Soluções para manter a lavanderia e área de serviço bonita e organizada
Como organizar a área de serviço e lavanderia é uma dúvida frequente para você? Com algumas dicas simples, é possível acabar de vez com a aparentemente incontrolável bagunça nos cômodos mais esquecidos da casa. Não tem mistério: o segredo é ocupar cada pedacinho do ambiente com muitos organizadores, produtos separados por categoria e uma arrumação funcional para a sua rotina. Aqui, listamos ideias que não falham para organizar, emprestar sua personalidade às paredes e facilitar os processos de limpeza da casa inteira.
Arrumação de cima para baixo
Pouco espaço é algo que a maior parte das lavanderias e áreas de serviço têm. Por isso, a solução é apostar na arrumação vertical com prateleiras e produtos organizadores. O pegboard (uma placa de eucatex perfurada, usada em oficinas para organizar ferramentas), por exemplo, faz bem o serviço de decoração e otimização de espaço. Com penduradores e ganchos você pode guardar vassouras rodos e tábuas de passar. Para ornamentar, quadros de lembretes ou de recados, pôsteres, adesivos, vasos e outros acessórios também podem ocupar as paredes.
Não dispense os cestos
Separar as roupas limpas das roupas sujas em cestos é garantia de evitar a bagunça de peças espalhadas pela lavanderia. Dependendo do espaço, é possível criar seu próprio sistema de organização em cestos para além do “limpo x sujo” (separando também as roupas claras das roupas escuras, por exemplo), o que facilita ainda mais a hora da lavagem.
Multiusos, os cestos também são úteis para organizar o espaço interno dos armários ou prateleiras, já que ajudam a agrupar os produtos. A dica aqui é investir em recipientes transparentes para que você consiga ver o que cada organizador contém – e lembre-se de etiquetá-los, sempre!
Cestos com alças ajudam bastante na hora de manter a ordem dentro dos armários/prateleiras/nichos, já que podem ser retirados de forma prática.
Divida os produtos por categoria
Cesto para roupas, material de limpeza da cozinha, ferramentas ou qualquer outra finalidade. Como a área de serviço costuma ser um espaço usado para guardar artigos muito diferentes, é importante ter cada coisa em seu devido lugar para manter a organização e não transformar o espaço em um “quartinho da bagunça”. A regra primordial da arrumação também vale aqui: identificar cada recipiente ou prateleira.
Separe produtos em estoque
Essa parte é importante, inclusive, para ajudar no controle das compras da casa. Separar a reserva do que está em uso facilita e muito na hora de saber o que precisa ser reposto na próxima ida ao supermercado. Inclusive, produtos em uso podem ser colocados em dispersers como uma forma de acrescentar um pouco de personalidade à decoração do espaço e facilitar na hora do uso (vale para sabão líquido e amaciante, por exemplo).
Não esqueça das prioridades na arrumação dos armários e prateleiras
Primeiro, o que é menos usado vai para os lugares mais altos e mais difíceis de alcançar, enquanto os produtos e objetos que fazem parte da rotina ficam mais acessíveis, na altura de quem os utiliza. Depois, é hora de arrumar as prateleiras. Ocupam o fundo os produtos que têm data de vencimento distante e as embalagens mais altas. Já na parte da frente, os materiais que vencerão mais rápido e são menores. Assim, dá para enxergar tudo e pegar o que quiser de forma prática.
Deixe à mão o que é usado todo dia
“À mão” não é dentro de um armário, e sim sobre uma bancada (pode, inclusive, ser preso nela ou na parede com ventosas). Sabão em pó ou em barra, esponjas, escovas, pregadores, tira manchas, amaciante e qualquer outro produto que seja muito utilizado na área de serviço pode estar reunido em um organizador sempre visível. Um cesto decorativo ou personalizado vai compor a arrumação, bem como garantir que o armário continue sem bagunça por mais tempo (já que diminui a frequência que se mexe no espaço interno dos móveis).
Destine um local para achados e perdidos
Ter ganchos, pregadores ou potinhos perto do tanque e máquina de lavar roupa pode ser interessante para não perder, no processo de lavagem, dinheiro, moedas, comprovantes de pagamento e o que mais estiver dentro de bolsos do que vai para a área de serviço. Meias sem par também podem ganhar um local para não ficarem esquecidas nas gavetas.
Invista em araras e cabideiros
É importante ter lugar para pendurar roupas lavadas e passadas antes de voltarem para o guarda-roupa. O ideal é que esse local esteja perto de uma janela para, assim, também servirem para terminar de secar as peças úmidas – especialmente nas lavanderias que não têm muito espaço para varais.
Aposte em móveis planejados que ocupem pequenos espaços
Caso possível, investir em móveis especiais para o ambiente pode ser boa ideia. Dessa forma, é mais fácil aproveitar todos os espaços existentes no cômodo. Além disso, você pode encontrar armários para lavanderia soltos e com rodinhas para movê-los com mais facilidade, certamente ajudará bastante a organizar a lavanderia e também na hora de limpá-la.