Aprenda a escolher revestimento de parede e transforme ambientes sem precisar reformá-los

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Tudo o que você precisa saber na hora de escolher o revestimento de parede

Quer mudar algum cômodo da sua casa sem precisar passar por todo o trabalho de uma reforma? Uma ótima dica é investir nos diferentes tipos de revestimento de parede, que dão uma nova vida ao ambiente escolhido, seja ele quarto, sala, banheiro ou até mesmo área externa.

Para ajudar a escolher o tipo de revestimento de parede ideal para você, a arquiteta Fabíola Nardino contou tudo sobre as versões, os acabamentos – que vão desde pastilhas e cerâmicas até autoadesivos – e ainda explicou o que deve ser levado em conta na hora de comprar o seu, para decorar cada ambiente da casa. Confira!

O que levar em conta na hora de escolher o revestimento de parede?

Para fugir do tradicional branco e dar mais personalidade à casa ou ao apartamento, uma opção prática – e até mesmo barata – é apostar no revestimento de parede. Com variações que vão dos azulejos com diferentes grafismos às madeiras, pastilhas, cerâmicas com texturas ou versões autoadesivadas, pode parecer uma missão impossível decidir qual é o ideal para você e seu cômodo.

Para a arquiteta Fabíola Nardino, a primeira coisa que deve ser levada em consideração antes de finalizar a compra é o ambiente em que ele vai ser colocado. “O revestimento de parede é um item que nos ajuda muito na decoração, mas devemos também levar em conta qual o tipo para cada ambiente. Em banheiros e cozinhas, por exemplo, os revestimentos devem ser resistentes à umidade e fáceis de limpar”, explicou.

Além disso, os revestimentos podem cumprir muito bem o papel de itens decorativos da casa. Por isso, vale ficar de olho no ambiente que você deseja criar para cada cômodo: intimista, fresco, confortável, etc.

Tudo o que você precisa saber na hora de escolher o revestimento de parede

Manutenção e durabilidade do revestimento de parede

Para mudar o visual de um cômodo da casa e evitar obras muito grandes, além de um trabalho extra com manutenção da pintura, os revestimentos são uma ótima pedida. Além da boa relação custo x benefício, a arquiteta Fabíola Nardino ainda ressalta que uma das maiores vantagens dos revestimentos de parede é sua durabilidade e a facilidade de manutenção, quando comparados à pintura tradicional.

Para quem mora de aluguel: revestimento autoadesivo é a melhor opção

Para quem mora de aluguel, reformar um cômodo é sempre um dilema, já que gastar um dinheiro extra com um lugar que não é oficialmente seu pode doer no bolso. Por isso, a dica da vez é se jogar no revestimento de parede autoadesivo, que transforma o ambiente sem precisar de obras. “Existem, no mercado, muitas opções de revestimentos, inclusive os autoadesivos, que são práticos e de fácil aplicação e remoção. Eles são ótimos para quem mora de aluguel e não quer gastar com pintura”, explicou Fabíola Nardino.

Para a arquiteta, os revestimentos autoadesivos decorativos têm vantagem em relação aos papéis de parede para quem deseja fazer a transformação do cômodo sozinho e de forma mais rápida. “Para quem quer redecorar ambientes sem enfrentar obras, as peças autoadesivas são perfeitas, já que podem ser aplicadas em qualquer superfície de forma simples e rápida. Os papéis de parede também são aplicados rapidamente, mas necessitam de mão de obra qualificada para sua instalação correta”.

Fabíola ainda completa, dizendo que tanto os revestimentos autoadesivos quanto os papéis de parede oferecem muita variedade de estampas e cores. “A diferença é que os papéis de parede são comprados em tamanho padrão e os autoadesivos possuem diferentes formatos, podendo adaptar-se mais facilmente à necessidade do seu projeto”.

Tudo o que você precisa saber na hora de escolher o revestimento de parede

O melhor revestimento para cada ambiente da casa

Para Fabíola Nardino, o que não faltam são opções de revestimento para redecorar a casa. A dica está justamente em entender a necessidade de cada cômodo e a decoração que deseja. Veja opções para cada ambiente:

Áreas úmidas

“Nos ambientes mais úmidos e com mais contato com água, como banheiro e cozinha, as pastilhas, o porcelanato e os azulejos – ou até mesmo os adesivos de azulejos – são ótimas opções”, afirma a arquiteta, explicando que esses revestimentos frios ajudam a evitar problemas de umidade e mofo, além de serem limpos com mais facilidade.

Áreas secas

Para as áreas secas, como quartos e salas, a dica é fugir do revestimento de parede frio e apostar nos materiais mais quentes, como madeiras, bambus, laminados ou autoadesivos decorativos. Esses tipos de revestimento, além de ajudar na decoração do seu ambiente, vão proporcionar uma sensação de conforto e deixar qualquer cômodo com um ar mais intimista.

Áreas externas

Para redecorar as paredes da área externa da casa, seja no jardim, na piscina ou na varanda, a dica é apostar nos acabamentos mais rústicos, com tijolos à mostra ou pedras, como granito e mármore. Além de deixar o ambiente ainda mais charmoso, esses materiais tendem a ser mais resistentes e suportar as mudanças climáticas a que esses cômodos podem ficar expostos.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo