Papel de parede para cozinha: saiba como escolher o ideal

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Papéis de parede figuram como peças-coringa na decoração da casa. Fáceis de instalar, os produtos evitam a sujeira típica de grandes reformas, uma vez que são colados diretamente às superfícies já existentes. Além de ambientes secos, como sala e quarto, também há modelos específicos de papel de parede para cozinha, que podem ser expostos à umidade e gordura, como o papel de parede vinílico e o TNT.

Papel de Parede para Cozinha: Cozinha com armário, pia, fogão, acessórios, prateleira e papel de parede branco formado por hexágonos

Como escolher o papel de parede para cozinha

O papel de parede específico para cozinha tem um tratamento especial, mais resistente que as versões comuns, impedindo que tanto a umidade quanto a gordura penetrem o papel. E esse é o primeiro ponto na hora de escolher o modelo ideal para compor a cozinha e também banheiros e lavabos modernos.

Papel de Parede para Cozinha: Fogão a frente de parede com papel de parede de azulejos desenhados e coloridos

Outra questão importante para escolher o papel de parede para cozinha ideal é considerar a medida do espaço em que será instalado. Em geral, os papéis de parede são vendidos com tamanho padrão de 0,53 m x 10 m, sendo recomendado adquirir cerca de 10% a mais de produto para possíveis ajustes.

Estampa do papel de parede

Os modelos de papel de parede variam também conforme estampa e cores. Se a cozinha for pequena, um bom truque é utilizar papel de parede com listras verticais para dar a impressão de pé direito mais alto ou listras horizontais para parecer um ambiente mais espaçoso.

Papel de Parede para Cozinha: Ambiente com parede na cor branca com linhas na cor cinza e faixas na cor bege

No caso do papel de parede para cozinha bege, branco ou cinza, por serem cores claras e neutras, ajudam na sensação de amplitude, trazem um ar de aconchego e combinam com diversos estilos de decoração.

Papel de Parede para Cozinha: Sala de Jantar com piso brilhante e parede clara com arabesco

Já o papel de parede para cozinha de tijolinho é para quem prefere ousar um pouco mais e acrescentar um toque mais rústico ou industrial ao espaço. Neste caso, ele pode ser o protagonista da cozinha, que pode receber móveis e objetos em cores mais neutras, como o branco, para não sobrecarregar e equilibrar bem a composição de todo ambiente.

Papel de Parede para Cozinha: Cozinha com papel de parede de tijolos na cor branca

Textura do papel de parede

O papel de parede para cozinha com textura é outra opção para decorar de maneira fácil e mais criativa. Ele tem alguma textura diferenciada em sua superfície, que dá aquele toque de estilo.

Papel de Parede para Cozinha: Pia a frente de parede com pintas irregulares multicoloridas

Outro modelo é o papel de parede com relevo, que pode criar um ponto focal na cozinha e recriando um destaque interessante.

Papel de Parede para Cozinha: Sala de jantar com papel de parede na cor cinza com marcações geométricas

Há, ainda, o papel de parede para cozinha com efeito 3D que também causa o mesmo efeito do papel de parede com relevo. Aqui o importante é eleger uma parede para instalar esse revestimento e não optar pelo ambiente todo para não sobrecarregar. Se a opção for por algo mais clean, troque por um papel de parede para cozinha sem efeito 3D.

Papel de Parede para Cozinha: Objetos a frente de parede na cor branca com aparência 3D

Material do papel de parede

Quanto ao material de papel de parede mais indicado para a cozinha, o vinílico e o TNT são os ideais, principalmente por serem resistentes à umidade. A facilidade da instalação também favorece o uso desses materiais na cozinha, pois tanto o papel de parede vinílico como o TNT não formam bolhas durante sua aplicação nem após a instalação.

Papel de parede para cozinha vinílico

O papel de parede para cozinha vinílico, produzido em papel duplex, recebe uma camada de PVC. Mais resistente do que as versões feitas somente de papel (chamadas vinilizadas), ele recebe tratamento especial no acabamento, com a aplicação de tinta vinílica.

Papel de Parede para Cozinha: Sala de estar e jantar com papel de parede de tijolos irregulares

A limpeza da superfície do papel de parede deve ser feita com pano úmido e detergente neutro. Assim, manchas de gordura são retiradas com mais facilidade. Evite utilizar produtos abrasivos, como a parte áspera da esponja, pois eles danificam o produto.

Já o papel de parede para cozinha adesivo pode ser aplicado sobre azulejos e é um ótimo revestimento decorativo. O vinílico, por sua vez, deve ser aplicado somente em parede de alvenaria. Respeitando essas características na hora de escolher o melhor papel de parede a ser instalado na cozinha, terá maior qualidade e durabilidade do produto.

Papel de Parede para Cozinha: Cozinha com ilha e papel de parede de azulejos portugueses na cor azul

Papel de parede de TNT

O papel de parede para cozinha TNT, por outro lado, é feito com base em algodão, tem fibras de poliéster e celulose. Para Leandro Neto, gerente de operações da LuxDecorações, essa versão é adequada para projetos de diferentes estilos devido à flexibilidade de seu material. “O algodão funciona como uma esponja, absorvendo a umidade e impedindo o surgimento de manchas”, comenta.

Papel de Parede para Cozinha: Cozinha e sala de jantar com papel de parede na cor cinza formado por triângulos retângulos

A decoração da cozinha com aplicação do TNT é um recurso prático e versátil. A aplicação deste papel de parede deve ser feita diretamente em superfícies com massa corrida (não se recomenda a instalação sobre azulejos). A parede deve estar lixada e pintada com tinta seladora ou látex. “Se a parede estiver com tinta acrílica, óleo e acetinada, é preciso lixar e passar uma demão de tinta látex. Para perfeita aderência, a superfície deve estar lisa e fosca”, explica Leandro.

Papel de Parede para Cozinha: Representação gráfica de sala de jantar com papel de parede na cor cinza com gravuras em branco

A limpeza do TNT, por ser um papel de parede para cozinha lavável, também é simples e prática — basta utilizar pano úmido ou esponja macia. Outra vantagem é que algumas versões são antichamas, que não propagam fogo e são muito seguras para a cozinha. Além disso, é possível reutilizar o produto em outro cômodo. Basta retirar a faixa da parede com cuidado e reaplicar em outra superfície.

Seja um papel de parede para cozinha vinílico ou de TNT, a Leroy Merlin tem modelos de estampas e cores para todos os gostos e estilos. Confira e escolha o seu!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo