Dicas

Saiba como cultivar as plantas em diferentes locais e estações do ano

Apartamento com varanda e jardim

Espécies cultivadas dentro de casa e de apartamentos necessitam de cuidados específicos. Veja também como cuidar das plantas nas diferentes estações do ano

As plantas possuem o poder de decorar, de purificar o ar e de deixar os ambientes mais alegres. Para que elas cresçam sempre saudáveis, no entanto, são necessários alguns cuidados específicos, a começar pelas diferentes estações do ano.

O período mais quente do ano, o verão, requer atenção à rega, que deve ser mais frequente. Afinal, o excesso de calor reduz o processo de absorção dos nutrientes. O outono, por sua vez, é uma ótima estação para a adubação das plantas e para a limpeza do seu jardim.

Já durante o inverno, atente-se para a redução da quantidade de rega para evitar que as plantas apodreçam devido ao excesso de umidade. Outro cuidado é deixar sempre suas plantas expostas à luz solar. A primavera é a época perfeita para a fertilização do solo e para o semeio, uma vez que essa estação do ano estimula o crescimento.

Além dos cuidados durante os diferentes climas do ano, é preciso ficar de olho nas necessidades das plantas de acordo com o seu local de cultivo. Anote as nossas dicas e aproveite para conferir as espécies que a Leroy Merlin disponibiliza.

Apartamento sem varanda e casa sem área externa

O cultivo de plantas em apartamentos ou casas que não possuem área externa requer alguns cuidados. Comece adquirindo espécies que não necessitam de luz solar para sua sobrevivência, como Pau d’água e Lança de São Jorge, e deixe as plantas em locais com boa circulação de ar. Por fim, lembre-se de retirar a poeira das folhas, comum em ambientes fechados. Quem deseja desfrutar dos benefícios das plantas dentro de casa também pode montar um jardim de inverno ou jardim vertical.

Planta na sala de estar

Apartamento com varanda e casa com área externa

Apartamento com jardim e varanda

Caso você more em apartamentos com varandas, opte por plantas que precisam de meia-sombra para seu desenvolvimento, como as Samambaias.

Casa com área externa

O ambiente também é propício para o cultivo de hortas. Já em casas com jardim externo, a escolha deve ser por espécies resistentes, como Cactos, Dasilírio e Pitangueiras.

Em áreas externas com piscina, as plantas também são muito bem-vindas. Veja quais são as espécies mais indicadas para esse ambiente e os cuidados necessários.

Plantas de piscina

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo