Pode ser que você nunca tenha parado para pensar, mas a fechadura da porta é o primeiro objeto da casa onde você encosta quando chega da rua.Isso faz com que bactérias presentes em lugares como supermercados, metrô, ônibus, e mesmo o escritório, venham para casa com você. Já no banheiro, uma mão mal lavada, também pode trazer germes para a maçaneta. Por isso, é importante manter uma rotina frequente de limpeza e higienização deste produto, em todos os cômodos da casa.
A questão é, como limpar fechaduras de porta corretamente? Levando em conta que existem fechaduras dos mais diversos tipos e materiais, ou mesmo as fechaduras digitais, que também não devem ser dispensadas da limpeza.
Por isso, convidamos duas empresas experts no assunto, a Papaiz, fabricante de fechaduras e cadeados, e Yale, especialista em fechaduras digitais e biométricas, e reunimos as melhores dicas para que você possa higienizar fechaduras e maçanetas de forma adequada. Sem riscos e mantendo as bactérias longe de casa!
Como limpar fechadura, fechadura digital e maçaneta?
A boa notícia é que a maneira correta de limpar fechadura de porta é exatamente a mesma para qualquer modelo e material, inclusive para as fechaduras digitais, fechaduras cromadas e fechaduras foscas . E pode ser feita com produtos que qualquer pessoa tem em casa.
1 – Limpe a fechadura com detergente e um pano macio
Pegue um pano macio, os de microfibra são perfeitos para isso, e umedeça-o com um pouco de água antes de aplicar o detergente. O melhor é escolher um produto neutro, sem cor e cheiro. Para a fechadura digital, o detergente obrigatoriamente precisa ser neutro. Limpe bem as fechaduras de dentro e fora com o pano úmido, incluindo as maçanetas. Caso queira, use luvas para proteger as mãos.
2 – Tire o excesso de produto da fechadura
Esse mesmo pano que você usou para fazer a limpeza deve ser lavado rapidamente em água corrente para que saia o detergente. Depois, volte a aplicá-lo na fechadura.
3 – Seque com um pano limpo e macio
Tirou o excesso de detergente? Então use um segundo paninho – limpo e macio – para secar a toda a superfície da fechadura e maçaneta.
4 – Cuidados para não riscar sua fechadura
Atenção! Os dois fabricantes recomendam que, em hipótese alguma, deve-se usar produtos abrasivos, como esponjas de aço, solventes, vinagre ou similares para não danificar o acabamento da sua fechadura ou maçaneta.
5 – Higienize suas mãos (ou as luvas!)
Depois de terminar a limpeza, é importante higienizar bem as mãos com água abundante e sabão. Ou, a luva, caso você tenha utilizado uma!
Leia mais:
Qual a melhor fechadura digital?
Como escolher entre os modelos de portas
Como impermeabilizar porta de madeira do banheiro e outras áreas úmidas