Já reparou que a gente passa um terço da nossa vida dormindo, e portanto o quarto é o lugar onde a gente mais passa o tempo em casa?
Por isso é tão importante que o nosso quarto seja um cantinho de muita harmonia e aconchegante para a gente descansar, relaxar e renovar as energias.
É aí onde entra o Feng Shui, uma arte milenar que visa atrair boas energias e dissipar as energias negativas, por meio de um ajuste dos pontos de estagnação e ativação de energias da sua casa.
A disposição dos móveis, as cores e a decoração devem favorecer a harmonia, as boas energias e o relaxamento tão necessário para o seu quarto.
Afinal, é no quarto onde você termina o seu dia, descansado, e é nele onde você começa o seu dia, de preferência disposto e com as energias renovadas.
Como funciona o Feng Shui?
O Feng Shui é uma arte milenar e que tem o objetivo de atrair influências benéficas da natureza e gerar vitalidade nos espaços, fazendo com que você tenha mais energia, mais disposição, alinhar seus pensamentos, ajudar você a colocar em ordem a sua cabeça e também o seu coração.
Uma análise de Feng Shui em sua casa é capaz de identificar e ajustar pontos de estagnação ou escape da energia CHI, que é a energia vital que circula por todo o universo e nos espaços (imóveis, ruas, cidades) e flui ao longo dos meridianos de nosso corpo.
• Leia mais: Feng Shui na sala: 14 dicas para fazer em casa
O que é Baguá?
O Baguá – ou mapa da harmonia – é uma figura de oito lados que serve para identificar os espaços que precisam ser harmonizados e os que podem ser preservados. Cada um dos lados do Baguá representa aspectos de nossa vida: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família/saúde e sabedoria/espiritualidade.
Cada um deles também possui elementos, formas e cores associadas específicos.
Nossa casa é a extensão da nossa personalidade, então, ao equilibrarmos as energias da nossa casa, estaremos favorecendo o equilíbrio das nossas próprias energias.
O Baguá é colocado na planta baixa de sua residência e o especialista em Feng Shui analisa as forças que regem cada ambiente. Com isso, é possível eleger móveis, cores e decoração para harmonizar cada um deles.
Melhores cores Feng Shui para quarto
As melhores cores de Feng Shui para quarto são as neutras, como preto, branco e cinza, ou variações dela (bege, creme ou manteiga). Você pode acrescentar um pouco das cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e frias (azul, violeta e verde), encontrando o equilíbrio entre os grupos.
Luiz Netto, mestre em Feng Shui, explica melhor os três grupos de cores existentes:
• Neutras: preto, branco e cinza
• Quentes: vermelho, amarelo e laranja
• Frias: azul, violeta e verde
Evite colocar no quarto cores quentes na parede onde você terá contato visual direto. Cores vibrantes, como o vermelho tomate, o laranja forte ou o amarelo eletrizante podem “estressar” no quarto do casal.
No quarto da criança ou de solteiro, até pode combinar, mas para o quarto do casal, não aposte.
Já entre as cores frias, cuidado com os tons pastel, como o lilás, o azul e o verdinho, que acabam deixando o ambiente mais frio ainda.
Para usar essas cores, o ideal é combinar, do lado oposto, alguma cor quente em destaque. Por exemplo, se você quer usar um verde clarinho, combine-o com amarelo escuro fechado.
E quando falamos em branco, que também está na categoria de cores neutras, saiba que ele é uma escolha acertada para o quarto.
Não há problema de você ter um quarto todo branco, porque você pode colocar cor na moldura do quadro, fotografia, tapete, almofada ou outro objeto de decoração.
Cores para EVITAR no quarto
• Gelo, ou cinza claro, que trazem sensação de frio. Mas dá pra combinar cinza com amarelo, cinza com laranja ou cinza com vermelho, que combina superbem e dá uma esquentada no ambiente.
