Coronavírus: como limpar e desinfetar sua casa e objetos pessoais

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Descoberto recentemente, o coronavírus obrigou praticamente todos os países a adotarem medidas internas para evitar sua propagação e aumento de casos da doença COVID-19, causada por ele. E uma das principais determinações é evitar lugares com pessoas confinadas, como bares, supermercados, festas e mesmo o escritório de trabalho.

Com isso, muitas empresas adotaram o esquema de trabalho home office, no qual os funcionários trabalham remotamente, na maioria das vezes, da própria casa. E para que o lar seja um lugar seguro, é importante adotar algumas medidas de limpeza, que começam com a boa higienização das mãos e seguem para a rotina de desinfecção dos alimentos, objetos pessoais e da própria casa. Para não errar, fizemos um guia com as melhores dicas para você limpar e desinfetar a sua casa, e itens como roupas, cartão de crédito, celular e sapatos.

1 – Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel

A rede de saúde Unimed explica, por meio de seu portal, que “a transmissão do coronavírus pode ocorrer através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Ou por meio de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto, como por exemplo beber no mesmo copo que um portador do vírus”. Ou seja, se o vírus aparece dentro de casa, fomos somos os responsáveis por levá-lo para lá!

Por isso, lavar as mãos é uma das medidas mais simples para evitar que o vírus se propague. Mas nada de só colocar a mão embaixo da torneira por alguns segundos. A lavagem precisa ser generosa para ser eficiente: água e sabão devem cobrir toda a mão e entre os dedos! O álcool gel 70% também deve ser aplicado quando não houver a possibilidade de se lavar a mão ou sempre que sair de casa.

A lavagem das mãos precisa ser feita mesmo quando você estiver sozinho em casa. Isso porque existe a possibilidade de uma pessoa estar infectada com o coronavírus e ainda não ter os sintomas manifestados – dores, congestão nasal, coriza e dor de garganta. A Unimed conta que apesar de o risco ser baixo, “é possível pegar COVID-19 de alguém que teve apenas uma tosse leve sem se sentir doente”.

2 – Supermercado delivery (mas com cuidado)

Com a recomendação de evitar lugares fechados e com grande concentração de pessoas, a ida ao supermercado precisará ser adiada. Se você mora em São Paulo e está com a despensa desabastecida, pode utilizar serviços de entrega em casa, como Home Refill, Supermercado Now e Shopper. Importante! Utilize uma luva para manipular a embalagem e os alimentos recebidos pelo delivery, que devem ser limpos e desinfetados antes de irem para a geladeira ou despensa.

3 – Além de limpa, sua casa precisa ser desinfetada

Muita gente adora adiar a faxina em casa, mas em tempos de prevenção ao coronavírus, essa etapa não pode ser pulada. Após limpar e tirar o pó (ou a sujeira mais pesada) de pisos, bancadas, computadores, controle remoto, telefones e maçanetas, é preciso aplicar um desinfetantedesinfetante. Nesse caso, você pode utilizar o que tiver no armário. Confira a seguir como definfetar os principais itens da sua casa:

▪️ Como desinfetar roupas:

Toda roupa que chega da rua deve ser tirada assim que você chega em casa e guardada em uma sacola plástica. Na hora de lavar, apenas o sabão não será suficiente para livrá-la dos vestígios de coronavírus. De acordo com o Dr. Bactéria, da Rede Record, é preciso deixar as roupas de molho com desinfetante comum por mais ou menos 10 minutos antes de irem para a máquina de lavar. Se for bater roupas brancas, o desifetante pode ser substpituído por cândida (água sanitária).

▪️ Como desinfetar celular:

Pelo fato do coronavírus sobreviver em superfícies como vidro, metal e plástico – materiais que provavelmente existem no seu celular, é importante limpá-lo e desinfetá-lo sempre que voltar da rua. Para evitar danos ao seu equipamento, evite aplicar água e produto diretamente no aparelho. Você pode desinfetar seu celular de duas maneiras: com um paninho úmido com água e um pouco de detergente ou com álcool gel, também aplicado com um paninho de flanela. Essa última dica, inclusive, tem sido recomendada pela própria Apple. Antes de fazer a limpeza, o celular precisa estar desconectado da tomada e desligado. Você também precisará tirar a capinha e qualquer outro acessório que esteja conectado (cabos ou fones de ouvido).

▪️ Como desinfetar cartão de crédito:

Para desinfetar o cartão de crédito, o Banco Itaú recomenda limpá-lo com álcool gel sempre que for usado. E não descuide da limpeza do seu cartão de crédito, pois em tempo de pandemia do coronavírus, ele pode ser facilmente contaminado em farmácias e supermercados.

▪️ Como desinfetar frutas e verduras:

Nada de deixar para lavar apenas quando for comer. Para eliminar qualquer vestígio de coronavírus de frutas e verduras é preciso lavá-las e desinfetá-las assim que elas chegam na sua casa. O primeiro passo é limpar frutas e verduras com água para sair a sujeira superficial. Depois, deixe as de molho em uma solução com 1 litro de água para meia colher de água sanitária. Após tirar a água da solução, é preciso lavar cada fruta em água corrente para sair o excesso do produto.

▪️ Como desinfetar sapatos:

Por estar em contato direto com o chão da rua e estabelecimentos comerciais, é muito importante desinfetar os sapatos sempre que voltar para a casa. Depois de limpar o grosso da sujeira com um pano úmido ou toalha de papel, borrife detergente ou cloro puro, sem estar diluído em água e espere secar.

Como desinfetar capacho:

Apesar de estar do lado de fora da casa, o capacho continua sendo um ponto de atenção importante quando falamos em prevenir a transmissão do coronavírus. Para fazer a limpeza do item, o Dr. Bactéria, da Rede Record, recomenda borrifar uma solução de desinfetante à base de quaternário de amônio no tapete diariamente.

Como desinfetar tecidos (cortina, almofada e tapetes)

A decoração da sua casa também precisa estar protegida em época de coronavírus. Para desinfetar os tecidos, use um spray com água, bicarbonato de sódio e vinagre e borrife em cortinas, amofadas e tapetes.

4 – Atenção especial com a limpeza do banheiro e cozinha

Durante o período do coronavírus, a limpeza do banheiro e cozinha devem ser feitas com mais cuidado. O recomendação número um é usar desinfetante ou cloro para desinfetar todo o cômodo. Na cozinha, utilize o produto no piso, revestimento e bancada. No banheiro, além de piso e revestimento, precisam ser limpos com os mesmos produtos o espelho, a válvula da descarga e, principalmente, a maçaneta. Além disso, evite deixar a escova de dente exposta. Deixe-a no armário do banheiro ou com uma tampinha. A toalha de rosto deve ser trocada com mais frequência e, caso outro morador esteja com sintomas de Covid-19, ela deve ser de uso individual. Para limpezas mais rápidas você também pode usar álcool líquido 70% para limpar as superfícies.

Confira as dicas da Rafa Oliveira, do Organize Sem Frescuras, para limpar a cozinha!

5 – Chegou de viagem?

Além das recomendações anteriores, quem está chegando de viagem deve tomar outros cuidados, já que a chance de ter cruzado com alguém contaminado, sem saber, é ainda maior. Nesses casos, é aconselhável colocar as roupas para lavar assim que chegar em casa e desinfetar mala e mochilas usadas no deslocamento. Principalmente aquelas que foram despachadas em avião. Para isso, use spray com desinfetante e água.

6 – Deixe a casa sempre aberta

Durante esse período de alerta, é importante deixar a casa aberta e bem ventilada para evitar a propagação do vírus, recomenda o Ministério da Saúde. Ar-condicionado também deve ser evitado, já que dificulta a renovação do ar.

7- Festa na sala: esse não é o melhor momento

Muitas pessoas estão planejando pequenos encontros e jantares com amigos em casa para compensar o fato de não poderem estar em lugares com aglomeração de pessoas. Mas não entendem que a própria casa poderá se transformar em um “local de aglomeração” se pessoas de fora chegarem. Neste momento, não vale a pena correr risco! Deixe para encontrar seus amigos depois.

8 – Divirta-se em casa (sem visitas!)

O Netflix talvez saia vitorioso na briga pela audiência das pessoas que estão isoladas em casa. No entanto, você pode aproveitar esses dias para fazer pequenos reparos em casa ou começar aquele projeto DIY que está adiando há alguns meses. O canal Casa de Verdade tem vários vídeos curtos, com ideias para o seu lar.Para quem tem crianças em casa, uma sugestão é inventar brincadeiras usando itens que você tem em casa.

Casa de Verdade

9 – Não compartilhe objetos pessoais

Roupas, talheres e louças são objetos que, se utilizados por pessoas contaminadas, podem contribuir para espalhar o vírus. O ideal é lavar tudo muito bem ou mesmo evitar o compartilhamentos desses itens na fase mais crítica da propagação do vírus.

Leroy Merlin no combate ao coronavírus (Covid-19)

A Leroy Merlin tem realizado importantes ações de combate à COVID-19, além de dispinilizar produtos para proteção, limpeza e prevenção ao Coronavírus!

Confira mais sobre as ações da Leroy Merlin no combate à pandemia e entenda como, juntos, podemos superar essa situação!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo