7 dicas de decoração para espaços pequenos

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Sala Pequena Decorada

Os imóveis pequenos conquistam cada vez mais a preferência do consumidor. Afinal, o estilo de vida, a rotina corporativa e doméstica e a demanda de consumo da sociedade contemporânea sofreram grandes transformações nas últimas décadas.

Nesse sentido, os imóveis contam com suas metragens cada vez mais reduzidas e minimizadas. No entanto, é possível caracterizar esse novo padrão devido a uma série de fatores, como: preço alto de imóveis, escassez de terrenos ou aumento populacional.

Além disso, é importante mencionar que a busca por espaços pequenos acontece, geralmente, pelo atual padrão de vida da população. Dessa forma, a procura por imóveis pequenos é visada entre jovens solteiros, executivos, casais sem filhos, entre outros. Portanto, os espaços pequenos são ótimas alternativas para quem busca proporcionar facilidade a rotina ou morar próximo ao trabalho.

MAS, AFINAL, COMO DECORAR UM ESPAÇO PEQUENO?

Varanda Pequena DecoradaPensando em auxiliar você nesse processo, separamos 7 dicas simples e funcionais para que você adapte a beleza e o conforto em um único espaço. Quer ficar por dentro das principais tendências? Continue lendo!

Elementos básico para decoração de espaços pequenos:

Antes de mais nada, é fundamental mencionar alguns elementos básicos e, claro, necessários para a decoração de ambientes pequenos. Desse modo, é preciso ter em mente que quanto mais objetivos e móveis estiverem soltos pela casa, menos espaço você terá.

Geralmente, os moradores acreditam que um espaço pequeno não reúne inúmeros locais de armazenamento ou funcionalidades diferentes.

Contudo, estão completamente equivocados. Há sim ambientes práticos – é só não adquirir coisas em excesso.

Então, nesse momento, o primeiro passo é eliminar os itens não utilizados e entregá-los a pontos de reciclagem ou coletores – claro, os objetos que forem reutilizáveis. Você pode incluir, por exemplo, roupas, materiais e eletrodomésticos.

Sabe aquela famosa frase de que ‘’menos é mais’’? Então, é nessa etapa que você deve (e pode) colocá-la em prática, aplicando apenas aquilo que realmente foi útil para o seu dia a dia.

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre os elementos necessários para uma decoração de espaço pequeno, listamos algumas dicas simples para você aplicar um projeto decorativo moderno, funcional e confortável no seu imóvel.

Neste post, você encontrará 7 dicas básicas e valiosas para implementar uma decoração assertiva a realidade do seu pequeno espaço!

1. APOSTE EM CORES CLARAS

As cores claras são fundamentais para transparecer amplitude, espaço e organização. No entanto, isso não significa que todos os espaços do imóvel devem ser brancos ou beges: se você gosta de tons ousados é possível aplicá-los em uma única parede ou teto.

Pensando nisso, uma ótima alternativa e que, inclusive, vale o investimento é unir cores claras ou pastéis com itens e acessórios coloridos.


Nesse momento, é interessante apostar em almofadas, abajures, tapetes e quadros, proporcionando um ambiente mais criativo, além de permitir que os espaços representem a personalidade dos moradores.

2. ILUMINAÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL

Um dos elementos mais importantes para a construção de um projeto decorativo é, sem sombra de dúvidas, a iluminação. A ideia é explorar muito bem a luz do dia, apostando em janelas e portas maiores.

Além disso, a iluminação pode ser baseada em venezianas ou cortinas bem leves compostas por blackout, afinal, é preciso manter a privacidade. Por isso, é importante, inclusive, evitar móveis que impeça a iluminação natural.



Em contrapartida, falando sobre a iluminação artificial, busque pelos pontos indiretos. A luz branca torna os ambientes maiores, mas também proporcionam mais frio. Com isso, você pode investir em pontos de luz amarelos espalhados, destacando objetos decorativos e criando um jogo bem criativo de luz e sombras. O efeito, por sua vez, amplia os espaços do imóvel.

Uma ótima opção é utilizar spots de embutir, que podem ser utilizados em tetos, paredes e até mesmo em interiores de prateleiras.


3. INVISTA EM ESPELHOS DECORATIVOS

Os espelhos são ótimas opções para ampliar a profundidade do local. Os itens são responsáveis por criar jogos visuais, assim como a luz e sombras.


Nesse sentido, é necessário utilizá-los em paredes inteiras, nas portas de armários ou até mesmo nos móveis – como em mesas de centro e aparadores. Caso o seu objetivo seja proporcionar mais leveza ao espaço, utilize pequenos espelhos na decoração!

4. CANTINHO VERDE COM PLANTAS PARA LUGARES PEQUENOS

As plantas são ótimas aliadas quando o assunto é ampliar um local. Afinal, elas podem transparecer sensações voltadas a aconchego, leveza, frescor e conforto. Além do mais, optar por um cantinho verde pode auxiliar no aumento da qualidade de vida, uma vez que as plantas são ótimas alternativas para desenvolver um ambiente mais arejado.


5. LEMBRE-SE DAS MEDIDAS

Outro ponto importante para a decoração de um imóvel são as medidas entre os móveis, objetos e até a mesmo a distância entre TV e sofá.

Nesse sentido, vale mencionar que para evitar lesões ou machucados, o ideal é garantir um espaço mínimo de 60 cm para a circulação segura. Vale mencionar que essa medida se segurança é importante em todos os cômodos, principalmente na sala de estar, onde o nível de movimentação costuma ser maior.

6. A ESCOLHA DO SOFÁ

Pode parecer que não, mas o sofá faz toda a diferença na decoração de espaços pequenos. Por isso, escolher o móvel certo é fundamental!

Desse modo, a dica é evitar sofás muito grandes, que exigem muito espaço físico e, principalmente, visual. Portanto, opte por modelos de sofás que apresentem, no máximo, 3 lugares.


Uma dica bem bacana é complementar os lugares com peças pequenas, como os tradicionais puffs, que são alternativas funcionais e que podem ser removidos de lugar. Assim, é possível gerar conforto sem atrapalhar a circulação.

7. INVISTA EM MÓVEIS FUNCIONAIS

A decoração inteligente está conquistando cada vez mais espaço nos imóveis. Trata-se de um projeto baseado em elementos que visam proporcionar amplitude ao ambiente e que podem ser melhor aproveitados.

Um ótimo exemplo é o baú com banco, que além de assento, possui compartilmento para guardar coisas, unindo duas funções num único produto.


E você, já decorou um espaço pequeno? Quais são as alternativas para proporcionar mais amplitude ao local? Deixe seu comentário contando pra gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo