os equipamentos da piscina ficam mais suscetíveis à corrosão, uma vez que a água da piscina se torna mais ácida.

Por outro lado, no caso de o pH atingir faixa superior a 7,4, os problemas mais comuns que ocorrem com a piscina são irritação ocular e baixa eficiência do cloro.

Níveis e modo de ajuste ideal

Alcalinidade e pH possuem níveis convencionados que não podem ser ultrapassados, para cima ou para baixo.

O pH precisa estar sempre entre 7,0 e 7,4, enquanto a alcalinidade, entre 80 e 120 ppm. Para avaliar o nível da água da sua piscina, você deve fazer a medição usando o hth® Fita Teste.

Este é um produto que permite a rápida avaliação dos parâmetros da piscina. Em poucos minutos, você tem todos os resultados sobre pH, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico.

Basta mergulhar uma fita na água, remover sem balançar após 3 segundos e aguardar mais 15 segundos para verificar os resultados.

E o mais interessante desse produto é que o rótulo mostra uma comparação de resultados, ajudando na etapa de ajuste com os produtos adequados.

Depois de avaliar, corrija eventuais desajustes. Com a alcalinidade acima dos 120 ppm, use o Redutor de Alcalinidade e pH.

Abaixo dos 80 ppm, use o hth® Elevador de Alcalinidade. O mesmo com a medição de pH.

Com o pH acima de 7,4, utilize o hth® Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth ® Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte; abaixo de 6,8, aplique o hth ® Elevador de pH.

Passo-a-passo da aplicação do hth® Elevador de Alcalinidade

Depois de acionar a filtração da piscina, use 17 gramas para cada 1.000 litros de água do hth® Elevador de Alcalinidade.

Então, misture o produto em um balde com água da piscina, diluindo com cuidado antes de espalhar o conteúdo do balde pelas laterais.

Assim que terminar de espalhar o produto na água, deixe a água da piscina filtrando por 6 horas. A hth® recomenda sempre fazer nova avaliação dos parâmetros antes de liberar a piscina para uso.

Passo-a-passo da aplicação do hth® Redutor de Alcalinidade e pH

O hth® Redutor de Alcalinidade e pH da hth® é um produto eficiente, indicado para uso em piscinas de fibra, vinil e azulejo.

Para aplicar, acione a filtração e aplique o produto na dose recomendada no rótulo do produto. Filtre a água da piscina por 6 horas.

Na sequência, avalie novamente os parâmetros. Caso seja necessário, repita o processo até alcançar o ajuste dos parâmetros.

Consequências do não ajuste de alcalinidade e pH

A razão de se avaliar como esses parâmetros se encontram é vital para a sua saúde e a saúde da sua piscina.

O desequilíbrio deles contribui para o surgimento de algas e microorganismos prejudiciais para os banhistas. Em contato com a pele, podem ocasionar doenças e contágios.

O fenômeno conhecido por “água verde”, por exemplo, pode ter como causa justamente o desajuste de alcalinidade e pH.

Para efetuar uma limpeza minuciosa da sua piscina, faça primeiro a avaliação e ajuste desses níveis — ignorar isso pode tornar a limpeza mais demorada e mais cara.

Somente com alcalinidade e pH no nível correto, o conforto e proteção dos banhistas podem ser garantidos.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo