Eletrofita: saiba como fazer a instalação passo a passo
É sempre bom evitar o quebra-quebra que algumas renovações ou reparos exigem, e a eletrofita é uma novidade perfeita para isso. Ela é uma fita adesiva eletrocondutora, que permite a você levar energia de um ponto a outro sem precisar quebrar a parede.
Achou interessante? A nossa faz-tudo Paloma Cipriano ensina o passo a passo detalhado de como usar esse material e não sofrer mais com a falta de tomadas no quarto.
Passo a passo de como instalar a eletrofita
Para instalar a eletrofita, você só precisa seguir este breve guia.
Separe os materiais que serão utilizados
Importante saber:
Existem vários tipos de eletrofita. A Paloma, por ter que fazer o fio-terra, utilizou a de três vias, mas, dependendo da sua finalidade, você pode precisar de uma com mais vias. Vale lembrar também que a utilização da eletrofita não dispensa a necessidade dos fios e cabos elétricos; por isso, é bom ter algum extra à mão.
Prepare o local onde será feita a instalação
Antes de tudo, desligue a chave de energia para fazer a sua instalação com segurança.
Retire o espelho da tomada e desparafuse a caixa. Meça, então, o ponto da tomada já existente até onde você quer uma nova.
Deixe dois dedos de fita a mais: eles ficarão dentro da caixa já existente. Recorte dois centímetros do material que fica entre as fitas de cobre. Retire, dessas pontinhas, a capa adesiva e remova os restinhos de cola da eletrofita com um pano.
Dobre, com cuidado, as pontas das eletrofitas sobre si mesmas e encaixe-as sob seus conectores para depois parafusar bem (dependendo da forma do seu conector, você terá de dobrar de formas diferentes, ok?). Faça isso nas duas extremidades da fita, e ela estará pronta para ser aplicada.
Instale a eletrofita
Meça a altura do chão até o centro da caixinha e marque a mesma altura do outro lado, onde a tomada nova será colocada. Destaque uma parte do plástico da eletrofita para colá-la na parede e, aos poucos, aplique-a na parede.
Para pressionar a fita e evitar bolhas de ar, você pode usar um martelete de borracha e, em seguida, uma espátula. Depois disso, aplique uma malha isolante sobre a eletrofita e essa parte estará concluída.
Agora desligue os disjuntores, porque você vai mexer com eletricidade. Retire os fios da tomada que você utilizará para fazer a ligação da eletrofita.
Agora, faça a ligação da tomada: coloque os fios que antes eram ligados com a tomada antiga nos conectores da eletrofita, seguindo a mesma ligação dos fios anteriores, ou seja, respeitando as cores dos fios.
Por fim, corte três novos pedaços de fios para serem ligados à tomada antiga e coloque-os no conector anterior. Parafuse a tomada de volta.
Posicione a nova caixinha e acoplador no local com fita dupla-face, retire o espelho e, utilizando três pedaços de fio da mesma cor da tomada original, faça a conexão.
Feche o espelho, ligue o disjuntor e teste a nova tomada com um multímetro ou uma lâmpada de teste.
Finalize com o acabamento
Comece o acabamento e, para passar a massa corrida, desligue novamente o disjuntor. Deixe secar conforme as instruções do fabricante e lixe. Para finalizar, pinte a parede da cor que preferir e pronto.
Agora que você já sabe como utilizar a eletrofita, confira nossas promoções aqui, na Leroy Merlin!