Saiba como pintar MDF e laquear para criar um acabamento perfeito
A técnica de como pintar MDF e laquear madeira é bem-vinda para os que querem dar uma repaginada em peças antigas ou criar estampas nos móveis. Esse é um procedimento muito comum, simples e fácil de se fazer em casa, que consiste no uso de tinta laca para revestir a superfície. Para melhorar, não exige um investimento muito alto, nem mão de obra especializada. Aprenda o passo a passo para alcançar o melhor resultado na sua casa!
1º Passo: como preparar a superfície com lixa
Antes de saber como pintar MDF, é preciso preparar bem a superfície. Esse processo é feito com uma lixa e vai deixar seu móvel lisinho, nivelado, sem imperfeições e pronto para receber o selador e a tinta.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual lixa escolher, mas é fácil descobrir: se a sua superfície está muito desgastada, o melhor é optar por uma lixa mais grossa, de número 60 ou 80. Por outro lado, se o móvel não está tão ruim assim, basta buscar por um modelo mais fino, equivalente ao número 100 ou 150.
Agora, é só começar a usar a lixa, fazendo movimentos de vai e vem. Esse pode ser um processo demorado e um pouco chato, mas é muito importante para que a superfície fique lisinha, facilitando as outras etapas e contribuindo para o resultado final.
2º Passo: como aplicar um primer ou selador
Com o móvel nivelado e o braço descansado, vamos prosseguir com o processo de preparação. Essa segunda etapa antecede o momento de saber como pintar MDF. Você vai precisar de um primer ou uma base seladora para impedir que a superfície absorva mais tinta que o necessário. O produto preenche as imperfeições e ainda deixa o seu acabamento mais bonito.
Com o líquido já seco, lixe novamente, mas, dessa vez, de maneira suave, para não retirar o produto. Em seguida, basta usar um pano seco para eliminar qualquer pozinho indesejado, proveniente da lixa.
3º Passo: como pintar MDF
Para aprender como pintar MDF, saiba que o mercado disponibiliza tintas lacas na versão líquida tradicional, que pode ser à base de água ou sintética, e a versão em spray. Algumas pessoas consideram que, para a primeira vez, a tinta em spray pode ser a melhor opção, por ser mais fácil de manusear e aplicar em móveis com muitos detalhes. Se essa for a sua escolha, não se esqueça de fazer a aplicação em um local arejado, usando equipamento de proteção individual (que também deve ser usado no caso da líquida).
Para aqueles que optarem pelo produto tradicional, também serão necessários um pincel e um rolo de tamanho pequeno. A cor e o acabamento devem ser escolhidos de acordo com a sua preferência, mas o aconselhável é que você opte por uma acetinada ou brilhante para ficar um resultado bonito.
Com todos os acessórios em mãos, forre as partes que não serão pintadas, com o auxílio de jornal e fita crepe. Depois, inicie a primeira camada, espalhando a tinta com o pincel e, em seguida, com o rolo na mesma direção, para garantir uma aplicação uniforme. Uma dica é aplicar, pelo menos, duas camadas – não se esqueça de verificar, no rótulo da embalagem, o tempo entre uma demão e outra.
Com a pintura feita, basta esperar secar e pronto! Você já tem um móvel renovado e pronto para dar uma energizada na sua decoração!