Jardins pequenos: aprenda decorações simples com pedras, flores e folhagens baratas
Os benefícios que um cantinho verde podem gerar para você são vários: eles trazem calma, uma bela decoração e ainda purificam o ar. Geralmente, os jardins são associados à espaços amplos e abertos, mas calma: você não precisa de um quintal gigante para ter um. Quer saber como encaixar plantas e flores nos menores espaços e, o melhor, gastando pouco? Confira nossas dicas:
Escolha vasos inusitados para o seu jardim
Os vasos são uma ótima maneira de economizar espaço e decorar o seu jardim. Um dos mais interessantes e rústicos – que já ensinamos por aqui– envolve o uso criativo de blocos de concreto, que são baratos e têm uma estética super moderna. Que tal fazer um jardim de concreto ou horta com esse tipo de tijolo? Aposte também nos canteiros, que podem ser aproveitados até mesmo em ambientes internos, sabia? Nesses locais, plantas como a jiboia (clássica em shoppings e escritórios) e a misteriosa maranta (um pouco mais colorida) são uma boa pedida. Nas entradas, flores dão ótimas boas-vindas aos convidados e moradores – só tome cuidado com a incidência de sol que, caso seja excessiva, pode matar espécies frágeis como as rosas. Pedras brancas – no estilo cascalho – ficam ótimas nos cantos dos seus “vasos-blocos” e têm um ótimo custo-benefício na decoração. Você também pode aproveitar para fazer uma horta completamente diferente – cada tijolo de concreto, uma divisória com um tempero ou vegetal diferente.
Aproveite seus corredores para um mini-jardim
Os corredores são espaços que, geralmente, devem ser deixados livres, já que ter pouco espaço de circulação pode ser bem desagradável. Se o espaço for realmente apertado, você pode apostar em vasos pendurados – aqui os clássicos lírios da paz ficam excelentes, já que misturam o verde e o branco – duas cores que caem bem em qualquer lugar. Em recipientes de vidro (que podem ser pendurados no teto ou colocados nas paredes) aposte em flores mais coloridas, como a begônia – uma opção bonita e que não custa caro em mercados populares. Como pode não bater luz no seu corredor, essas duas espécies citadas aqui em cima são ideais para ambientes internos, mas não se esqueça: ainda é necessário regar com um intervalo de poucos dias!
Aproveite estantes e outros móveis verticais
Utilizar a vertical é um truque clássico para aproveitar o máximo de um espaço pequeno e aqui não é diferente. Estantes estreitas (ou armários pequenos, como o que te ensinamos aqui a fazer) são excelentes! Outras boas opções são um aparador fininho ou até mesmo um carrinho de bar – restaurar um antigo com tinta spray pode trazer um estilo bem especial ao seu mini jardim. Nesse caso, use as espécies de plantas e flores conhecidas por serem ultra resistentes: suculentas e cactos são interessantes nesse caso e, geralmente, são baratas na hora da compra.