• Salmão é a pior cor para ter na parede no quarto, já que ela engana o cérebro porque é uma cor indefinida: meio goiaba, meio laranja, nem uma coisa nem outra. Então, ter essa cor na parede pode criar conflitos, trazer brigas e bloqueios para o seu emocional.
• Lilás na cromoterapia é ótima para descanso. Uma luzinha lilás ou violeta é perfeita para você pegar no sono e trazer essa paz. Mas sono demais e paz demais na parede do quarto quebra o clima de paixão. Prefira usar lilás na roupa de cama, por exemplo.Ou você corre o risco de apagar a chama do amor.
Neste vídeo, Luiz Netto dá dicas sobre cores no quarto:
Feng Shui no quarto: qual a melhor posição da cama?
A cama é o principal elemento do quarto e precisa expressar amor, paz e tranquilidade. Por isso, coloque-a numa posição em que você tenha a visão da porta de entrada. A cama também não deve ser “atravessada” por janelas e portas em linha reta, sobretudo uma porta de banheiro.
Como aplicar Feng Shui no quarto: 21 dicas
1. Deixe o ambiente clean
Evite o excesso de informações no quarto para não atrapalhar o seu sono.
2. Cuidado com a posição dos espelhos
Até pode ter, mas não em posições que refletem a cama ou o rosto das pessoas quando estão deitadas. Uma boa pedida é colocá-los dentro de armários ou na parede lateral.
3. Guarda-roupa
Com relação à posição do guarda-roupa, de preferência, posicione-o na lateral da porta ou onde não interfira na entrada do cômodo.
4. Tapetes e almofadas
Tapetes e almofadas são super bem-vindos pelo Feng Shui. Eles são objetos decorativos, que trazem um pouco da sua personalidade ao ambiente, além de conforto e aconchego. É bom ter objetos macios no quarto, para dar estabilidade e equilibrar as emoções.
5. Evite a TV no quarto
A TV é um aparelho eletrônico que foi feito para ser ligado, desviando a atenção do seu relacionamento. Quando desligada, a TV funciona como um espelho, refletindo sua imagem, o que não é legal no Feng Shui. Além disso, a luz vermelha de stand by fica ligada o tempo todo, fazendo com que você não se desligue completamente durante a noite, e ainda acorde com aquela luz intermitente.
6. Plantas purificam o ar e geram vitalidade
As plantas decoram, purificam o ar e geram vitalidade. Portanto, elas podem ter, sim, um lugar dentro do seu quarto. Observe as necessidades das plantas: se precisam de luz, água e adubação. Isso porque se a planta não estiver bem dentro de casa, ela irá sugar energia vital.
Espécies como o Ficus e o Bambu da Sorte são boas para o quarto. Evite, no entanto, as espécies com espinhos. Assista a esse vídeo de Luiz Netto e saiba mais sobre o efeito das plantas dentro de casa:
7. Fotos antigas não trazem boas energias
As fotos são bem-vindas para alegrar e revitalizar o ambiente e melhorar a auto-estima, desde que sejam imagens que levantem o astral e em momentos felizes.
Mas cuidado com objetos e fotos do passado, que não trazem boas energias!
Fotos do casal, em momentos felizes, podem ser bacanas. No quarto de crianças e adolescentes, faça um varal com fotos dos amigos e familiares em momentos de festas ou viagens, com ídolos, etc. Já no quarto de solteiro, aposte em fotos da família, amig@s e namorad@s.
8. Objetos em números pares
Os objetos de decoração, como almofadas e quadros, por exemplo, devem simbolizar a dualidade. Portanto, eles sempre devem estar em pares
9. Atraia a prosperidade
Caso queira aproveitar a organização do quarto para atrair prosperidade, siga estes passos: aposte na luz amarela, objetos em pares e guarde objetos de valor de forma organizada.
10. Santos e altares
Utilize imagens religiosas apenas para equilibrar a sua espiritualidade.Se for apenas para enfeitar, melhor deixar de lado.
11. Traga a energia solar para dentro do quarto
Ter o quarto iluminado pelo sol é importante para o Feng Shui. Por isso, repare a hora que o seu quarto recebe sol, porque muitas vezes o fator que faz com que você não durma bem ou demore para dormir é porque seu quarto recebe sol da tarde
Se este for o seu caso, aposte em um prisma d’água, fonte ou planta d’água será útil para que o sol “sugue” mais da água, que é um elemento natural que vai evaporar, e não desgaste energeticamente o cômodo.
Se não bate sol no seu quarto, é legal ter um sino dos ventos, que não vai trazer o sol pra dentro do quarto, mas o som e a vibração que ele produz é similar à energia vital do sol. E essa é uma forma de você tentar suprir a ausência dos raios solares, nutrindo o quarto com boas energias.
12. Escolha a cor certa para a parede
Trabalhe com branco, tons de rosa ou tons de amarelo, sempre mais diluídos e clarinhos. O rosa é o vermelho diluído. O bege, areia ou palha são o amarelo diluído. Esses tons são os melhores.
Se você gosta de cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, prefira os tons mais queimados ou acinzentados e em paredes onde você não tenha contato visual direto, como a parede da cabeceira.
Cores muito vibrantes ou intensas trazem efeito negativo: o vermelho causa tensão, o amarelo causa insegurança e o laranja atrapalha o sono.
13. Aposte em materiais naturais
Cultive a presença de elementos naturais, como água, madeira, terra, fogo e metal.
14. Escolha quadros que motivem a harmonia e o sucesso
Utilize quadros apenas quando trouxer imagens que motivam você a ter harmonia e sucesso. Fuja de imagens de gente melancólica e solitária. A altura dos quadros é outro detalhe importante: posicione-os na altura dos olhos, para não ter a sensação de inferioridade.
15. Deixe o criado clean e sem entulhos
No Feng Shui, as gavetas do criado representam projetos futuros. Por isso, mantenha-o limpo e organizado, para isso se refletir na sua vida.
Além disso, evite depositar no móvel itens como papéis, remédios, objetos quebrados, celulares e eletrônicos.
Também prefira dois criados iguais, para um relacionamento equilibrado entre o casal. Prefira mantê-los abaixo da altura do colchão da cama. Mas se forem mais altos, é melhor que tenham os cantos arredondados.
O que pode no criado-mudo? Copo com água, flores, velas, fotos do casal, livros, luminárias e itens afetivos.
16. Borrife alfazema ou lavanda
Borrife alfazema ou lavanda no quarto 1 vez por mês. O aroma remove energias estagnadas e ajudam você a relaxar.
17. Mantenha o quarto organizado
Quarto pede ordem e, por isso, evite deixar objetos espalhados, ainda mais embaixo da cama e coisas que não tenham a ver com repor energia.
18. Mantenha a cama arrumada
A cama precisa resgatar segurança e amor próprio para você. No caso da cama de casal, precisa trazer aconchego e intimidade. Cuide, portanto, da arrumação da cama. Mantenha colchão e travesseiros inteiros, fofinhos e confortáveis. Os lençóis estão rasgados? Substitua-os. São macios e confortáveis? Hum, boa noite de sono.
19. Evite objetos pontiagudos na cama
Deixe sua cama bonita e use objetos sempre em números pares, para fazer a conexão de você consigo mesmo ou com um parceiro ou parceira. E evite qualquer objeto pontiagudo nela.
20. Evite móveis e prateleiras acima da cabeceira
Evite móveis e prateleiras acima da cabeceira da cama, para não bloquear a circulação energética.
21. Gavetas fechadas
Mantenha sempre fechadas as gavetas e as portas dos móveis.
Dicas Feng Shui para quarto de casal
• O quarto do casal deve ser aconchegante e trazer a energia do amor, da intimidade e da sensualidade. Você consegue isso com essas dicas a seguir:
• Escolha uma iluminação central boa, com luz amarela, mas também com abajur ou luminária lateral.
• É importante que a posição da cama e dos móveis permita a circulação pelos dois lados.
• Na parede, aposte nos tons de amarelo ou verdinho claro. Amarelo estimula a comunicação e o diálogo. Já o verde, traz segurança e renovação.
• Muita gente pensa que uma parede vermelha ajuda a estimular a libido. Engana-se: o vermelho causa, sim, excitação, mas em uma parede em que haja contato visual permanente, pode causar irritabilidade.
• Para aumentar a libido, pode apostar no vermelho nos itens de decoração.
Feng Shui para quarto infantil
• Para manter o equilíbrio e a harmonia no quarto infantil, não exagere nos itens de decoração e nas cores.
• Aposte em móbiles cujos sons remetam à natureza, como o barulhinho da chuva ou do vento ou o canto dos pássaros.
• Cheirinhos suaves e aromatizadores de ambientes ajudam a relaxar, e a alfazema, o alecrim e o eucalipto são ótimos para essa função.
• Para a posição da cama, vale a mesma regra dos quartos de adultos: o ideal é que fique posicionada de frente para a porta de entrada. Mas evite que os pés fiquem diretamente voltados para a porta.
• Evite prateleiras e armários instalados sobre berços ou camas.
• Mantenha o quarto organizado, bem iluminado e alegre, com quadrinhos, porta-retratos ou outros objetos que traduzam felicidade.
• Para manter a organização dos brinquedos, estimule as crianças a guardar tudo em uma caixa organizadora depois da brincadeira.
5 coisas PROIBIDAS no quarto, de acordo com o Feng Shui
Espelho
Pode no quarto, mas é proibido em posições que refletem o rosto das pessoas deitadas. Isso acelera demais as energias e impede que você relaxe à noite. Por exemplo, não pode na lateral da cama (de modo a refletir o seu rosto) e nos seus pés (de modo a refletir o seu corpo todo). Pode refletir uma parte do corpo, apenas.
Eletrônicos
O excesso de aparelhos eletrônicos é proibido porque eles atrapalham o fluxo de energia. Ou você precisará de uma placa radiônica gráfica de cobre, ou outros materiais específicos que servem para restabelecer o equilíbrio energético.
Objetos quebrados
Verifique se todos os objetos funcionam corretamente: relógios, interruptores, tomadas, abajures etc. Tudo o que não tem utilidade deve ser consertado ou removido. A dica vale também para paredes descascadas, que devem ser pintadas novamente, e tecidos rasgados, que devem ser costurados ou substituídos.
Mensagens negativas nas paredes
Foto de alguém chorando ou solitário, ou que remete a brigas, frases ofensivas etc são prejudiciais e mandam para o seu inconsciente, que age conforme a emoção que ele tem daquela imagem.
Excesso de livros ou materiais de trabalho
Livro de cabeceira pode. Mesa de trabalho não pode. Escolha qualquer outro cômodo para trabalhar, menos o seu quarto de dormir.
Nada embaixo da cama
Evite colocar objetos embaixo da cama para não impedir o fluxo de energia vital proveniente da terra.
Conheça mais dicas no vídeo do mestre em Feng Shui, Luiz Netto:
Conclusão
Com tantas dicas bacanas, você mesmo pode começar a aplicar o Feng Shui no seu quarto, aos poucos, observando a disposição dos móveis, as cores das paredes e os objetos de decoração.
Com pequenas mudanças na decoração você será capaz de ativar as boas energias do lugar e curtir os benefícios de um ambiente em que a energia vital flui e a harmonia impera.
Leia mais:
Feng Shui: as melhores plantas naturais para cada cômodo da casa
Cores da prosperidade: escolha os tons que irão equilibrar as energias da sua casa