Dicas

Divisória de ambientes faça você mesmo: aprenda a separar um cômodo da casa sem gastar muito

Divisória de ambientes faça você mesmo: aprenda a separar um cômodo da casa sem gastar muito

Espaços sem paredes apresentam muitos desafios: seja um cômodo que precisou ser dividido, um loft, conjugado ou cozinha integrada, alguns aspectos da organização ficam bem complicados. Para isso, muitos recorrem às divisórias de ambientes que, de forma prática e barata, fazem as vezes de paredes – e de quebra ainda decoram. Confira nossas ideias para ter uma sem quebrar o cofrinho, com três passo-a-passos incríveis!

Divisória de ambientes faça você mesmo: aprenda a separar um cômodo da casa sem gastar muito

Reaproveite portas duplas

Esse é o tutorial mais simples que você irá encontrar: reaproveite portas duplas para uma divisória do estilo biombo. Para isso, basta pegar suas portas duplas velhas e soltar a criatividade! A dica mais básica aqui é não esquecer, em hipótese alguma, de lixar. Caso você queira um estilo mais elegante, vá nas cores claras ou na madeira crua envernizada; locais mais moderninhos pedem pinturas com cores vivas. Quer seguir as tendências de 2018? Use o rosa millennial ou amarelo gen-z. Você também pode aproveitar a sua nova divisória para uma horta suspensa – essa é uma excelente forma de aproveitar o espacinho de um apartamento pequeno para fazer um canto verde.

Divisória de ambientes faça você mesmo: aprenda a separar um cômodo da casa sem gastar muito

Use cordas para uma divisória super descolada

Aqui você irá precisar de uma estrutura de madeira do tamanho da divisória que desejar. Se você preferir não comprar pronta, basta utilizar madeira de bricolagem do tamanho necessário, parafusando uma na outra de forma firme. Parta para a divisória em si: parafuse ganchinhos nas extremidades superiores da sua estrutura – quanto mais próximos, maior será a privacidade. Passe cordas pelos ganchos, prosseguindo para a parte superior e repetindo o processo até que toda a estrutura esteja coberta. Você pode passar a corda de forma reta ou cruzada, criando efeitos diferentes; e além disso utilizar materiais de diferentes cores e texturas para decorações variadas. Quer privacidade completa? Utilize cordas finas, colocando os seus ganchinhos em toda a extensão da estrutura (horizontal e vertical) e fazendo uma espécie de “redinha”.

Recorra aos pallets, nossos velhos amigos

Os pallets são um coringa no mundo DIY e aqui não é diferente. Ele é, talvez, o material mais completo para fazer uma divisória de ambientes em casa. A lógica é simples: parafuse um no outro com cuidado até chegar no tamanho desejado. Para decorar, faça como no reaproveitamento das portas, lixando bem, envernizando e soltando a criatividade. Para maior estabilidade da divisória, você tem duas opções – a primeira é fazer uma no estilo biombo, com ângulos que ajudem na sustentação. Já a segunda é parafusar a divisória nas paredes. Esse truque, porém, é contraindicado para locais com alta incidência de ventos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo