Saiba como cultivar as plantas em diferentes locais e estações do ano
Espécies cultivadas dentro de casa e de apartamentos necessitam de cuidados específicos. Veja também como cuidar das plantas nas diferentes estações do ano
As plantas possuem o poder de decorar, de purificar o ar e de deixar os ambientes mais alegres. Para que elas cresçam sempre saudáveis, no entanto, são necessários alguns cuidados específicos, a começar pelas diferentes estações do ano.
O período mais quente do ano, o verão, requer atenção à rega, que deve ser mais frequente. Afinal, o excesso de calor reduz o processo de absorção dos nutrientes. O outono, por sua vez, é uma ótima estação para a adubação das plantas e para a limpeza do seu jardim.
Já durante o inverno, atente-se para a redução da quantidade de rega para evitar que as plantas apodreçam devido ao excesso de umidade. Outro cuidado é deixar sempre suas plantas expostas à luz solar. A primavera é a época perfeita para a fertilização do solo e para o semeio, uma vez que essa estação do ano estimula o crescimento.
Além dos cuidados durante os diferentes climas do ano, é preciso ficar de olho nas necessidades das plantas de acordo com o seu local de cultivo. Anote as nossas dicas e aproveite para conferir as espécies que a Leroy Merlin disponibiliza.
Apartamento sem varanda e casa sem área externa
O cultivo de plantas em apartamentos ou casas que não possuem área externa requer alguns cuidados. Comece adquirindo espécies que não necessitam de luz solar para sua sobrevivência, como Pau d’água e Lança de São Jorge, e deixe as plantas em locais com boa circulação de ar. Por fim, lembre-se de retirar a poeira das folhas, comum em ambientes fechados. Quem deseja desfrutar dos benefícios das plantas dentro de casa também pode montar um jardim de inverno ou jardim vertical.
Apartamento com varanda e casa com área externa
Caso você more em apartamentos com varandas, opte por plantas que precisam de meia-sombra para seu desenvolvimento, como as Samambaias.
O ambiente também é propício para o cultivo de hortas. Já em casas com jardim externo, a escolha deve ser por espécies resistentes, como Cactos, Dasilírio e Pitangueiras.
Em áreas externas com piscina, as plantas também são muito bem-vindas. Veja quais são as espécies mais indicadas para esse ambiente e os cuidados necessários.