Cortinas para cozinha: os modelos mais usados e o que você precisa para fazer uma personalizada
Escolher cortinas para cozinha é uma tarefa um pouco complicada. As comidas (principalmente frituras) feitas no cômodo podem impregnar cheiros no tecido e é difícil encontrar um modelo que combine com o ambiente. Mas não precisa desanimar e deixar as janelas sem nada: as cortinas podem ser lindas e até mesmo funcionais na decoração da cozinha – então te trouxemos algumas dicas e, de quebra, uma sugestão fácil de como fazer a sua. Vamos ver?
Primeiros cuidados antes de escolher a sua cortina
Como já dissemos, levar em conta o fato de que alimentos são preparados na cozinha é essencial. Tecidos muito grossos e difíceis de lavar devem ser evitados, já que a peça precisa ser limpa com frequência. Cortinas muito próximas a bancadas e fogões devem ser mais curtas, para evitar sujeira ou o perigo de incêndio. Outra dica é evitar tecidos inflamáveis como o plástico ou até mesmo muito leves, já que o risco de acidentes aumenta com eles. Vale lembrar também que aqui a ideia é uma cortina mais decorativa, então o controle extremo da luz não é uma prioridade – tente deixar o ambiente iluminado, porém confortável.
Invista no DIY e faça a sua própria cortina de cozinha
Não acha as cortinas perfeitas para a sua cozinha? Não se preocupe: com algumas habilidades de costura (ou até mesmo cola para tecido) não é muito difícil fazer uma. Escolha o tecido da sua preferência e faça as bainhas – quanto mais minucioso, mais sofisticada ficará a sua cortina. Trace o tamanho dos ilhós na parte superior e coloque-os no lugar. Afixe a sua cortina em um varão e pronto!
Persianas são uma opção pouco explorada, mas que funciona perfeitamente
As persianas não são exatamente cortinas, mas podem fazer o seu papel. Fáceis de limpar, as versões metálicas não têm o problema de serem inflamáveis. Elas podem não trazer o fator decorativo tão forte quanto as cortinas por não virem em estampas, mas fazem o controle da luz e são muito práticas. Uma das tendências atuais é fazer um “ponto de cor”, ou seja, incluir uma cor mais vibrante em um ambiente mais neutro – as persianas metálicas são ideais para fazer isso!
Faça uma divisória entre cozinha e lavanderia
Com o tamanho dos apartamentos diminuindo cada vez mais, é comum que o espaço da cozinha também sirva como lavanderia. Isso não é esteticamente agradável e muitos procuram uma solução para o problema – é aqui que entram as cortinas. Um modelo mais longo ou até mesmo uma persiana pode fazer essa divisória de forma fácil e prática. Evite, porém, cores mais escuras, que podem diminuir ainda mais a sensação de amplitude do ambiente.